Você já se deparou com o imprevisto do seu cabo de rede não chegar no seu computador ou no modem de internet? Esse problema é muito chato, mas não é difícil de se resolver! Será que emendar os fios do cabo será o suficiente? Qual será a emenda certa para cabo de rede? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te mostrar como emendar cabo de rede da forma correta, além de ensinar sobre os cuidados com a sua instalação, tipos de cabos, distância máxima dos cabos de rede e como crimpar um cabo de rede. Vamos lá pessoal!

Maneira ERRADA de emendar cabo de rede!

Se você acha que emendar os fios dentro do cabo de rede com outros da mesma cor irá resolver seu problema saiba que você está redondamente enganado! Esta é uma gambiarra das grandes e não fornece um resultado bom, pois gera ruídos e interferências na transmissão, o que resulta em perda de dados e mal desempenho.

Emenda ERRADA de um cabo de rede.

Como NÃO emendar um Cabo de Rede!

Agora que você sabe a forma de não se fazer a emenda, vamos começar a mostrar o que você precisa saber para realizar este processo corretamente.

Emenda de Cabo de Rede: O que precisa?

Para fazer a emenda de um cabo de rede alguns itens serão necessários, tais como:

  • Alicate de Crimpagem
  • Cabo de Rede
  • Emenda de Cabo de Rede
  • Testador de cabo de rede
  • Conectores RJ45

Alicate de Crimpagem

O alicate de crimpagem pode ser considerado a ferramenta principal para fazer esse processo, pois sem ele não há como crimpar os cabos e assim não é possível realizar o processo de emenda.

Esse alicate tem a função principal de pressionar e crimpar o conector que está na ponta do cabo de rede, assim transformando-o em um cabo de transmissão de informações em um ambiente de rede.

Ele possui uma parte onde o conector deverá ser colocado, e ao pressionar o alicate até o fim, o conector será crimpado.

Alicate Crimpador! Veja fotos.

Veja como é um Alicate de Crimpagem!

Cabo de Rede

O cabo de rede é um hardware que conecta dois dispositivos de rede ou computadores. Ele tem a função de transmitir dados e informações entre os aparelhos conectados.

Os cabos de rede usados atualmente são basicamente três: o cabo coaxial, cabo de fibra óptica e cabo de par trançado.

Coaxial

Usado atualmente mais em redes antigas, esse cabo consegue transmitir informações em até 10 megabits por segundo. Ele possui um fio de condutor de cobre isolado e revestido por blindagem.

São usados para transmitir imagens para a televisão, pois pode diminuir muito as interferências e sinais externos sobre os sinais que transmite, além de poder trabalhar em frequências muito altas.

Esse cabo possui algumas desvantagens, sendo a principal delas a topologia de barramento, pois ele permite somente que um computador se comunique por vez, atrasando bastante o envio de pacotes de dados. Outra desvantagem é a grande possibilidade de mal contato.

Cabo coaxial! Será que ele é bom?

Veja como é um Cabo de Rede Coaxial!

Fibra Óptica

É o cabo com a transmissão mais rápida que existe! Ele é feito por inúmeros filamentos de vidro ou plástico transparente que são finos como um fio de cabelo, e são revestidos por um cabo flexível geralmente blindado.

No processo de transmissão de dados, ele age transformando os dados que passam por ele em luz, aumentando a velocidade de transmissão em muitos níveis, e o receptor dessa luz a transforma novamente em dados.

A principal vantagem deste cabo é a conseguir transmitir um grande número de informações com uma perda baixíssima de dados.

Fibra óptica, a mais rápida que existe!

Veja como é um Cabo de Rede de Fibra Óptica!

Par Trançado

É o cabo mais utilizado para redes locais, pois ele reduz bastante as interferências eletromagnéticas. Essa redução é possível porque ele é formado por quatro pares de cabos trançados, essa torção nos cabos também pode evitar o crosstalk (interferência entre os pares de cabos).

Esse tipo de cabo é usado principalmente como cabo de Ethernet e de telefonia. Ele pode ser usado para conectar Hubs, Switches e computadores, quando usado para computadores permite a comunicação de muitos ao mesmo tempo.

O cabo de par trançado é classificado em 8 categorias, apesar das duas primeiras já não serem reconhecidos pela TIA (Associação da indústria de telecomunicação) e da categoria 7 ainda estar em desenvolvimento. Cada categoria transfere uma quantidade de dados, possui uma frequência e tem um padrão próprio. A mais usada atualmente é a categoria 5e, por isso usamos ela na nossa explicação.

Par trançado, será que reduz interferência?

Veja como é um Cabo de Rede de Par Trançado!

Emenda de Cabo de Rede

A emenda para cabo de rede nada mais é que um pequeno componente constituído por dois conectores fêmeas interligados, e para fazer essa conexão basta encaixar o conector macho no conector fêmea.

Esse conector emenda cabo de rede para que não haja a necessidade de trocar todo o cabeamento da rede de uma casa que já foi colocado, por exemplo.

Como emendar um cabo de rede RJ45?

Dispositivo de Emenda para Cabo de Rede!

Testador

É um dispositivo que realiza um teste no cabo de rede para conferir se os cabos trançados estão conectados em ordem e se há continuidade neles.

Como funciona o testador de Cabo RJ45?

Veja como é um Testador de Cabo de Rede!

Também há como realizar esse teste com um multímetro, para isso basta colocar o multímetro na escala de continuidade e testar cada conexão nas duas pontas do cabo.

Conectores RJ45

Este é o conector usado para os cabos de rede de par trançado. É um plugue que possui 8 posições para a conexão dos quatro pares trançados em uma sequência padronizada. A junção deste conector com um cabo de par trançado é chamada muitas vezes de cabo RJ45 porque facilita na hora da compra de um cabo pronto.

Veja como são os Conectores RJ45!

Conectores RJ45! Será que são fáceis de instalar?

Para que este conector funcione corretamente, os cabos precisam ser colocados em um padrão de posição igual nas duas pontas. Existem muitos padrões de ordem de cabos, porém os mais utilizados atualmente são os padrões conhecidos como EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B, que estão representados abaixo.

Quais são os padrões de posição mais usados?

Padrão de Ordem de Cabos TIA 568A e TIA 568B.

Tamanho Recomendado e Cuidados

Antes de realizar a sua instalação de rede é preciso conhecer o tamanho máximo para um cabo de rede. Esse tamanho é de 100 metros e é recomendado que ele seja respeitado para o bom funcionamento do mesmo.

Dependendo da qualidade do cabo é possível ultrapassar um pouco esta medida, mas tudo depende da qualidade da sua instalação (cabo de rede, placa de rede e outros). Caso você precise ultrapassar os 100 metros, é aconselhado o uso de um Hub/Switch.

Há também um tamanho mínimo do cabo, que é de 30 centímetros. Um cuidado importante para um bom funcionamento da sua rede é de nunca passar um cabo de rede juntamente com cabos elétricos, esses cabos podem gerar uma alta interferência eletromagnética na transferência de informação do cabo.

Cabo RJ45: Como montar

Para montar esse cabo tenha em mente o padrão de ordem que será usado, e saiba que essa ordem tem que ser a mesma nos dois lados do cabo para a montagem de um cabo direto.

Desencape o cabo de rede em um comprimento de aproximadamente 1,5cm, com muito cuidado para não danificar os cabos trançados para não ter de cortá-los e começar novamente. Após isso desfaça o trançado dos cabos na parte que será conectada e os organize na ordem que será usada. É de extrema importância que os cabos estejam alinhados corretamente, pois caso contrário a conexão não será completa e irá interferir no rendimento final.

Agora que os cabos estão alinhados e na ordem correta, conecte-os nas posições do conector RJ45, atentando-se para deixar a trava para baixo. A proteção do cabo de rede deve estar dentro do conector, caso contrário corte os cabos e os conecte novamente.

Empurre os cabos nas posições do conector até que todos os cabos fiquem completamente encaixados no fim do conector e na ordem correta, caso a sequência fique errada ou os cabos não estejam alinhados, retire-os e refaça o encaixe.

Com os cabos completamente encaixados, coloque o conector no encaixe para conectores do alicate de crimpagem, o alicate oferece o mesmo encaixe de um conector fêmea então não é difícil encaixar o conector. Certifique que está totalmente colocado e se estiver, pressione o alicate o máximo possível para que ele aperte o conector e realize a crimpagem.

Confira se a conexão foi feita corretamente e se está tudo no seu lugar. Se sim,o seu cabo RJ45 estará pronto!

Como emendar cabo de rede RJ45

Agora que você sabe fazer um cabo de rede completo, imagine um caso onde um cabo de uma instalação é danificado na metade do seu comprimento ou um caso onde o cabo é mal calculado e após passar todo o cabeamento descobre-se que o tamanho é curto. Nesses casos fica bem inviável refazer o cabeamento, apesar de ser o correto a se fazer.

Para isso usa-se o dispositivo de emenda RJ45 para cabos de rede, no caso do cabo ser curto basta conectar a ponta dele no conector de um lado da emenda e conectar um segundo cabo no conector do outro lado da emenda, após isso é só seguir sua instalação ou conectar o segundo cabo no seu computador.

No caso em que o cabo está danificado no meio da instalação, basta cortar na parte danificada, crimpar cada ponta à um conector RJ45 e em seguida conectar as duas pontas na emenda.

Maneira certa de emendar um cabo de rede!

Emenda de Cabo de Rede Correta!

Viu como é fácil fazer uma emenda em cabo de rede? Mas mesmo explicando passo a passo como montar e crimpar um cabo de rede, nada é melhor do que ver na prática! Para isso indicamos que assista este vídeo do canal Mundo da Elétrica. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião aqui nos comentários para que possamos sempre melhorar, se estiver com alguma dúvida comente-a também e te responderemos. Todo processo de instalação necessita de um profissional capacitado, e se você deseja se tornar esse profissional continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)