Dimmer digital, saiba como instalar!

Você sabia que existem dimmers que permitem a ligação e controle de luminosidade de vários pontos? O Mundo da Elétrica fez um vídeo mostrando como realizar a instalação de um dimmer, e neste vídeo nós recebemos várias mensagens pedindo para também mostrar como instalar um dimmer que pode ser ligado de vários pontos.

Portanto, atendendo aos pedidos nós decidimos escrever este artigo, que vai falar exatamente desse assunto e ensinar como instalar um dimmer juntamente com dois interruptores pulsadores. Então, vamos lá pessoal!

No caso dos dimmers comuns, eles não podem ser dimerizados de vários pontos, ou seja, não é possível controlar a intensidade da iluminação em mais de um lugar. Porém, a chegada dos dimmers digitais foi uma solução muito eficaz para esse problema!

Dimmer Digital: O que é? Para que serve?

O dimmer digital é um dispositivo de controle muito usado em residências para alterar a velocidade de ventiladores ou outros dispositivos, mudar a aparência visual de alguns ambientes e até mesmo determinar o clima estético deles, além da sua função de controlar a intensidade da iluminação. O dimmer consegue fazer a alteração gradativa da luz emitida pelas lâmpadas por meio do controle da intensidade da corrente elétrica.

Como instalar Dimmer Digital?

Além de prático e economizador, o dimmer digital pode deixar o seu ambiente mais estiloso!

Ele consegue fazer essa alteração gradativa através do seu regulador, que pode ser um botão giratório ou também um regulador pulsante, que varia a intensidade da luz de acordo com o tempo em que fica sendo pressionado.

O dimmer digital consegue guardar na memória a última intensidade da iluminação antes de ser apagado, e quando ele é ligado novamente, a luz reacende com a intensidade que foi deixada, o que pode ser muito cômodo.

Dimmer Digital: Instalação

A ligação do dimmer digital é bem simples! Como em todas as instalações, você deve desenergizar o circuito no qual irá trabalhar, lembrando sempre de usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretos.

O dimmer precisa de uma alimentação, por isso precisamos ligar os cabos de alimentação da rede elétrica (monofásica/bifásica) nos bornes de alimentação do dimmer. Visando demonstrar a ligação, usamos neste passo a passo uma rede monofásica de 127V.

Para começar, ligue um cabo de fase no borne de fase do dimmer e, usando a mesma fase, faça a alimentação no primeiro borne do primeiro interruptor pulsador.

Esses pulsadores são bem parecidos com um interruptor simples, pois eles também têm dois bornes de conexão. Porém, eles não têm duas posições, mas sim uma só, que quando é pressionada volta para a sua posição original e aciona/interrompe a carga.

Para o segundo pulsador, é necessário derivar a fase da ligação do primeiro pulsador, e da mesma forma, ligar o cabo fase no primeiro borne.

Como instalar Dimmer Digital?

Alimentação do Dimmer e dos Pulsadores.

Agora são ligados os retornos! Usando o segundo borne dos dois pulsadores, ligue um cabo de retorno do primeiro pulsador para o segundo pulsador.

Do segundo pulsador, deve ser derivado um retorno para o dimmer. A ligação no dimmer deve ser feita no borne que tem o símbolo do pulsador, que costuma ser muito parecido com a letra K.

Como instalar Dimmer Digital?

Ligação do Retorno dos Pulsadores no Dimmer.

Do dimmer, deve ser ligado um retorno que irá para a lâmpada. A ligação no dimmer deve ser feita no borne que tem o símbolo indicando a lâmpada.

E por último, ligue o cabo de neutro na lâmpada. Nesta montagem, você pode derivar o neutro vindo do dimmer ou derivar o cabo de neutro do próprio circuitos de iluminação, em qualquer ponto.

Como instalar Dimmer Digital?

Esquema completo da instalação do Dimmer Digital!

Com todos os passos feitos, confira o aperto de todos os bornes e após ter certeza da ligação de todos os componentes, religue a energia do circuito para fazer o teste.

Com o dimmer e os pulsadores conseguindo regular a intensidade da iluminação, além de ligar/desligar as lâmpadas, a sua instalação estará pronta!

Mas temos uma pergunta para você. Será que a lâmpada de LED pode ser instalada e dimerizada nesse circuito? Caso queira descobrir a resposta, é só assistir o vídeo do Mundo da Elétrica a seguir. Lembre-se de se inscrever no canal, curtir o vídeo e comentar também!

Gostou de aprender a instalar o dimmer digital? Então compartilhe este artigo para os seus amigos também aprenderem. Comente aqui se tiver ficado alguma dúvida sobre o assunto e te responderemos com prazer!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário