Relé falta de fase, como funciona?

Você sabe como funciona um relé falta de fase? Muitas pessoas antes de saber como funciona, só procuram como instalar relé falta de fase trifásico e instalam mesmo sem entender aquilo que estão fazendo. Isso é um grave erro, pois se ocorrer um problema é mais difícil para conseguir resolver. O Mundo da Elétrica vai te mostrar neste artigo como funciona um relé falta de fase. Vamos lá pessoal!

O que é relé falta de fase?

O relé falta de fase assim como outros tipos de relés, é um dispositivo que executa uma ação de comutação de contatos a partir de alguma situação que ele identifica.

Como está descrito em seu nome, a principal condição para o acionamento deste relé é a falta de fase.

Há também outras condições para o acionamento, como por exemplo:

Todas essas condições dão a ele a classificação merecida de um dispositivo de proteção.

Veja como este relé atua!

Como funciona o Relé Falta de Fase?

Relé Falta de Fase: Composição

A composição do relé falta de fase trifásico é feita com base em eletrônica juntamente com o magnetismo! Este dispositivo possui como principais elementos:

Contato Comutador

Entender sobre contatos é muito importante, não só para você conseguir entender o funcionamento do relé de falta de fase, mas também para aumentar seu conhecimento e fazer você interpretar melhor os diagramas de comandos elétricos, por exemplo.

O contato comutador é um contato que realiza a comutação entre um contato aberto e um contato fechado, ou seja, tem a função de ambos os contatos:

Por fornecer as duas funções, o contato comutador é muito utilizado em relés e não em contatores.

Pela simbologia abaixo, podemos ver que um contato comutador pode ser usado para “alternar” entre dois caminhos em uma linha de comandos elétricos.

Veja os tipos de contatos de comutação.

Este contato comutador é o que faz o comando ser realizado!

Relé Falta de Fase: Como Funciona?

O relé falta de fase tem um funcionamento bastante interessante! Ele é usado na maioria das vezes como proteção de motores elétricos trifásicos, principalmente por possuir uma ação rápida e precisa. Essa característica é muito importante porque os motores trifásicos necessitam das três fases para funcionar, ou seja, se houver a falta de uma delas existe um alto risco de queima do motor.

Este relé age monitorando as três fases de alimentação do circuito, mas como ele faz isso? O relé falta de fase possui um circuito eletrônico que é responsável por monitorar a passagem das fases.

Quando uma das fases não é detectada por esse circuito eletrônico, um microprocessador alimentado por uma tensão diminuída por um resistor, envia um sinal que faz com que o relé interno acione e comute os contatos.

O relé falta de fase libera a energia para o funcionamento do contator ligado à ele assim que o contato NA fecha, fazendo com que a alimentação do contato NF seja cortada. É recomendado que o contato NF seja ligado à algum LED de aviso de falha ou à uma sirene.

Funcionamento sem acionar do relé.

Relé Falta de Fase Funcionando com todas as Fases.

A comutação dos contatos é bem interessante! Enquanto o microprocessador não envia o sinal para o relé interno acionar, o contato comum permanece como contato NF. Porém, quando o relé é acionado o contato NF é aberto e o contato NA é fechado.

Funcionamento deste relé com a falta de fase.

Relé Falta de Fase acionado devido a ausência de uma das Fases

Agora que sabe o seu funcionamento, está pronto para aprender como instalar relé falta de fase trifásico! Mas saberia instalá-lo em uma montagem de partida direta de um motor trifásico? Para aprender, indicamos que assista este vídeo do canal Mundo da Elétrica, que vai te ensinar como montar rapidamente esse comando! Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal.

Gostou deste artigo? Você achou este funcionamento fácil ou difícil de entender? Conte para a gente aqui nos comentários, e se tiver alguma dúvida já aproveita e comente também. Continue acompanhando o Mundo da Elétrica para ter acesso aos artigos sobre elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário