Tomada bivolt vale a pena? Vantagens e desvantagens!

É muito comum a conexão incorreta de aparelhos com diversas tensões em tomadas erradas, o que pode causar tanto a perda desses aparelhos quanto acidentes graves! E foi pensando nisso que o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber para entender como funciona a tomada bivolt, bem como suas vantagens e desvantagens. Então, vamos lá pessoal!

A tensão elétrica é uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos, ela é, basicamente, a força necessária para movimentar os elétrons e criar assim uma corrente elétrica. O volt (V) é a unidade de tensão elétrica do Sistema Internacional de Unidades (SI)!

No Brasil, as residências são alimentadas com 127V e 220V geralmente, e por isso os aparelhos e equipamentos elétricos vêm especificados nessas tensões. Cada tipo de tensão é selecionada em regiões, bairros e empreendimentos de acordo com a demanda, custos e a segurança desses locais.

Entretanto, muitas pessoas não se atentam na hora de adquirir aparelhos e acabam comprando-os com tensões incompatíveis, o que pode causar a queima desses aparelhos!

Ao ligar um aparelho de 127V em uma tomada de 220V, ele será alimentado com uma tensão muito maior que a permitida, aumentando as chances de queimá-lo! Já ao conectar um equipamento de 220V em uma tomada de 127V, a corrente elétrica que o alimentará não será suficiente para fazê-lo funcionar de maneira adequada.

O que é bivolt?

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com tensão diferentes, ou seja, 127V e 220V. Logo, aparelhos bivolts possuem dupla tensão, que contam com transformadores de tensão e podem ser ligados em tomadas com tensões diferentes!

Esses equipamentos incluem uma chave seletora, que permite alterar o nível de tensão!

Os aparelhos bivolts mais comuns e utilizados no dia a dia são:

Qual a diferença entre bivolt e autovolt?

Além dos equipamentos bivolts, existem também os autovolts, que permitem alterar a tensão automaticamente dentro de duas faixas específicas, predeterminadas pelo fabricante!

O que é tomada bivolt

A diferença entre a tomada bivolt em relação às tomadas comuns é que abaixo da tomada tem uma chave seletora de tensão responsável por variar a tensão entre 127V e 220V, possibilitando conectar diversos equipamentos e evitando danos aos aparelhos.

Além disso, a instalação da tomada bivolt também é diferente!

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de tomada bivolt.

Tomada bivolt vale a pena?

Tomada bivolt com chave seletora de tensão.

A tomada bivolt é muito útil quando você tem uma rede elétrica que não é uniforme em um estabelecimento ou residência, bastando regulá-la antes de operar o aparelho. Além disso, há equipamentos que funcionam melhor em determinadas faixas de tensão que outras, como o chuveiro.

Vantagens e desvantagens

A maior vantagem da tomada bivolt é o fato dela permitir a ligação de diversos aparelhos com tensões diferentes, o que faz dela uma tomada muito prática, segura e útil!

Um ponto importante de salientar, é o fato de ser possível notar ao realizar a troca de tensão que não é muito fácil acessar a chave com o dedo, o que pode ser uma desvantagem em quesito facilidade e um ponto positivo em quesito de segurança. Além disso, a instalação das tomadas, apesar de diferente, é relativamente simples e, na maioria das vezes, pode ser observada no manual ou na embalagem.

Então, sim! A tomada bivolt vale a pena, já que ela possui diversas vantagens!

Para aprender ainda mais sobre as tomadas bivolts e solucionar as suas dúvidas, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de se inscrever no canal!

Compartilhe esse artigo com os seus amigos para que eles possam aprender também, e siga as redes sociais do Mundo da Elétrica, pois estamos sempre postando conteúdos interessantes como esse! Você achou esse artigo útil? Nos comentários abaixo você pode deixar dúvidas e sugestões, que iremos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário