Capacitor perdendo capacitância? Porquê isso acontece!

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Você já instalou um capacitor novinho no ventilador de teto, mas em poucos meses ele parou de funcionar? O que pode estar acontecendo? No artigo de hoje do Mundo da Elétrica, vamos explicar o que faz o capacitor perder a capacitância, além de mostrar como você pode prolongar a vida útil do seu capacitor. Então, vamos lá pessoal!

Dúvida e Enquete

Todos os dias a gente recebe muitas dúvidas sobre capacitores, e uma dúvida muito comum é: Por que o capacitor fica fraco rapidamente?

Lá no Instagram do Mundo da Elétrica, perguntamos porque o capacitor perde a capacitância rapidamente, e recebemos inúmeras respostas diferentes. Também fizemos uma enquete para testar o conhecimento dos nossos seguidores sobre capacitores.

A pergunta foi: O que não faz um capacitor perder a capacitância? E as opções eram essas que aparecem na imagem abaixo.

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Enquete: O que não faz um capacitor perder a capacitância?

Observe bem que na enquete, a gente queria saber qual opção NÃO fazia o capacitor perder a capacitância!

Características dos Capacitores

Para explicar qual é a opção correta, primeiro você precisa saber que existem vários tipos de capacitores.

Tem capacitor de dois fios, capacitor de três fios e até mesmo capacitores com encaixe próprio para motores elétricos!

No corpo do capacitor tem todas as informações técnicas importantes como por exemplo, a frequência, a tensão, a capacitância, a tolerância e o tipo de corrente de trabalho. Essas informações devem ser observadas na hora de escolher o capacitor que será usado.

Agora que você já sabe disso, já podemos explicar cada opção da enquete.

Interferência Magnética

Caso você não saiba, em um mesmo eletroduto não pode ter circuitos de carga e circuitos de comunicação juntos, justamente por causa das interferências magnéticas.

Os capacitores também são utilizados para filtrar determinados valores de frequência, mas não são todos que podem realizar essa função.

Por exemplo, este capacitor aqui da imagem abaixo opera em circuitos de 50/60Hz, ou seja, qualquer frequência acima deste valor pode danificar o capacitor, além dos outros componentes do circuito.

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Capacitor que trabalha em 50/60Hz.

Então, a interferência magnética provoca sim perda de capacitância!

Frequência de Utilização

Por falar em frequência, a quantidade de vezes que o capacitor é utilizado também influencia diretamente na sua vida útil.

Portanto, se você usar o capacitor 10 vezes na semana, naturalmente ele vai perder a capacitância mais rápido do que se usasse apenas 2 vezes por semana.

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Relação: Frequência de uso e Vida útil dos capacitores.

Isso acontece por causa do desgaste natural de uso! Além disso, ainda tem as condições adversas da instalação. E dentre elas podemos citar: sobretensão, temperatura do ambiente, harmônicas e sobrecorrente.

Quanto mais tempo o capacitor ficar exposto às condições adversas, menor será o seu tempo de vida útil.

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Relação: Condições de trabalho e Vida útil dos capacitores.

Qualidade do Material

A fabricação do produto influencia e muito na eficiência do componente!

Alguns fabricantes não têm um processo muito rigoroso no controle de qualidade da fabricação dos capacitores. Por isso, pode ser que eles não ofereçam as devidas características.

Nós já vimos casos de capacitores com valores de capacitância diferentes do indicado em seu invólucro. E também já presenciamos situações onde os capacitores estavam fora da faixa de tolerância, mesmo sendo um componente novo!

Se liga nessa imagem abaixo mostrando um capacitor fraudado. Observe que a capa externa indica uma capacitância de 6.800μF, mas na verdade, o capacitor é bem menor e a capacitância é de apenas 2.200μF.

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Capacitor fraudado de 2200 μF.

Então, como fazer para saber se a informação no capacitor indica a capacitância correta? É só fazer o teste com um multímetro. Coloque na escala de capacitância e observe se o valor está dentro do indicado no corpo do capacitor!

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Medição da capacitância do capacitor.

Além das fraudes, também tem os problemas causados por uso de material de má qualidade como por exemplo, falha no isolamento e fuga de corrente, o que certamente vai resultar em perda acelerada de capacitância!

Capacitor 110V mais fraco que o 220V

Primeiro precisamos entender o que quer dizer esse capacitor mais fraco. É importante saber que a tensão de alimentação não define a capacidade de armazenamento.

Observe como estes dois capacitores abaixo têm a mesma capacitância, 35μF. Porém, um suporta até 250VAC e o outro até 380VAC.

Entenda porque o capacitor perde capacitância!

Comparação de capacitores com capacitâncias iguais, mas tensões diferentes.

Se você usar o capacitor na tensão errada, certamente vai ter um resultado indesejado!

Por exemplo, usar um capacitor 110V em uma fonte de 220V, certamente vai fazer ele queimar. E ao usar um capacitor 220V em uma fonte de 110V, ele só vai manter a tensão em 110V.

Portanto, em condições ideais, a tensão de alimentação não tem ligação com a perda de capacitância.

Então, a opção correta da enquete que fizemos é a letra C, e apenas 315 pessoas acertaram!

Agora você já sabe porque o capacitor perde potência, mas quer aprender mais três coisas super úteis sobre esse componente? Então veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica e aumente os seus conhecimentos!

Bom, com todas essas informações, você saberia identificar um capacitor fraudado? Compartilhe o artigo e nos diga a sua resposta. E se ficou alguma dúvida, comente para que possamos te ajudar!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário