Você sabe o que é o cabo neutro e de onde surge o cabo neutro? Essa é uma dúvida muito recorrente entre os eletricistas e entusiastas da eletricidade. Pensando nisso iremos explicar o que é o cabo neutro, como surge o cabo neutro, qual a tensão no cabo neutro e para que serve o neutro, vamos lá pessoal!

Condutor neutro: O que é?

O condutor neutro é um elemento do circuito ou de um determinado sistema, que apresenta em regime permanente a corrente elétrica e a diferença de potencial elétrico nulos, indiferente da sua forma ou natureza, mas mesmo com essas características, o condutor neutro pode ser um condutor ativo, ou seja, em algum momento ou situação a corrente elétrica e a tensão elétrica no condutor neutro podem não ser nulos.

É importante destacar que o condutor neutro é essencial em uma instalação elétrica, principalmente para as instalações de baixa tensão. Usar o cabo neutro nas instalações elétricas, sejam elas residenciais, prediais ou industriais é fundamental, porque é através do neutro que podemos obter duas tensões, como por exemplo 127 V ou 220 V, que também vai depender de qual tensão a concessionária de cada região região fornece ao consumidor.

Cabo neutro, de onde vem e que é?

De onde vem o cabo neutro?

Condutor neutro: De onde surge?

O condutor neutro que encontramos nas instalações elétricas, tem como origem um sistema elétrico trifásico de um transformador. Caso você nunca tenha reparado um detalhe sobre o sistema de transmissão e distribuição das concessionárias, é que no sistema de transmissão existem apenas três condutores chegando aos transformadores, sendo todos estes condutores de fase.

Dessa forma podemos observar que na saída do respectivo transformador existem quatro condutores, sendo três deles condutores fase e um condutor neutro, como podemos observar detalhadamente a imagem apresentada abaixo:

Como surge o condutor neutro?

Local onde surge o cabo neutro.

Sabendo que o condutor neutro surge no transformador, como exatamente essa “mágica” acontece? Para facilitar o entendimento, saber o ponto exato onde surge o neutro, é importante compreender como funciona o transformador e quais são os formas de realizar o fechamento das bobinas deste transformador.

Assim como nos motores elétricos de indução trifásicos, as bobinas do transformador também podem ser fechadas em estrela ou triângulo, e é assim que podemos compreender de onde surge o neutro.

O condutor neutro só surge nos sistemas de fechamento estrela, pois internamente o transformador possui dois fechamentos, que é o fechamo triângulo e o fechamo estrela, de forma que as bobnias de entrada do transformador estão fechadas em triângulo e as bobinas de sua saída fechadas em estrela, como podemos observar na imagem a seguir:

O que é o neutro e de onde surge o neutro.

Fechamento em estrela e fechamento em triângulo.

Como podemos observar, o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas no sistema de fechamento estrela. Neste ponto, devido a defasagem entre as fases, o ponto de união entre as bobinas é matematicamente nulo, ou seja, a sua tensão é zero.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica tem uma explicação completa do ponto de onde surge o neutro. No vídeo também é possível conhecer melhor o funcionamento dos transformadores e entender os sistemas de ligação estrela e triângulo, confira.

Condutor neutro:Para que serve?

O condutor neutro é fundamental no circuito elétrico, porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito, pois entre as fases o neutro é o que possui menor potencial elétrico, próximo de zero, além disso o neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica, completando o circuito.

Condutor neutro: Quantos volts ele possui?

Em condições normais, o neutro deve estar sempre com o potencial de zero volts ou o mais próximo possível disso. Portanto, se houver tensão no neutro significa que existe um desequilíbrio entre as fases do sistemas, e sabendo destes detalhes, podemos responder outra dúvida recorrente, que se o cabo de neutro dá choque elétrico ou não!

Para haver um choque elétrico é necessário existe uma diferença de potencial elétrico considerável e uma corrente elétrica, portanto de acordo com explicação anterior, idealmente se você entrar em contato apenas com o condutor neutro, de um circuito equilibrado, não se deve tomar choque elétrico, mas como já sabemos, na prática nenhuma das instalações estão devidamente equilibradas,

Sabendo de tais detalhes, recomendamos todo o cuidado possível com o condutor neutro, principalmente se o circuito estiver com alguma carga ligada ao mesmo, pois apesar do condutor neutro possuir um potencial muito baixo, passa corrente elétrica pelo cabo neutro.

Condutor neutro: Qual a cor do cabo neutro?

Não podemos finalizar este artigo sem comentar o que a norma NBR 5410 destaca em relação ao neutro. Muitos não sabem, mas o condutor neutro deve possuir uma cor especifica, que é indicada pela NBR 5410, assim como o condutor de aterramento deve conter uma cor diferente, que neste caso deve ser verde ou verde com amarelo, enquanto isso o cabo neutro deve ser da cor azul claro.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao cabo neutro. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)