MULTÍMETRO de BANCADA! Para que serve?

Você sabe para que serve um multímetro de bancada? Onde usar um aparelho de precisão? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra as características e as vantagens de um multímetro de bancada.

Multímetro

Primeiro precisamos entender o que é um multímetro! Essa ferramenta está presente diariamente nas atividades dos eletricistas e demais profissionais da área. O multímetro é um aparelho analógico ou digital destinado a medir e avaliar diferentes grandezas elétricas como por exemplo, tensão elétrica, corrente elétrica, potência elétrica e etc.

Multímetro de bancada

Projetar circuitos eletrônicos é uma tarefa bastante complicada, mas hoje em dia muitas características de um circuito podem ser simuladas por software durante um projeto! Porém, em algum momento você terá que fazer testes em um protótipo físico e nessa hora é bom que você possa confiar no instrumento de medição que você vai utilizar.

O multímetro de bancada é muito completo com resolução que pode ultrapassar os 6 dígitos e meio, tem uma tela bem grande e várias formas de mostrar as medições.

Além de mostrar a medição numérica em tempo real, alguns multímetros de bancada também mostram uma barra para facilitar a visualização das variações de tensão. Apresentam gráficos de tendência e histograma que permite ver os valores mais comuns das medições realizadas ao longo do tempo.

O multímetro de bancada é muito completo com resolução de 6 dígitos e meio.

Visualização das variações de tensão no multímetro de bancada.

O ponto importante é que mesmo no modo de visualização numérica é possível ativar medidas estatísticas que podem ser importantes em certas medições como média, desvio padrão, máximos e mínimos e outras.

O multímetro de bancada tem uma alta taxa de amostragem, que é a quantidade de amostras de um sinal analógico coletadas em uma determinada unidade de tempo, para conversão em um sinal digital. Existem multímetros de bancada que passam de 45 mil amostras por segundo, e isso é útil para o caso de você precisar detectar rápidas variações de tensão ou corrente.

Um diferencial de alguns multímetros de bancada é a possibilidade de poder salvar os dados de uma determinada medição para gerar gráficos e fazer análises posteriores. Inclusive existem modelos com modo data logger em que você pode deixar o multímetro ligado e realizando medições por um longo tempo e gravar tudo para análises.

Para permitir medições por ainda mais tempo no data logger, você pode conectar um pendrive na porta USB do multímetro para salvar as medições realizadas. A vantagem do data logger é que você pode fazer análises mais complexas com os dados das medições, podendo encontrar padrões, gerar gráficos e fazer simulações com os dados.

Mesmo no modo de visualização numérica é possível ativar medidas estatísticas.

Conectar um Pen drive na porta USB do multímetro para salvar as medições realizadas.

Um bom exemplo disso são os sistemas alimentados por bateria, que precisam ter um consumo de energia moderado. Neste caso, monitorar a corrente do circuito durante a descarga da bateria pode dar dicas importantes de como otimizar o consumo de energia.

E mesmo para correntes elétricas muito pequenas na faixa de 1uA, ainda sim é possível realizar as medidas com precisão como o multímetro de bancada. Níveis de corrente ou tensão muito baixos são difíceis de medir e um dos problemas que podem interferir nas medições são as variações de temperatura. Para lidar com isto existem modelos de multímetros de bancada que tem um sistema de auto calibração, visando minimizar interferências das variações de temperatura durante as medições. Ele pode inclusive realizar operações matemáticas sobre as medições!

Por melhor que seja a tela e os controles do multímetro de bancada, no computador você tem mais opções para ver as medições em tempo real, gráficos, cálculos e várias estatísticas ainda mais completas. Então para aproveitar deste benefício, basta conectar o multímetro de bancada na rede local através da conexão Ethernet.

E mesmo para correntes elétricas muito pequenas na faixa de 1uA ainda é possível realizar as medidas com precisão.

Conexão do multímetro de bancada na rede local através da conexão Ethernet.

Viu como o multímetro de bancada é completo e preciso? Vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica o que é um osciloscópio, que é outra ferramenta muito precisa e importante para a nossa área.

Você deve sempre ter boas ferramentas de trabalho e instrumentos de medição. É um investimento que se paga e gera mais produtividade! No site Mundo da Elétrica tem mais conteúdos com muitos aprendizados teóricos e ferramentas que podem melhorar a sua produtividade, vale a pena continuar acessando os artigos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário