5 ERROS que levam a FALÊNCIA dos AUTÔNOMOS

Escrito na categoria "Profissional Mundo da Elétrica" por Henrique Mattede.

Os 5 erros mais comuns que um autônomo comete impactam diretamente sua carreira e a forma de como ter sucesso profissional e financeiro, o autônomo, seja autônomo MEI ou autônomo CNPJ precisa pagar inss ou outro tipo de aposentadoria, fazer declaração de imposto, ter organização financeira e se manter sempre atualizado.

Como ter sucesso financeiro? Como ser um autônomo de sucesso? Essas são perguntas que temos que fazer todos os dias em nossa profissão. Mundo da Elétrica mostra 5 erros que podem levar os autônomos a falência.

Eu admiro demais quem é profissional autônomo, pois trabalhar por conta própria e ser seu próprio patrão é um desafio diário, é matar um leão por dia!

Pra quem não é autônomo eu vou dar só um exemplo…. Imagine você que trabalha com carteira assinada e está acostumado a receber o seu salário no final do mês. Então do nada você não sabe quanto vai ser seu salário no fim do mês, essa é a realidade do autônomo!

Primeiro erro , não se planejar financeiramente para ser autônomo!

Esse erro é muito mais comum do que parece! É preciso se planejar e ter reservas de dinheiro para aqueles meses em que o trabalho da uma minguada.

Principais erros que um eletricista autônomo comete.

Sempre faça o seu planejamento financeiro.

Existe uma demanda muito grande para o trabalho de eletricista, basta você olhar no seu bairro e ver quantas casas tem e imaginar que uma hora ou outra, elas vão precisar de manutenção. Porém, a gente sabe que o Brasileiro tem aquela mania de deixar a manutenção preventiva apenas pra quando vira manutenção corretiva, ou seja, quando o bicho tá pegando. E nesses casos é possível haver períodos sem trabalho de eletricista, mesmo em uma área que tenha muitas casas.

Segundo erro, não se preparar para a aposentadoria.

Você já se perguntou com que idade um autônomo se aposenta? 55, 60 ou 65? E se o profissional quiser se aposentar antes, tipo com 40 anos por exemplo, como faz?

Principais erros que um eletricista autônomo comete.

Não se esqueça de planejar o seu futuro.

O autônomo é seu próprio chefe e empresa, então ele é responsável por pagar um sistema de aposentadoria, seja o INSS ou uma aposentadoria privada. Não se preparar para aposentar é um erro muito grave, porque quanto mais velho, mais pesado o trabalho fica e mais difícil é para arrumar bons serviços.

Terceiro erro, não continuar estudando sobre elétrica.

O mercado de elétrica está mudando muito rápido e todo dia tem novas tecnologias, por isso o profissional autônomo deve estar em constante capacitação.

Principais erros que um eletricista autônomo comete.

Continue estudando sempre, nunca pare de estudar!

Trocar um disjuntor é sempre trocar um disjuntor, mas e se esse disjuntor se comunica com a internet ou tem sistema de medição elétrica? Nesse caso trocar o disjuntor continua igual, porém como fazer para parametrizar e configurar esse disjuntor?

Pois é, o eletricista que fica no mesmo e não se atualiza dificilmente vai ter espaço no novo mercado de trabalho, ele vai sempre perder para a concorrência mais qualificada. Por isso sempre falamos aqui no canal sobre a importância de estudar e aprender novas coisas em sua profissão.

Quarto erro, não saber vender o seu serviço.

O melhor autônomo é o que sabe vender bem o próprio serviço. Um bom autônomo que sabe vender o seu serviço sabe sobre a importância de uma boa aparência, a importância de usar boas ferramentas e até mesmo como anunciar o seu trabalho nas redes sociais.

Principais erros que um eletricista autônomo comete.

Saiba como vender o seu serviço!

É claro que não se aprende a ser vendedor do seu serviço da noite pro dia, mas me responda uma pergunta, quantas vezes você estudou sobre este assunto?

Um exercício diário é pensar:

“Como eu vou vender melhor o meu serviço? Como posso melhorar o atendimento ao cliente e com isso ser mais indicado por ele?”

Quinto erro, orçamento errado.

Este é sem dúvidas o maior erro que o autônomo pode cometer.

Principais erros que um eletricista autônomo comete.

Tenha cuidado com o orçamento de forma errada.

Quando eu falo orçamento não é somente o valor final do trabalho! Também entra o prazo correto para o cliente, quanto tempo vai durar o serviço? Errar no levantamento correto de material que vai ser gasto e por aí vai.

O orçamento bem feito e correto é decisivo para fechar um serviço, principalmente para um autônomo. Ele não pode ser caro demais, não pode ser barato demais, tem que garantir a felicidade do cliente e oferecer a remuneração justa para quem vai prestar o serviço.

Muita gente procura sobre as formas de fazer orçamento e quanto deve cobrar por um determinado serviço. Existem várias tabelas que podem ajudar a compor o preço do trabalho do profissional autônomo.

O vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica fala sobre os principais erros que um eletricista autônomo pode cometer e levá-lo a falência.

Sabendo de todas essas dicas, qual erro você acha que é o mais grave para um eletricista autônomo? Pense sobre isso e evolua em sua carreira como autônomo. Caso tenha ficado alguma dúvida, curiosidade ou dicas sobre o assunto deixe nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário