A emenda de cabos é um dos principais pontos de problemas em instalações elétricas! Você sabe fazer uma emenda de cabos corretamente? Qual é a forma correta de emendar o fio rígido com o cabo flexível? Neste artigo, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como fazer essa emenda. Então, vamos lá pessoal!

O Mundo da Elétrica tem muitos conteúdos sobre emendas de cabos flexíveis e fios rígidos, é só pesquisar aqui no site ou no nosso canal do Youtube para achar muito conteúdo legal!

Fio Rígido x Cabo Flexível

Apesar de nem todo mundo saber, existe sim uma diferença entre fio e cabo! O fio rígido é um condutor composto por apenas um filamento ou fio constante de determinada secção. Já o cabo flexível, ele é composto por vários filamentos menores, que juntos formam a secção do condutor.

É por isso que um é chamado de fio e outro de cabo! Muitos profissionais do Mundo da Elétrica ficam em dúvida sobre como realizar corretamente uma emenda entre fios e cabos, então que tal sanar de vez todas as dúvidas?

Conector Rápido

Uma dica para realizar emendas rápidas e eficientes é usar os conectores rápidos, como estes mostrados abaixo.

Aprenda como emendar fio rígido com cabo flexível!

Conectores Rápidos para Emendas!

Além da enorme praticidade de utilização, estes componentes oferecem conexão e isolação ao mesmo tempo, dispensando o uso da fita isolante para a emenda.

O manuseio deste conector é bem simples! Primeiro você deve decapar o cabo e o fio. Se você observar na lateral do conector, você vai encontrar a medida exata que precisa ser decapada.

Após isso, é só abrir a trava do conector, colocar o cabo, o fio e fechar a trava para finalizar.

Aprenda como emendar fio rígido com cabo flexível!

Como usar os Conectores Rápidos para fazer a Emenda!

Emenda Manual

Caso você não queira usar um conector, você pode fazer a famosa emenda “rabo de rato”. Para fazer essa emenda, primeiro você vai decapar 4cm do fio rígido. Já do cabo flexível você vai decapar o dobro dessa medida (8cm).

Depois de decapar tudo você vai entrelaçá-los, colocando o fio rígido por cima do cabo flexível formando um ângulo de 90º, dessa forma você vai entrelaçar o cabo no fio.

A primeira volta é com o cabo flexível por trás do fio rígido, fazendo uma trava, após isso passe por trás do cabo flexível e volte pela frente, para finalizar a trava.

Aprenda como emendar fio rígido com cabo flexível!

Posicionamento e Realização da Emenda!

Agora é simples, é só enrolar o resto do cabo no fio rígido! No final, com o auxílio de um alicate universal enrole mais um pouco para garantir a resistência mecânica da emenda e o seu acabamento.

Como sabemos, uma boa emenda elétrica tem que garantir o contato e uma resistência mecânica legal. Então, depois de dar o acabamento com o alicate universal, pegue no meio da emenda e dobre para o lado do fio rígido, formando assim o “rabo de rato”.

Aprenda a emendar fio rígido com cabo flexível!

Acabamento e Finalização da Emenda!

Isolamento

Depois da emenda finalizada é só isolar! Neste ponto temos uma dica para te ajudar a ter um isolamento melhor dessa emenda! Você começa a enrolar a fita isolante na parte isolada do fio rígido, em seguida é só enrolar a fita até o final da emenda.

É nesse final que tem um macete! Você continua enrolando a fita, passando um pouco da emenda até chegar na parte isolada do cabo flexível, voltando a enrolar a fita isolante de novo na emenda!

Aprenda a emendar fio rígido com cabo flexível!

Veja como Isolar esta Emenda da melhor forma!

Com estes passos realizados a sua emenda estará finalizada! Nesse artigo nós mostramos um tipo de conector, mas existem outros. Quer descobrir quais são? Então veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica sobre o tema, e não se esqueça de deixar o like e se inscrever!

Você achou esta emenda eficiente? Compartilhe este artigo contando a sua opinião, e se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários e iremos responder. Não se esqueça de continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)