Ferramentas, chave allen ou chave L?

Você conhece a chave allen ou chama de chave L? Muita gente usa as ferramentas de forma errada e por isso sempre falamos de ferramentas para eletricista aqui no site do Mundo da Elétrica. Neste artigo vamos falar detalhadamente sobre a chave allen que é um dos tipos de chave de fenda.

O diferencial de um bom profissional pode ser as ferramentas que ele utiliza ao executar uma tarefa, mas para nunca passar vergonha na frente do cliente é preciso conhecer a ferramenta que está usando. Então vamos lá conhecer mais uma ferramenta fundamental!

Chave Allen

A chave allen é utilizada em parafusos que tenha um perfil interno sextavado na cabeça, ou seja, na cabeça do parafuso temos uma fenda em formato sextavado. A chave allen tem esse nome por causa do seu inventor o Willian Allen. A chave L foi criada com necessidade de criar um parafuso com uma segurança maior do que era utilizado na época.

A chave allen foi invetada pelo Willian Allen.

Parafuso com fenda allen.

Estas chaves também são conhecidas por muita gente como chave L, justamente porque o seu formato é igual ao da letra L. Além do formato em L, também podemos encontrar chaves allen em formato de S. Por causa do seu formato sextavado é comum algumas pessoas confundir a chave allen com a chave de boca.

Por causa do seu formato sextavado é comum confundir a chave allen com a de boca.

O formato da chave allen é igual ao da letra L ou S.

Normalmente as chaves L são vendidas em kit, podendo ser fabricadas em duas medidas diferentes milímetros e polegadas, por isso devemos prestar atenção ao fazer o aperto ou afrouxamento dos parafusos para não espanar a chave e o parafuso.

Na medida em milímetros é mais comum encontrar chaves allens de 1,5 mm até 10 mm e em polegadas de 1/20″ até 3/8″ de polegada. É possível encontrar escrito no corpo da chave L o diâmetro da chave, em alguns casos pode estar apagado então verifique com um paquímetro. Lembrando sempre de medir no sistema métrico e imperial.

Os parafusos com cabeça allen são encontrados em vários lugares como por exemplo, bicicletas e várias partes de carenagem de uma motocicleta. Na elétrica praticamente todos os disjuntores de caixa moldada são com parafusos deste tipo, então sempre é bom andar com um kit de chave L na sua caixa de ferramentas.

A chave allen pode ter a cabeça reta ou redonda, também chamada de cabeça abaulada, sendo utilizada em um ângulo de 25° até 30º. Portanto pode ser uma ótima opção para retirar parafusos de difícil acesso. No momento de utilizar a chave allen é importante escolher a chave correta para o parafuso que deseja retirar, então jamais utilize uma chave que fique frouxa, pois isso vai desgastar tanto a chave quanto a cabeça do parafuso.

Ótima opção para retirar parafusos de difícil acesso.

Cabeça abaulada que permite ser utilizada em um ângulo de 25 até 30º.

Sempre que possível é bom estar comprando novas ferramentas para facilitar sua vida e evitar ter que pedir para alguém emprestado. Isso sem falar que nem sempre dá tempo de pedir emprestado quando surge um trabalho de emergência, ou seja, se você não tiver a ferramenta vai perder aquele cliente. No canal do Munda da Elétrica já fizemos diversos vídeos de ferramentas, e uma dessas ferramentas que pode agilizar os seus serviços é o alicate decapador.

Qualquer dúvida ou sugestão pode ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do site, então favor deixar nos comentários que iremos responder. Quem sabe a sua pergunta não seja o tema do próximo artigo aqui do Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário