Quantas ferramentas de medição você conhece? Sabemos que existem diferente tipos de ferramentas para realizar a medição. Neste artigo o Mundo da Elétrica apresenta oito tipos de ferramentas manuais para medir. Algumas são bem conhecidas dos profissionais, outras nem tanto, mas todas são muito úteis. Então, vamos lá.

A medição é uma comparação de dois elementos, onde um deles irá servir como base ou padrão. Uma trena é um padrão que usamos para comparar com outros elementos. Medir é importante, pois a partir da medição podemos padronizar as peças e produtos.

Esquadro

A primeira ferramenta é o esquadro, esta ferramenta tem duas funções. Uma é medir o tamanho, pois o esquadro possui uma régua graduada em seu corpo. A outra função é medir dois ângulos, sendo possível medir o ângulo de 90º e o ângulo de 45º.

O esquadro pode ter vários tamanhos, o mais comum é o esquadro de 30cm.

Esquadro, medir tamanho ou ângulo.

O esquadro pode ter vários tamanhos, o mais comum é o esquadro de 30cm, mas ele é achado em outros tamanhos. Esta ferramenta é bastante usada pelos eletricistas para montagem de quadros e estruturas.

Trena

A segunda ferramenta é talvez a mais conhecida de todas é a trena. A trena serve para conferir e comparar medidas de peças ou áreas, também serve para medir distâncias. A trena basicamente é uma fita métrica metálica que fica enrolada à uma caixa que é o corpo da trena

A trena basicamente é uma fita métrica metálica.

Trena, serve para conferir e comparar medidas.

Trena Laser

A terceira ferramenta é uma variação da trena, que é a trena laser. A função da trena laser é a mesma da trena, porém usa uma tecnologia diferente para fazer a medição. A trena laser faz a medição de modo eletrônico e isso traz bastante precisão para a trena.

Alguns modelos de trena laser somam as medidas para facilitar o trabalho.

Trena laser, uma variação da trena com tecnologia diferente.

Alguns modelos de trena laser somam as medidas para facilitar o trabalho de medição de áreas por exemplo.

Paquímetro

A quarta ferramenta é o paquímetro, é uma ferramenta de medição com precisão para peças. Os paquímetros mais simples têm precisão de décimos de milímetros, outros tem precisão de centésimos de milímetro ou até mais.

Os paquímetros mais simples têm precisão de décimos de milímetros.

Paquímetro, ferramenta de medição com precisão para peças.

Régua graduada

A quinta ferramenta é a régua graduada, essa mesma que você usa ou usava na escola, régua também é uma ferramenta de medição. As réguas podem ser pequenas com 30CM ou bem maiores como está que tem 1m de comprimento. As réguas são usadas tanto para fazer medições como para traçarem traços.

As réguas são usadas tanto para fazer medições como para traçarem traços.

Régua graduada, também é uma ferramenta de medição.

Esquadro combinado

A sexta ferramenta é o esquadro combinado, esta ferramenta é uma variação do esquadro comum. O esquadro é combinado porque a sua régua graduada pode ser retirada do esquadro propriamente dito, podendo ser combinada com outras ferramentas como o medidor de ângulo e o traçador de centro.

Além de medir o tamanho de peças, o esquadro combinado pode ser usado para medir ângulos.

Esquadro combinado, uma variação do esquadro comum.

Além de medir o tamanho de peças, o esquadro combinado pode ser usado para medir ângulos em peças, o nivelamento de uma superfície e traçar o centro de círculos e quadrados.

Medidor de ângulos

A sétima ferramenta é o medidor de ângulos, como o seu nome diz esta ferramenta mede o ângulo de inclinação de uma peça. Alguns modelos possui um imã para ficar fixo em peças metálicas e facilitar a medição do ângulo.

Alguns modelos possui um imã para ficar fixo em peças metálicas.

Medidor de ângulos, mede o ângulo de inclinação de uma peça.

Nível

Nossa oitava e última ferramenta é o nível, muita gente pode dizer que o nível não mede nada por não mostrar nenhum número, porém o que o nível faz é igualar uma superfície deixando-a em 180º a 90º ou a 45º. Como sabemos medir é padronizar e quando deixamos uma superfície com um ângulo correto, seja 180º, 90º ou 45º, o que estamos fazendo é padronizar.

Um ângulo correto, seja 180º, 90º ou 45º, o que estamos fazendo é padronizar.

Nível faz é igualar uma superfície deixando-a em 180º a 90º ou a 45º.

Um bom profissional deve estar preparado para realizar varia medição, outra medição muito utilizada na elétrica e das grandezas elétricas como por exemplo, corrente elétrica, tensão elétrica, potência etc. E para realizar essas medições é preciso saber usar o multímetro, abaixo temos um vídeo do canal do Mundo da Elétrica, mostrando com utiliza o multímetro.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)