Medida interna com a trena, problema resolvido!

A trena é uma ferramenta importante para o profissional do Mundo da Elétrica! Fazer uma medição correta é fundamental para evitar erros e retrabalho que iriam aumentar o tempo da tarefa, e em muitos casos gerar um grande prejuízo financeiro. Neste artigo vamos te mostrar como fazer medições com a trena, explicando qual é a forma correta de fazer medição interna. Então vamos lá pessoal!

Ferramentas para eletricistas

A gente sempre fala da importância de fazer um bom investimento na hora de comprar ferramentas, porque o seu trabalho depende de equipamentos de qualidade. Porém, não basta apenas ter uma boa ferramenta se você não souber aproveitar os benefícios que ela oferece. Então você precisa tirar um tempo para aprender como usar as suas ferramentas corretamente!

Medição interna com trena

Esta é uma das ferramentas mais simples e eficiente que eu conheço, mas mesmo assim existem muitas pessoas usando-a de forma errada, principalmente para fazer medidas internas de uma peça ou uma área! Leia atentamente cada dica que vamos passar na sequência do artigo para saber se você comete ou não este erro.

Trena, como não usar?

O erro acontece porque a medição interna não deve ser feita desta forma que está sendo mostrada na imagem abaixo, ou seja, você não deve dobrar a trena para poder encostar no fundo da peça. Quem faz isso está no grupo de pessoas que usa a trena de forma errada.

Trena é uma boa ferramenta para eletricista

Você usa a treina assim? Entenda porque é errado medir desta forma

Quando a medição é feita dobrando a fita da trena existem dois problemas! O primeiro é que você não consegue garantir uma medição precisa, e o segundo problema é que ao dobrar a fita repetidamente, você pode danificar e até quebrar a sua trena.

Se você observar bem a imagem que mostramos acima vai notar que não é possível conseguir uma medida totalmente precisa, visto que mesmo dobrando a trena não é possível ver a medida correta que encostaria no fundo da peça.

Por mais próxima que a medição tenha ficado isso não garante uma medição precisa, e em alguns casos isso pode ser crucial para gerar uma enorme dor de cabeça e retrabalho.

Trena, como usar?

Agora vamos conhecer qual é a forma correta de fazer a medição interna com a trena! No corpo de todas as trenas de qualidade existe uma medida que geralmente vem em polegadas, assim como você pode ver na imagem abaixo. No caso desta trena do nosso exemplo a medida é de três polegadas e meia, que equivale à 8,8cm.

Como medir com a trena?

Detalhe do tamanho da trena em polegadas! Entenda que esse tamanho pode variar de acordo com o modelo.

Sabendo disso podemos mostrar facilmente como fazer a medida interna corretamente. Basta colocar a trena dentro da peça e puxar a fita de medida e pronto! Veja que nesta medição o valor indicado foi de 20,5cm.

Trena é uma boa ferramenta para eletricista

Detalhe do valor medido pela fita da trena.

Para chegar ao resultado final é só somar a medição da fita que foi 20,5cm, mais o tamanho indicado da trena que é de 8,8cm, e assim encontramos a medição correta que é de 29,3cm. Pronto a medição foi feita de uma forma bem simples e precisa!

Como medir com a trena?

Detalhe da soma do valor medido pela fita e o corpo da trena, com destaque para o resultado final.

Desta forma você consegue ter a medida exata do interior de uma peça, evitando erros e prejuízos. Se quiser aprender mais sobre os macetes corretos para usar uma trena, deixamos abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica com outra dica sensacional, vale a pena assistir!

Quer continuar aprendendo sobre ferramentas que podem melhorar o trabalho de todos os profissionais do Mundo da Elétrica? É só continuar acessando gratuitamente os artigos do nosso site e aproveitar todas as informações.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário