Garantia do serviço, devo oferecer ou não?

Este tema é muito importante para o profissional autônomo! Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar sobre a garantia no serviço de elétrica, mas é importante frisar que essas dicas servem para os autônomos de qualquer área, seja você um pintor, marceneiro, mecânico, pedreiro ou de qualquer outra profissão. Então, vamos lá pessoal!

Autônomo? Garantia no serviço

Recebemos muitas perguntas dos eletricistas que prestam serviço autônomo, e também dos clientes que contratam os eletricistas. Afinal, o serviço de elétrica tem garantia? O profissional autônomo deve oferecer ou não uma garantia?

Precisamos consultar o código de defesa do consumidor, que é o conjunto de leis que trata da relação entre consumidor e fornecedor! Dentre as várias leis, temos as que tratam da garantia para um serviço prestado. O código trata de dois tipos de garantias para a prestação de serviço, que é a garantia contratual e a garantia legal.

Instalação elétrica residencial com garantia

Eletricista autônomo deve oferecer garantia no serviço?

Garantia contratual

A garantia contratual acontece por escrito diretamente com o fornecedor, que no caso do nosso exemplo é o eletricista. Primeiro é importante saber que o eletricista não é obrigado a ofertar garantia em contrato, mas caso isso seja feito, o eletricista tem o dever de cumprir!

Garantia legal

A garantia legal existe independente de contrato ou não, pois decorre do artigo da lei. Sendo assim, ela consiste numa garantia total, obrigatória, incondicional, irrestringível, irrenunciável e inegociável.

O prazo para exercer o direito da garantia é de 30 dias para produtos e serviços não-duráveis, e 90 dias para produtos e serviços duráveis. Entenda que esta data começa a valer assim que ocorre a entrega do produto ou o término da execução do serviço.

Talvez você esteja se perguntando, mas o serviço de elétrica é considerado um serviço durável ou não. Pela lei, ele é classificado como durável, então a garantia é de pelo menos 90 dias!

Observe que citamos pelo menos, porque se o cliente e o eletricista criarem um contrato, então o que vai valer é o período de garantia estipulado naquele contrato. Tanto o profissional autônomo quanto o cliente devem estar cientes dos direitos e deveres.

Garantia em contrato, oferecer ou não?

Por experiência própria de alguns dos nossos profissionais, podemos afirmar que o eletricista autônomo que oferece uma garantia em contrato tem um grande diferencial competitivo, e podemos explicar isso facilmente.

Acredite, ainda existem muitos clientes que não sabem da garantia legal, que como vimos é obrigatória. Com isso, os clientes acham que a única garantia que vale é a de contrato, então ao oferecer um contrato de garantia, naturalmente você está passando mais confiança do seu serviço para o cliente.

Outra forma de passar confiança é conversar e relatar tudo que vai ser feito, tirando todas as dúvidas. Saber explicar o motivo daquele investimento é muito importante, porque o cliente sempre vai buscar a forma mais barata, mas sabemos que nem sempre é a ideal para algumas situações.

Para fechar com chave de ouro, você pode explicar ao cliente tudo que foi alterado no final do processo, mostrando fotos e vídeos das etapas. Saiba que estes registros servirão até para que você possa justificar qualquer problema futuro.

A última dica é para depois que tudo estiver realizado! Mesmo que o cliente não ligue relatando problema, entre em contato com ele depois para confirmar se está tudo certo, porque garantimos que isso vai ser fundamental para ele ter ainda mais confiança no seu trabalho.

Você é capacitado? Realiza o seu trabalho corretamente seguindo as normas? Então por que não oferecer a garantia? O autônomo só tem a ganhar oferecendo a garantia. Por falar em ganhar mais clientes, vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que fala deste tema, vale a pena assistir porque tem excelentes dicas!

Gostou das dicas? Quer aprender mais? Compartilhe este artigo nas redes sociais para nos ajudar na divulgação, e continue acessando as nossas publicações. São centenas de artigos gratuitos de ótima qualidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário