Como abrir um MEI? Microempreendedor Individual
Uma grande dificuldade para muitos eletricistas autônomos e demais profissionais é na abertura de uma empresa como MEI. É normal o surgimento de algumas dúvidas, como por exemplo onde abrir o MEI, se precisa pagar para abrir o MEI e muitas outras. Sabendo dessa dificuldade, neste artigo o Mundo da Elétrica visa ensinar passo a passo como abrir um MEI, além de responder as principais dúvidas sobre o assunto.
Precisa de um contador ou intermediário?
A pergunta mais comum é: “eu preciso de um contador ou intermediário para abrir o MEI?”. A resposta é não! Você pode fazer tudo pela internet e não paga nada para abrir.
Leia também
- Disjuntor do padrão de entrada, como trocar?
- Corrente, tensão e resistência elétrica! Qual a relação?
Para você que não sabe, o microempreendedor Individual, também conhecido como MEI, é um profissional autônomo. Quando você se cadastra como MEI, passa a ter um CNPJ, o que facilita alguns processos, como por exemplo a abertura de contas bancárias, pedidos de empréstimo, emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
Regras para ser um MEI
Existem algumas condições que devem ser seguidas pelo autônomo para a realização do cadastro como Microempreendedor Individual, entre elas estão:
- Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa
- Não ter mais de um estabelecimento
- Não ser sócio de sociedade empresária de natureza contratual ou administrador de sociedade empresária
- Não ser sócio ou administrador em sociedade simples
- Ter no máximo um empregado
- Exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018
Documentos necessários para abrir o MEI
Antes de iniciar o processo de cadastro como microempreendedor individua no Portal de Serviços do Governo Federal é preciso ter alguns documentos em mãos. Os documentos que você vai precisar é o RG, título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda, dados de contato e endereço residencial.
Uma observação importante é que no registro do seu CPF tenha também o registro do título de eleito, caso você não tenha ocorrerá erro no cadastro do MEI. Mas fique tranquilo que o próprio site vai explicar o processo para registrar o CPF.
Ter os dados do seu negócio, como por exemplo o tipo de atividade econômica realizada, a forma de atuação e o local onde o negócio é realizado é fundamental, porque durante o processo você vai precisar dessas informações. Se você ainda não for cadastrado na plataforma gov.br (Plataforma do Governo Federal) é só entrar no site gov.br e clicar na opção “Crie sua conta”.
Bem, depois de realizar todos esses passos você tem que acessar o site do Portal do Empreendedor e escolher a opção “Formalize-se”, que vai te direcionar para o site do Governo Federal gov.br. Entre na sua conta e em seguida autorize o acesso aos seus dados pelo Portal do Empreendedor – Área do Usuário da REDESIM.
Após isso o número do recibo da sua declaração de imposto de renda ou do título de eleitor será solicitado, depois de fornecê-lo confira os dados carregados pelo sistema, preencha as informações solicitadas para fazer o cadastro no MEI e conclua a inscrição.
Você que é autônomo sabe os 5 erros que podem te levar a falência? Neste vídeo abaixo o Mundo da Elétrica mostra os 5 erros que levam à falência dos autônomos, vale a pena conferir!
Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder! O site Mundo da Elétrica está repleto de conteúdo para você que é autônomo.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
ELETRICISTA! Aprenda a medir a qualidade do seu serviço!
Técnicos não têm direito ao CREA
Três Normas da Elétrica que você precisa conhecer!
Aumento de carga! Como trocar disjuntor geral?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.