Certamente você já ouviu falar que o cobre é o melhor condutor elétrico, certo? Mas algumas pessoas defendem que o ouro é o melhor condutor que existe, será que isso é mesmo verdade? E por que será que o cobre é o metal mais usado para fazer cabos? O Mundo da Elétrica mostra quais são os três melhores condutores elétricos e as suas características, então vamos lá pessoal!

Melhores condutores elétricos

O condutor elétrico é um material que possibilita a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Para o material ser bom condutor elétrico, ele tem que possuir uma grande quantidade de elétrons livres. Esses elétrons conseguem movimentar e transportar energia elétrica com facilidade, ou seja, por isso quanto mais elétrons livres melhor será o condutor.

A condutividade elétrica é uma grandeza elétrica, justamente o ao contrário da resistividade elétrica, pois ela é responsável por definir se um material é melhor ou pior condutor elétrico que o outro. A unidade usada para condutividade elétrica é S*m/mm² (siemens vezes metros por milímetro quadrado).

O primeiro material melhor condutor é a prata por possuir muitos elétrons livres, porém o seu preço é muito alto e isso torna inviável o seu uso para a fabricação de cabos elétricos para o uso comum. A prata possui uma condutibilidade de 62,5 S*m/mm², isso considerando pressão e temperatura ambiente. Em algumas situações específicas, a prata é usada como condutora de alguns tipos de circuitos eletrônicos que necessitam de muita precisão.

Melhor condutor é a prata por possuir muitos elétrons livres.

A prata possui uma condutibilidade de 62,5 S*m/mm².

O segundo material melhor condutor é o nosso famoso cobre, possuindo uma condutibilidade de 61,7 S*m/mm² e ficando um pouco atrás da prata. O motivo do cobre ser o mais usado para fabricação de fios e cabos é principalmente devido ao preço mais acessível, mas também graças às propriedades mecânicas que tornam o cobre fácil de ser moldado e manipulado.

O cobre é mais usado para fabricação de fios e cabos.

O cobre possui uma condutibilidade de 61,7 S*m/mm².

Em terceiro lugar temos o ouro com uma condutibilidade de 43,5 S*m/mm². Considerando o preço do ouro fica inviável fabricar condutores em larga escala. Porém quando usado como condutor elétrico, o ouro tem uma propriedade que ganha da prata e do cobre, que é uma taxa menor de oxidação, ou seja, ele não “enferruja” e não cria zinabre. Muitos circuitos integrados como processadores de computador e alguns conectores, utilizam ouro ou banho de ouro para melhorar os contatos e reduzir a oxidação.

Taxa menor de oxidação, ou seja, ele não "enferruja" e não cria zinabre.

Ouro possui uma condutibilidade de 43,5 S*m/mm².

Curiosidade

Agora que já respondemos a sua dúvida, vamos mostrar uma curiosidade sobre os cabos elétricos que talvez você não saiba. Então por mais incrível que pareça, os primeiros fios foram feitos de ferro e com isolação de pano assim como mostra a imagem abaixo. Só depois de alguns anos que foi utilizado o cobre para a fabricação de condutores.

Só depois de alguns anos que foi utilizado o cobre para a fabricação de condutores.

Os primeiros fios foram feitos de ferro e com isolação de pano.

As coisas mudaram bastante, mas será que você está acompanhado essa evolução? Para você ficar por dentro de tudo, vamos deixar um vídeo do canal Mundo da Elétrica mostrando como automatizar sua casa com a voz. Vale a pena assistir porque isso pode fazer você aumentar o seu número de clientes e com isso, ganhar cada vez mais dinheiro.

Esperamos ter ajudado e fique à vontade para continuar aprendendo sobre elétrica e novidades do mercado aqui no site e canal do Mundo da Elétrica.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)