O que é Farad? O que é unidade de capacitância? Qual a importância do Farad para o eletricista? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai responder estas dúvidas, explicando tudo que você precisa saber sobre Farad, que foi uma incrível descoberta do Michael Faraday. Então, vamos lá pessoal!

Farad, o que é?

Se você já viu a letra (F) representada assim entre parênteses e relacionada com a elétrica, saiba que é o símbolo usado para Farad. Para quem não sabe, Farad é a unidade de capacitância, opa, então já respondemos duas perguntas importantes até aqui!

Portanto, se Farad é a unidade de capacitância, isso quer dizer que um capacitor de 1 Farad tem a capacidade de armazenar uma carga de 1 coulomb, sob uma tensão de 1 Volt. Porém, é importante compreender que o Farad é uma unidade relativamente grande, ou seja, os capacitores na prática têm capacitâncias bem menores como por exemplo:

  • Microfarads ou milionésimos de farad – (uF)
  • Nanofarads ou bilionésimos de farad – (nF)
  • Picofarads ou trilionésimos de farad – (pF)

Estes citados foram apenas alguns exemplos! Por isso fizemos essa tabela que você pode ver na imagem abaixo. Observe que todos os valores estão relacionados à 1 Farad.

Farad é a unidade de capacitância

Tabela com os valores das unidades de capacitância!

Outra forma de classificar as propriedades do capacitor é através da sua elastância. Nesse caso podemos dizer que um elastor tem 1 daraf de elastância. Observando bem, daraf nada mais é do que a palavra Farad ao contrário, indicando que ele pode armazenar uma carga de 1 volt por coulomb.

Seguindo essa explicação, um capacitor de 1 Farad é o mesmo que um elastor de 1 daraf. Sendo assim, um capacitor de 0,1 F é um elastor de 10 darafs. Atualmente essa unidade vem sendo cada vez menos usada, e alguns especialistas indicam que ela em breve deve cair no esquecimento.

Relação entrem tensão e carga

Agora vamos explicar melhor a relação entre a tensão e a carga de um capacitor! Para isso vamos usar VC=QC, sendo que a letra Q é a carga em coulombs e a letra C é a capacitância em farads. Isso confirma o que foi dito acima que 1 Farad é equivalente à um coulomb/volt.

É importante saber que existem supercapacitores que possuem valores de capacitância que podem atingir dezenas ou centenas de Farads. Normalmente este tipo de capacitor é usado em aplicações específicas de armazenamento de energia, como se fosse uma bateria mesmo, mas com características de funcionamento diferentes.

Tensão máxima do capacitor

Você sabia que um capacitor tem uma tensão máxima? Observe este exemplo da imagem abaixo, se o capacitor tem tensão especificada de 16V, isso não significa que ele sempre vai estar com 16V o tempo todo!

Farad é a unidade de capacitância

Detalhes sobre a tensão máxima de um capacitor!

Se você colocar 5V, o capacitor vai ficar com 5V, mas se você colocar 16V, ele já vai estar no limite! Portanto, se você passar disso, o capacitor certamente vai vazar ou até explodir.

Nós sabemos que existem muitas dúvidas quando o assunto é sobre os capacitores, porque frequentemente recebemos perguntas deste tema no site e no canal do Youtube.

Para ajudar ainda mais os profissionais do Mundo da Elétrica, estamos deixando este vídeo abaixo como sugestão para assistir. Neste vídeo é mostrado vários detalhes cruciais sobre os capacitores, então vale muito a pena assistir para aumentar os seus conhecimentos na área!

Com estas dicas você agora sabe tudo sobre Farad e ainda conseguiu ótimas dicas sobre os capacitores. Continue acessando os nossos artigos e se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)