Você domina o assunto sobre capacitores? Se um cliente tivesse dúvidas sobre capacitor, você saberia responder? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai responder 3 perguntas sobre capacitores que recebemos aqui no site.

Se você não conhece os tipos de capacitores, não sabe como testar capacitor ou tem dúvidas sobre o que é capacitor, este artigo está recheado de informações interessantes sobre o tema. Então, vamos lá pessoal!

O que é capacitor?

O capacitor é um elemento reativo que reage à passagem de corrente elétrica através do acúmulo das cargas elétricas. Portanto, podemos dizer que o capacitor tem a capacidade de armazenar energia eletrostática.

Dentre os vários tipos de capacitores existentes, os mais comuns são compostos por duas placas metálicas condutivas, que normalmente são separadas por um material dielétrico isolante.

Capacitor para ventilador

Conheça as principais dicas sobre os tipos de capacitores e as suas funções!

Como funciona um capacitor?

O princípio de funcionamento dos capacitores é bem simples! Quando uma tensão elétrica é aplicada entre as placas condutoras do capacitor, um lado da placa armazena as cargas positivas e o outro lado armazena as cargas negativas.

Estas cargas ficam acumuladas de uma forma balanceada, ou seja, tanto as cargas negativas quanto as cargas positivas possuem o mesmo valor em módulo. Com isso, cabe ao material dielétrico a responsabilidade por isolar as duas placas.

Em geral, podemos afirmar que a função principal do capacitor é acumular cargas elétricas em um circuito, visando descarregar esta mesma carga em uma necessidade futura!

Números no capacitor

Vamos começar com as respostas das dúvidas enviadas, e a primeira pergunta é sobre os números que tem no corpo do capacitor! O nosso leitor quer saber o que eles representam, e essa é uma pergunta muito interessante!

Primeiro é importante que você entenda que apenas os capacitores para motores monofásicos têm esses números. Eles são usados para definir a classificação climática dos capacitores.

Esse capacitor da imagem abaixo tem a classificação 25/85/21. O primeiro número define a temperatura mínima de operação, que neste caso é de -25°C. O segundo número define a temperatura máxima, que neste caso é de 85°C. O terceiro número define a quantidade de dias que este capacitor pode ficar exposto ao calor e umidade intensos, que neste caso é de 21 dias.

Capacitor para ventilador

Características e limitações do capacitor. Observe os números no corpo dos capacitores!

Capacitor 3 fios e capacitor 2 fios

Você sabia que existem capacitor de 3 fios e capacitor de 2 fios? Além da quantidade de fios, ainda tem as cores diferentes destes fios, e isso gera muita dúvida! Por sinal, a segunda pergunta enviada pelos seguidores é sobre este tema! Este seguidor quer saber como descobrir o fio negativo e o positivo de um capacitor que tem 2 fios pretos.

Aprenda como medir capacitor

Veja como descobrir a polaridade do capacitor com 2 fios.

Essa pergunta é ainda mais simples de responder! Dentre os tipos de capacitores, temos alguns bem conhecidos como por exemplo, o capacitor para ventilador e o capacitor para motores. Se observar bem, são capacitores usados para tensão e corrente alternada. Então, eles não têm positivo e negativo, ou seja, estes capacitores não têm polaridade!

Como medir capacitor?

Agora vamos falar de uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é capacitor! Você sabe como medir a capacitância de um capacitor? É possível fazer isso usando um alicate amperímetro comum? Essas foram as dúvidas enviadas por um dos nossos seguidores.

Para medir a capacitância de um capacitor é necessário usar um equipamento de medição chamado capacímetro. O processo é simples, basta escolher a função desejada no equipamento e colocar as pontas de prova nos polos do capacitor.

É importante destacar que alguns multímetros têm essa função, mas isso não é muito comum e geralmente são os aparelhos mais caros! Portanto, com um alicate amperímetro simples não tem como medir a capacitância.

Capacitor para ventilador

Veja como como medir capacitor usando um multímetro.

Como falamos no início do artigo, o assunto capacitor gera muitas dúvidas e você deve estar sempre estudando sobre este tema. Então, para se capacitar ainda mais, que tal assistir este vídeo abaixo que ensina como calcular capacitores? Vale muito a pena assistir!

Se tiver gostado deste artigo compartilhe nas suas redes sociais, e continue acessando os conteúdos do Mundo da Elétrica aqui no site e no canal lá no Youtube. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários e quem sabe a sua pergunta não seja o tema do próximo artigo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)