Portão eletrônico – Tipos e vantagens!

O portão eletrônico é um dispositivo que possui diversas vantagens e vem sendo cada vez mais utilizado. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre os tipos de portões eletrônicos para escolher o melhor. Então, vamos lá pessoal!

O sistema de fechamento do acesso ao imóvel se tornou um instrumento comum, muito útil e de grande importância. A sua instalação confere mais segurança para a família, o condomínio e a empresa, além da comodidade proporcionada.

Tipos de portões eletrônicos

Em relação à abertura e fechamento, existem basicamente três tipos de portões: basculantes, deslizantes e pivotantes.

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de cada tipo de portão eletrônico.

Portão eletrônico - Tipos e vantagens!

Tipos de portões eletrônicos.

Confira a seguir informações sobre cada um dos tipos de portões eletrônicos mencionados acima.

Portão basculante

O portão bascular ou basculante é aquele que se abre na vertical, ou seja, “para cima”, de modo que precisam ter um espaço maior nessa direção.

Esse tipo de portão eletrônico é ideal para espaços limitados, especialmente nas laterais. Em geral, os portões basculantes costumam ser os de maior valor no mercado.

Portão de correr ou deslizante

O portão de correr é considerado o mais comum e tradicional. Ele deve ser utilizado em garagens com amplo espaço, já que é necessário um espaço para os trilhos e para o fechamento do portão.

Esse tipo de portão eletrônico é caracterizado pela existência de trilhos no chão ou trilhos aéreos e é ideal para locais com espaços horizontais, ou então, com espaço vertical limitado.

Portão pivotante

O portão pivotante é similar a uma porteira. Ele possui uma divisória ao meio e suas duas partes abrem-se para dentro ou para fora, cada uma para o seu lado respectivo (direita ou esquerda).

Comumente, o portão pivotante é instalado para abrir para dentro de casa.

Não é ideal para locais e garagens com pouco espaço, pois precisa de amplitude para poder abrir e fechar cada uma de suas laterais.

Além disso, esse tipo de portão eletrônico costuma ser escolhido por conta de seu aspecto visual e só funciona para espaços grandes, sendo que cada bandeira do portão possui motor próprio.

Características importantes

Com relação à forma de construção e estilo, existem os portões abertos (vazados) e os portões fechados (chapa inteira).

O portão eletrônico aberto é fabricado com grades e também é chamado de “portão vazado”. As suas chapas podem ser de madeira ou metal, mas, por ser feito com grades, permitem visualizar o interior do local protegido.

Já o portão fechado é produzido com material opaco, “sem grades”, impedindo a visão do interior da residência ou estabelecimento. Na maioria das vezes também impede a passagem de luz, bem como a sua fabricação pode ser em ferro, alumínio, latão e madeira por exemplo.

Além disso, é importante pensar no tipo de controle de portão eletrônico que será usado! Existem diversos modelos de controle remoto para portão e com múltiplos preços variando conforme as funções extras que os tornam melhores que outros.

Basicamente, os controles de portão eletrônico possuem um transmissor de rádio que emite um sinal sempre que você pressiona o botão. É essencial saber o ideal para sua residência, já que existem modelos mais tecnológicos que evitam falhas e aumentam a segurança!

Vantagens dos portões eletrônicos

Agora que você já conhece os tipos de portões eletrônicos que existem, está na hora de descobrir os benefícios que eles podem trazer para você!

Aumentam a segurança

Os portões eletrônicos tornam o movimento de abrir ou fechar do portão mais fácil e rápido.

Através do uso de controles remotos ou de outros controles de acesso, os portões automatizados são acionados com agilidade e garantem a sua segurança na hora de entrar ou sair.

Além disso, ao optar por materiais robustos e de boa qualidade, os portões eletrônicos possuem alta durabilidade e resistem a diferentes circunstâncias.

Praticidade e agilidade

Além do tema segurança, que é importantíssimo, outro aspecto que faz uma grande diferença na vida das pessoas que utilizam o portão eletrônico é a praticidade que esse item traz. Acredite, a diferença é realmente notável. A agilidade com que você sai ou entra em casa vai mudar o seu humor e fazer você ganhar mais tempo.

Em dias de chuva ou de muito frio, a diferença chega a ser gritante.

Versatilidade

A escolha do modelo de portão a ser usado em sua garagem depende de algumas características do seu imóvel, principalmente do espaço disponível. Mas, fatores como beleza também podem influenciar. Confira bem os tipos de portões eletrônicos que você poderá escolher.

Valor relativamente acessível

O custo de um portão eletrônico é bem mais acessível do que a maioria das pessoas imagina. Mas as vantagens e benefícios para você e sua família são tantos, que esse valor, muito mais do que um gasto, deve ser considerado um investimento em bem-estar, tranquilidade, saúde e segurança.

Se você deseja aprender mais, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos. Nos acompanhe também nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Deixe abaixo nos comentários dúvidas ou sugestões e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário