Corrente, tensão e resistência elétrica! Qual a relação?

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

Corrente, Tensão e Resistência Elétrica! Estas são as três principais grandezas elétricas e sem elas, tudo o que sabemos sobre eletricidade seria diferente! Devido à grande importância destas grandezas, é preciso entendê-las da melhor forma possível para que consigamos responder perguntas como a que responderemos no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

O Mundo da Elétrica recebe várias perguntas sobre as grandezas elétricas, mas neste artigo iremos responder à pergunta de um dos nossos inscritos, que teve as seguintes dúvidas.

Como que um aparelho eletrônico define o quanto ele precisa de corrente elétrica? Por que existem aparelhos que trabalham com a mesma tensão como por exemplo, 220V, mas consomem valores de corrente diferentes? O que define isso?

Tensão, Corrente e Resistência Elétrica

Para entender a resposta dessa pergunta, é importante ter bem definido o que é tensão, corrente e resistência elétrica, palavras que se referem às três grandezas elétricas! Para quem ainda não sabe, uma grandeza elétrica é uma forma de dar número para um fenômeno, que neste caso, são três fenômenos da eletricidade.

Para responder essa pergunta de uma forma resumida é preciso entender que estas três grandezas (tensão, corrente e resistência) são amigas inseparáveis, ou seja, sempre que ouvir falar em uma, as outras também vão estar juntas.

Estas três grandezas se referem à fenômenos relacionados aos elétrons, que são a base de toda a eletricidade!

A corrente elétrica (Ampere) é o movimento ordenado dos elétrons, ou seja, sempre que um elétron se movimentar vai existir uma corrente elétrica por ali.

Para que os elétrons consigam se movimentar, é necessário um caminho para eles passarem. Esse caminho pode ser um cabo elétrico condutor como por exemplo, o cabo de cobre ou o de alumínio.

Sempre que algo se movimenta, existem forças contrárias à esse movimento. Um exemplo disso é quando você começa a andar, vários fatores vão oferecer resistência a sua caminhada como por exemplo, um tênis mais ou menos confortável, se o vento está a favor ou contra,  se  o dia está quente ou frio, etc.

Na eletricidade não é diferente! Sempre que um elétron se movimenta, ele sofre uma resistência, que é o que chamamos de resistência elétrica (Ohm). Esta resistência do caminho por onde ele passa tem ligação direta com a grossura do cabo por exemplo.

Ou seja, este é um dos fatores que faz a passagem dos elétrons ser mais fácil ou mais difícil no condutor, fazendo com que aquele determinado cabo ofereça mais ou menos resistência elétrica de acordo com a sua grossura. Isso é importante porque sempre vai haver resistência em qualquer condutor, seja ele um cabo ou não.

E por último vem a tensão elétrica (Volt)! Podemos dizer que a tensão é a força que empurra os elétrons e coloca eles em movimento, ou seja, a força que cria a corrente elétrica. Veja na imagem abaixo como essas grandezas interagem!

Entenda sobre as Grandezas Elétricas!

Veja como as Grandezas Elétricas se Relacionam!

Resposta da Dúvida!

Agora que você conhece a definição destas grandezas inseparáveis, fica mais fácil responder a pergunta do nosso inscrito!

Se você entendeu a nossa explicação, já sabe que o que define a corrente elétrica de um aparelho é a resistência interna desse aparelho.

Todos os componentes internos de um aparelho eletrônico como por exemplo, os cabos, os resistores, os transistores e os capacitores são os caminhos por onde a corrente elétrica vai circular.

Todo este caminho cria uma resistência para a corrente elétrica. Basicamente, é como se o aparelho falasse para a rede elétrica que tem uma resistência X, está ligado à uma tensão de 220V, por exemplo, e que devido a isso precisa de uma corrente Y para funcionar.

Entenda sobre as Grandezas Elétricas!

Como um Aparelho Elétrico define a Corrente Elétrica que vai receber?

Resumindo, a resistência interna do aparelho é o que define qual a corrente necessária para o seu funcionamento, sempre levando em consideração a tensão em que ele está ligado!

Além de entender o que são as grandezas elétricas, é muito importante aprender sobre as unidades que representam estas grandezas e como convertê-las. Para isso, deixamos aqui abaixo um vídeo do Mundo da Elétrica que explica estas unidades e ensina a convertê-las. Não se esqueça de deixar o like no vídeo e de se inscrever no nosso canal!

Você sabia a resposta da pergunta que nós respondemos? Compartilhe este artigo e comente se era difícil ou fácil. Ainda ficou alguma dúvida? Deixe-a aqui nos comentários para respondermos ou fazer um artigo sobre ela! E continue acessando o site do Mundo da Elétrica para sempre aprender mais sobre a área da eletricidade!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário