Como instalar sensor de presença com fotocélula?

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

Os sensores de fato são úteis nas instalações elétricas, como é o caso do sensor de presença e da fotocélula. Você sabe como fazer a instalação elétrica de um sensor de presença e uma fotocélula? Fique tranquilo, o Mundo da Elétrica vai ensinar como realizar a instalação de um sensor de presença com fotocélula, além de explicar o que é um sensor de presença e o que é fotocélula. Vamos lá!

Fazer a instalação do sensor de presença ou da fotocélula é relativamente simples, mas ainda é comum surgirem dúvidas em relação a instalação do sensor de presença e da fotocélula.

Sensor de presença: O que é e como funciona

Comumente utilizados nas instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais, os sensores de presença são usados para acionar lâmpadas ou portas. Os sensores de presença são dispositivos capazes de detectar movimentos de determinados corpos.

O funcionamento do sensor de presença é relativamente simples, pois quando o sensor detecta movimento um relé é acionado, fechando um contato normalmente aberto, que permite a passagem da corrente elétrica e aciona um componente, onde geralmente aciona uma lâmpada.

Fotocélula: O que é e como funciona

O funcionamento de uma fotocélula também é simples, pois todo relé se comporta como um contato normalmente aberto ou normalmente fechado, sendo acionado de acordo com algum fator ou configuração. No caso do relé fotoelétrico, este fator é a quantidade de luz que incide sobre o sensor da fotocélula, que nada mais é do que um sensor LDR (light dependent resistor), também conhecido como resistor dependente de luz.

Sensor de presença: Como instalar

Iremos mostrar primeiro como fazer a instalação apenas do sensor de presença para acionar uma lâmpada. Para quem não sabe, a instalação do sensor de presença é similar com a instalação de um interruptor simples.

Devemos nos atentar para alguns detalhes antes de fazer qualquer instalação como, nunca executar instalação em circuitos energizados. É preciso desligar o disjuntor geral da instalação ou o disjuntor do respectivo circuito em que será realizada a instalação. Também é importante certificar se este mesmo circuito está desenergizado, e em seguida tenha certeza de que o circuito não seja energizado durante a instalação, ou seja, você desliga o circuito, confirma se ele foi desligado e não deixe que este circuito seja religado sem você saber como por exemplo, trancar o QDC com um cadeado.

O primeiro passo é alimentar o sensor de presença, identificamos quais são os bornes ou cabos de fase, neutro e retorno do sensor de presença. Após identificar os cabos do sensor, ligamos o cabo de fase no borne identificado como fase e o cabo neutro no borne identificado como neutro. Caso a ligação seja bifásica é só conectar a fase 2 no borne com a identificação de neutro.

O último passo é fazer a ligação da lâmpada, sendo assim precisamos do cabo neutro no borne que se conecta a parte lateral do receptáculo, e em seguida alimentamos a lâmpada com o cabo de retorno ligado ao borne referente a parte central do receptáculo. A imagem abaixo mostra detalhadamente como deve ser feita a instalação do sensor de presença.

Aprenda como fazer a instalação de um sensor.

Esquema de ligação completo de um sensor de presença.

Fotocélula: Como instalar

Assim como o sensor de presença, vamos primeiro alimentar a fotocélula e identificar quais são os bornes ou cabos de fase, neutro e retorno do sensor de presença. Ligamos o cabo de fase no borne identificado como fase e o cabo neutro no borne identificado como neutro. E se a instalação for bifásica é só conectar a fase 2 no borne com a identificação de neutro.

Para finalizar é preciso fazer a ligação da lâmpada, ou seja, conectamos um cabo neutro no borne que se conecta a parte lateral do receptáculo, e em seguida alimentamos a lâmpada com o cabo de retorno ligado ao borne referente parte a central do receptáculo.

Uma dica essencial para instalação é que não devemos deixar a fotocélula posicionada para a lâmpada, pois isso vai causar o mau funcionamento. A imagem abaixo mostra detalhadamente como deve ser feita a instalação da fotocélula.

Aprenda como instalar uma fotocélula.

Esquema de ligação completo de uma fotocélula.

Sensor de presença com fotocélula: Como instalar

É importante destacar que são muitos os modelos de sensores de presença no mercado que também possuem a função fotocélula. Neste caso a instalação elétrica não muda nada, apenas as configurações no próprio sensor, que são geralmente programadas através dos jumpers.

Caso você queira um sensor de presença que só funciona à noite, mas queira fazer isso usando uma fotocélula, fique tranquilo, pois instalação é simples e o Mundo da Elétrica ensinar como fazer a instalação de um sensor de presença com fotocélula.

Primeiro vamos alimentar a fotocélula normalmente, igual ensinamos anteriormente, porém ao invés de conectarmos o cabo de retorno da fotocélula na lâmpada, iremos ligá-lo no borne de alimentação (fase) do sensor de presença.

Sensor de presença com fotocélula, dicas de como fazer a instalação.

Esquema de ligação completo de um sensor de presença com fotocélula.

O próximo e último passo é a mesma ligação feita anteriormente, conectamos o neutro no borne referente ao neutro e o cabo de retorno da lâmpada no borne de retorno do sensor de presença. O esquema de ligação completo do sensor de presença com fotocélula está representado na imagem abaixo.

Sensor de presença com fotocélula: Funcionamento

Esta é basicamente uma ligação em série, onde alimentamos a fotocélula, para quando ela estiver em momentos do dia com a iluminação baixa a fotocélula habilitar o sensor de presença, para então o sensor de presença funcionar. Isto é, apenas em momentos de baixa iluminação a fotocélula permite com que a fase chegue ao sensor de presença e ele seja alimentado normalmente.

Dessa forma, para que a lâmpada acenda é preciso que duas condições sejam verdadeiras, a fotocélula e o sensor de presença devem ser acionados, ou seja, para a lâmpada acender deve estar com uma iluminação muito baixa para a fotocélula e o sensor de presença detectar algum movimento.

Caso queira entender melhor como funciona um relé fotoelétrico e como instalar, o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica explica passo a passo como ele funciona

.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado, caso ainda tenha restado alguma dúvida ou curiosidade sobre sensores de presença e fotocélula, deixe nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário