Antes mesmo da criação dos instrumentos de medições, o homem já realizava medições baseadas em partes do corpo como por exemplo, o côvado que é distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. Mas graças aos avanços tecnológicos foram criados diversos instrumentos de medições como a trena que é uma das ferramentas mais usadas no nosso dia a dia. Mas você sabe fazer a medição interna de uma peça da forma correta usando uma trena? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra passo a passo de como fazer medição interna utilizando a trena. Então vamos lá pessoal!

Como usar a trena para fazer medições internas?

Além de comprar ferramentas de qualidade é preciso tirar um tempo para aprender a usar corretamente essas ferramentas, porque é muito comum ver muitas pessoas usando as ferramentas de formas erradas. Um exemplo de erro comum é o uso da trena para fazer medidas internas de uma peça ou área, pois algumas pessoas dobram a trena para poder encostar no fundo da peça.

Quando a trena é dobrada não é possível conseguir uma medida totalmente precisa como podemos ver na imagem abaixo. Isso acontece porque mesmo dobrando a trena não é possível ver a medida correta que encosta no fundo da peça. Além de não garantir uma medição precisa, dobrar a trena repetidamente pode danificar e até quebrar a trena.

Dobrar a trena repetidamente pode danificar e até quebrar a trena.

Com a trena dobrada não é possível conseguir uma medida totalmente precisa.

Você deve estar se perguntando, qual é a forma correta de fazer as medições internas das peças usando a trena? Calma não é nenhum bicho de sete cabeça, é mais simples que você imagina! No corpo de todas as trenas de qualidade existe uma medida que indica o tamanho do corpo da trena, geralmente essa medida vem em polegadas como podemos observar na imagem abaixo.

Geralmente essa medida vem em polegadas.

Nas trenas de qualidade existe uma medida que indica o tamanho do corpo da trena.

Nesta trena a medida é de três polegadas e meia, que convertendo para centímetro é equivale à 8,8 cm, ou seja, o tamanho aproximado do corpo da trena é 8,8 cm. Para fazer a conversão de polegadas para centímetro é bem simples! Sabendo que uma polegada é equivalente a 2,54 cm, então basta multiplicar polegadas por centímetro que teremos a conversão para centímetro. Outra forma de realizar conversões de medidas em padrões diferentes é usando aplicativos de conversão.

Uma polegada é equivalente a 2,54 cm.

Conversão de polegadas para centímetro.

Sabendo o tamanho do corpo da trena podemos fazer a medição interna corretamente. É só colocar a trena dentro da peça e puxar a fita de medida até outra extremidade da peça, em seguida some o valor marcado na fita de medição com o valor do corpo da trena. Observe na imagem abaixo como é simples fazer a medição interna entre duas prateleiras de uma bancada. Com a trena apoiada na prateleira inferior basta puxar a fita de medida até encostar na prateleira superior.

Coloque a trena dentro da peça e puxar a fita de medida até outra extremidade.

Medição interna com a trena.

A medição indicada na fita foi de 20,5 cm então a medida real vai ser a soma a medição da fita que foi 20,5 cm, mais o tamanho do copo indicado na trena que é de 8,8 cm. Assim encontramos a medida interna das prateleiras de 29,3 cm. Pronto a medição foi feita de uma forma bem simples e precisa!

Encontramos a medida interna das prateleiras de 29,3 cm.

Medida real e a soma a medição da fita mais o tamanho do copo.

Agora que você já sabe como fazer medições internas com a trena, que tal conhecer mais ferramentas usadas para fazer medições de peças. Abaixo vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica que vale a pena clicar para conhecer oito ferramentas usadas para medir.

Chegamos ao fim de mais um artigo, caso queira mais dicas para melhorar a sua forma de usar as ferramentas, no site e canal do Mundo da Elétrica tem muitos artigos e dicas, portanto fique à vontade para conferir.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)