Aterramento, qual deve ser a cor do cabo de Terra?

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

O assunto aterramento sempre gera muitas dúvidas! Pensando nisso, o Mundo da Elétrica trouxe este artigo para responder uma pergunta que é muito comum, o cabo de terra pode ser preto ou não? Se você não sabe qual a cor do cabo do aterramento, fique ligado para aprender isso e muito mais, então vamos lá pessoal!

Frequentemente nós recebemos dúvidas sobre as cores dos cabos elétricos, onde as pessoas relatam que encontram instalações elétricas com cabos de terra com várias cores diferentes. Afinal, qual a cor do cabo do terra?

Cor do cabo de aterramento

Se você reparar bem, estamos acostumados a ver nos equipamentos o cabo verde sendo utilizado como o cabo para ligar no aterramento. Caso você não saiba, nos cursos de elétrica também é ensinado que o cabo de terra deve ser verde.

Beleza, mas de onde surgiu isso? Como sempre falamos aqui no Mundo da Elétrica nada é tirado da nossa cabeça, ou seja, para ter certeza dos assuntos relacionados com a elétrica é preciso consultar as normas, e neste caso temos que olhar o que fala a NBR 5410.

Nesta norma tem um capítulo inteiro falando sobre os cabos elétricos e em alguns destes tópicos, o tema fala exclusivamente da identificação por cores dos fios e cabos elétricos.

O item 6.1.5.3.2 diz que qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE), deve ser identificado de acordo com essa função. Porém, em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde, que são as cores exclusivas destinadas para a função de proteção.

Como identificar cabos elétricos?

Fio de terra do micro-ondas, respeitando a identificação por padrão de cores!

Se observar o texto com atenção, vai perceber que qualquer cabo pode ser usado como condutor de aterramento, mas sempre respeitando as regras de dimensionamento. Sendo assim, o cabo deve atender à espessura adequada para o circuito, além de estar devidamente identificado para esta função.

Como identificar o cabo de aterramento?

A forma mais indicada e usada para identificação é a cor do cabo! Nestes casos a norma é bem direta na orientação, dizendo que se for usar a identificação por cor, esta cor deve ser verde ou verde com amarelo.

Entretanto, existem sim outras formas de identificação que podem ser usadas, mas infelizmente muita gente não sabe disso. Uma opção é através do uso de anilhas de identificação, e uma outra alternativa seria usar marcações feitas com fita isolante na cor desejada, que no caso do nosso tema seria a cor verde.

Qual a cor do cabo de aterramento?

Duas opções de identificação dos cabos elétricos pela função e não pela cor.

Você já se perguntou porque existe fita isolante com cores diferentes? Em muitos casos ela ajuda a manter uma estética legal, justamente por ter a mesma cor dos cabos usados na derivação. E agora você também já sabe que a fita isolante pode ter outra função, além de isolar as emendas elétricas ela serve para identificar a função do cabo naquele circuito da instalação elétrica.

Um detalhe importante é que se optar pela identificação pela fita isolante, ela deve ser feita em todos os pontos onde o cabo esteja visível. Não adianta colocar em apenas uma parte do cabo, pois ele vai estar em todo o circuito. Então, identifique-o na entrada e saída do circuito, além de todas as caixas de passagem.

Para responder a pergunta principal do nosso artigo a resposta é bem simples, podemos sim usar cabos de outras cores para o cabo de aterramento, mas para isso é necessário identificá-lo corretamente.

A nossa sugestão é que use sempre o padrão de cores, porque é uma forma muito mais fácil e recomendada de identificar os cabos elétricos. Exatamente por isso que você vai ver o verde para aterramento, e por isso a maioria das pessoas entende que isso é uma regra, apesar de não ser!

Já que estamos falando das cores dos cabos da instalação elétrica, que tal aprender sobre a cor do cabo neutro no chuveiro? Falamos de alguns detalhes importantes que vale muito a pena aprender!

Com isso encerramos outro artigo do Mundo da Elétrica! Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder ou fazer um artigo sobre o assunto.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário