Tipos de sensores para lâmpadas!

Em Componentes elétricos e eletrônicos por Henrique Mattede

O que é sensor de presença? Quais são os tipos de sensores para lâmpadas? Como usar sensor para lâmpada corretamente. Neste artigo, o Mundo da Elétrica fala tudo sobre sensor para lâmpadas, então vamos lá pessoal!

Quando o assunto é sensores para lâmpadas, já associamos com a economia de energia, pois os sensores possibilitam que as lâmpadas sejam ligadas e desligadas no momento adequado, ou seja, isso ajuda demais quando a gente esquece alguma  lâmpada ligada de forma indevida. Os sensores são grandes aliados para quem procura praticidade, porque com eles conseguimos acender e apagar as lâmpadas sem precisar utilizar o interruptor.

Leia também

Para economizar energia elétrica, poucas práticas são necessárias! Utilizando os sensores para iluminação é possível unir conforto e economia de energia em um só componente elétrico. Mas você sabe qual é o tipo de sensor mais adequado para você usar ? O Mundo da Elétrica preparou neste artigo um conteúdo sobre sensores que podem ser utilizados em diversos locais.

Sensores

Você deve estar se perguntando, o que é um sensor? O sensor é um dispositivo que basicamente detecta e responde à um estímulo de maneira específica, emitindo um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado pelos outros dispositivos.

Existem diferentes tipos de sensores para cada estímulos como por exemplo:

Dispositivo que basicamente detecta e responde estímulos de maneira específica.

O que são sensores? Vários tipos de sensores.

Sensor de Presença

Provavelmente você já ouviu falar nos sensores de presença, que são um dos mais utilizados atualmente. Os sensores de presença são utilizados nas instalações elétricas para o acionamento de cargas como por exemplo, lâmpadas ou portas.

Instalações elétricas para acionamento de lâmpadas ou portas.

Sensores de presença, os mais utilizados atualmente.

Eles são dispositivos capazes de detectar movimentos por meio de ondas emitidas no ambiente, ou seja, um relé é acionado ao identificar uma pessoa em movimento naquele espaço. Quando isso acontece, o contato normalmente aberto é fechado, permitindo a passagem da corrente elétrica para acionar a carga.

Sensor de Palmas

Quem nunca sonhou em acender a luz batendo palmas? Então, com o detector de som que também é conhecido como sensor de palmas, isso pode ser uma realidade! Ele é capaz de detectar os comandos feitos por som, e acionar a lâmpada. Para quem não conhece, o sensor de palmas é um circuito eletrônico simples e utilizado para várias funções.

O sensor de palmas é um circuito eletrônico simples

Detector de som ou sensor de palmas.

Relé Fotocélula

Quando foi inventado o relé fotocélula ou relé fotoelétrico, ele definitivamente trouxe muito conforto e economia de energia elétrica, sendo um dos pioneiros dos sistemas de automação residencial.

Sensor LDR (light dependente resistor, que traduzindo é resistor dependente de luz).

Principais funções do relé fotocélula é ligar ou desligar lâmpadas automaticamente.

O relé fotocélula monitora a quantidade de luz que incide sobre o sensor da fotocélula, que é um sensor LDR (light dependente resistor) que traduzindo é resistor dependente de luz. Uma das principais funções do relé fotocélula é ligar ou desligar lâmpadas automaticamente através da quantidade de luz, acionando a lâmpada ao escurecer e desligando ao amanhecer.

É muito comum utilizar o relé fotocélula para acionamento de lâmpadas de postes, estacionamentos, rodoviárias, marquises, etc. Os sensores são muito utilizados em processos de automação industrial ou residencial, gerando conforto e agilidade para os usuários.

No canal Mundo da Elétrica já mostramos como controlar as lâmpadas com a voz, vale a pena conferir no vídeo abaixo!

Agora que mostramos alguns tipos de sensores para acionamento de lâmpadas, ficou fácil para você escolher qual é o melhor. Qualquer dúvida deixe nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário