O curto-circuito e a sobrecarga são dois problemas que podem prejudicar demais o funcionamento da instalação elétrica. Você sabe o que é sobrecarga e o que é curto-circuito? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai responder essas dúvidas, mostrando uma situação de falha elétrica na prática. Então, vamos lá pessoal!

Fizemos uma enquete no Instagram do Mundo da Elétrica e por falar nisso, estamos postamos muito material legal de elétrica lá também, vale a pena nos seguir para se capacitar ainda mais.

Na enquete a gente postou esta imagem abaixo que mostra uma falha elétrica, onde podemos ver que o cabo aqueceu ao ponto de derreter a capa isolante e se romper. A pergunta era sobre o nome desta falha elétrica, e as opções eram:

  • Opção A – Sobretensão
  • Opção B – Arco elétrico
  • Opção C – Fuga de Corrente
  • Opção D – Curto-circuito
Curto-circuito, quais as causas?

Teste elétrico com isolação derretida e campo rompido

Qual opção você acha que é a correta? Na próxima imagem temos o resultado da enquete no Instagram, e nela podemos ver que a maioria dos profissionais do Mundo da Elétrica ficou entre duas alternativas, a sobretensão e o curto-circuito.

Curto-circuito, quais as causas?

Resultado da enquete sobre a falha elétrica.

Sobretensão ou curto-circuito?

Antes de mostrar quem acertou ou não, vamos explicar como simulamos esta falha elétrica no cabo! Nós usamos um transformador bem potente que abaixa a tensão de 220V para 2V, porém este transformador suporta uma corrente de até 300A. Observe bem a diferença entre os cabos de entrada e saída deste transformador.

Sobrecarga na instalação elétrica

Detalhe dos cabos de entrada e saída do transformador usado no teste de falha elétrica.

O próximo passo foi colocar um pedaço de cabo bem mais fino entre as pontas dos cabos da entrada e da saída do transformador, formando um fechamento com baixa impedância entre estes cabos.

O que é sobrecarga na instalação?

Montagem do circuito para realizar o teste de falha elétrica

Tensão e Corrente elétrica

Também analisamos a alteração da tensão e da corrente. Na imagem a seguir podemos ver o momento que o circuito foi ligado, onde a tensão era de um pouco mais que 1,3V e a corrente chegou à mais de 390A.

Curto-circuito na instalação elétrica

Medição da corrente elétrica e tensão elétrica assim que o circuito do teste foi ligado!

Nesta outra imagem podemos ver a fase final do teste, ou seja, pouco antes do cabo romper. A corrente elétrica caiu para 150A e a tensão elétrica aumentou bastante, indo para quase 2V. Quanto mais um cabo esquenta, mais a sua resistência é alterada!

O que sobrecarga e o que é curto-circuito?

Medição da corrente elétrica e tensão elétrica durante o teste!

Este experimento mostrou o efeito de uma passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito, que acontece devido à redução abrupta da impedância. Então, temos caracterizado um curto-circuito e com isso, já temos a resposta da nossa enquete, mas continue a leitura porque ainda tem muito mais informações importantes!

Curto-circuito na instalação elétrica

Resposta correta da enquete sobre a falha elétrica na instalação!

Instalação elétrica

É preciso fazer o dimensionamento correto para garantir o funcionamento ideal da instalação. Tanto os cabos, quanto os disjuntores devem receber a devida atenção. O curto-circuito traz graves consequências para as instalações elétricas, além do aumento muito grande da temperatura e do consumo de energia elétrica.

É isso mesmo que você leu, talvez a resposta para o seu aumento na conta de energia seja justamente um curto-circuito na instalação. E é claro que não podemos deixar de alertar sobre o grave risco de causar um incêndio.

Apesar de muita gente ter votado na opção certa da nossa enquete, infelizmente a maioria errou a questão, mas a ideia deste artigo é justamente alertar sobre as grandes dúvidas e ajudar a entender melhor a elétrica.

Para continuar aprendendo sobre a eletricidade, vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da elétrica, vale a pena assistir para se capacitar ainda mais. Se ainda não for inscrito no canal se inscreva, e aproveite para deixar o like no vídeo.

Encerramos aqui mais um artigo e queremos contar com a sua ajuda pra divulgar estas importantes informações. Compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para continuar acessando as nossas informações gratuitas. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)