Fita isolante! Quais os tipos e como escolher?
Atualmente, a fita isolante é um componente que está presente em quase todos os serviços que um eletricista faz! Ela é super importante nas instalações elétricas, mas o que é fita isolante? Quais são os tipos de fita isolante? Se você não sabe ou já se perguntou isso, fique tranquilo! Porque neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar das fitas isolantes. Então, vamos lá pessoal!
Fita Isolante: O que é?
Como o seu próprio nome indica, a fita isolante é um tipo de fita que tem por principal função, fazer a isolação de determinados componentes. Essa fita é sensível à pressão e é feita de materiais plásticos não condutores de eletricidade como por exemplo, o vinil (PVC), que é o material mais usado para a fabricação dessa fita.
Leia também
Devido às suas características elásticas, à não condutividade e à sua resistência ultravioleta, a fita isolante tem muitas utilizações. O seu uso principal é nas instalações elétricas, sendo muito usada para determinadas aplicações, como por exemplo:
- Isolar fios e cabos elétricos
- Isolar materiais condutores
- Identificar e sinalizar tensões diferentes
- Prender conjuntos de cabos
- Evitar incêndios por sobrecarga
Fita Isolante: Quais são os tipos?
Por causa do seu amplo nicho de atuação, a fita isolante possui alguns tipos, que são usados em diversas aplicações na área da elétrica. Veja abaixo os três tipos que definem a utilização da fita.
O primeiro tipo de fita isolante é a fita básica para pequenas aplicações, que é a P22, o segundo tipo é a fita intermediária P42 e o terceiro tipo é a fita de uso profissional, que é a P44!
Todas estas fitas são feitas de PVC, isso porque a grande maioria das instalações elétricas de baixa tensão utilizam condutores com isolação em PVC, então a utilização das fitas isolantes de PVC é lógica.
Provavelmente alguém deve estar se perguntando: “eu uso cabos do tipo Afumex (anti chamas), será que eu posso isolar um cabo de polietileno que não gera fumaça tóxica com fita de PVC?
E a resposta é sim, porque o volume do material de PVC, em comparação ao volume dos cabos é muito menor! Além disso, essas fitas são especificadas para 750V.
As fitas básicas suportam até 70ºC, enquanto as fitas de uso profissional e intermediária suportam até 90ºC.
Tipos de Fita Isolante: Características
A fita básica tem uma espessura de 0,13mm, a fita intermediária tem uma espessura de 0,15mm e a de uso profissional tem espessura de 0,18mm. Seguindo a mesma linha, o nível de aderência da cola da fita vai aumentando com o nível da qualidade do filme de PVC.
Com relação à utilização das fitas, a fita básica é usada em aplicações residenciais, e por ser mais fina exige uma quantidade de camadas de isolação maior. A aplicação de monte e remonte na emenda terá que ser maior em virtude da menor espessura da fita.
A fita intermediária pode ser utilizada em aplicações residenciais, aplicações comerciais e dependendo, até em pequenas aplicações industriais.
Já a fita de uso profissional tem a sua utilização no setor industrial, ou em aplicações pesadas.
Fita Isolante: Teste da Resistência Mecânica
Existem várias fitas no mercado, e independentemente do preço, precisamos utilizar materiais de boa qualidade, mas como podemos identificar um produto de boa qualidade?
Para ajudar com isso, fizemos um teste com as fitas, cortando um pedaço de cada uma delas, colocando as fitas em uma estrutura e as esticando.
Independentemente do tipo da fita, ela deve ter uma resistência mecânica, ou seja, uma resistência mecânica à manipulação.
Nós esticamos a fita básica na estrutura, ela voltou e ficou totalmente esticada sem deformações. Isto garante que o filme de PVC desta fita tem qualidade, ela tem uma memória elástica que atende a norma.
A fita isolante deve ter resistência à tração! Isso porque ela não pode se deformar, ou então ela perderia o seu parâmetro de isolação elétrica. Se esticamos a fita muitas vezes ela vai ficando mais lenta, porque a memória elástica vai sendo consumida, mas você não aplica o mesmo pedaço de fita 4 ou 5 vezes, e sim aplica apenas uma vez.
Com a fita intermediária, nós esticamos e ela também retornou, ficando totalmente esticada sem deformação. Esta memória elástica garante que, ao se efetuar a aplicação da fita com um certo “esticamento”, pelo efeito da memória ela tende a voltar para o seu estado natural, apertando com isto as camadas de fita e consequentemente toda a emenda do cabo.
Com a fita de uso profissional, o retorno foi muito mais rápido! Nós do Mundo da Elétrica somos a favor do uso da fita profissional sempre nas instalações elétricas, mas existem aplicações para cada tipo de produto.
Independente de ser a linha básica, intermediária ou a profissional, todas elas têm que oferecer o poder de isolação e garantir também a resistência mecânica adequada ao ambiente em que for aplicada!
Quer conhecer outros métodos de isolação também? Então vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica para você. Confira abaixo o TOP 5 isolações elétricas e não se esqueça de deixar o gostei!
O que achou deste artigo? Sabia tudo isso das fitas isolantes? Então compartilhe o artigo juntamente com a sua opinião sobre as fitas!
Continue aqui no site do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo a cada dia. Se ainda ficou alguma dúvida, pode deixá-la aqui nos comentários para que te respondamos. E se quiser ver os nossos conteúdos exclusivos, é só nos seguir nas redes sociais!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Curto-circuito na água, o que acontece?
Como emendar fio rígido e cabo flexível?
Óleo isolante, testes de isolação!
Como escolher o fio certo para suas tomadas elétricas?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.