Alguns leigos costuma confundir esquema elétrico com diagrama elétrico ou projeto elétrico. Realmente quem não é da área da elétrica pode até confundir eles, mas o esquema elétrico tem suas próprias características. Neste artigo o Mundo da Elétrica tem intuito facilitar seu entendimento sobre o que é um esquema elétrico. Então vamos lá!

Os esquemas elétricos, diagramas elétricos e projetos elétricos, são representações gráficas utilizando simbologias e desenhos de circuitos elétricos e eletrônicos com por exemplo, instalação elétrica residencial, ar condicionado, compressor de ar, ventilador de teto, celular, comando elétrico entre outros.

As representações gráficas são como um GPS! Imagine que você está perdido procurando uma casa qualquer, a função do GPS é indicar o melhor caminha para chegar até seu destino. Agora imagine que o diagrama é a representação gráfica da sua instalação elétrica, e você está procurando o disjuntor do seu chuveiro, então as representações gráficas vão indicar qual é o disjuntor correto.

Instalação elétrica residencial, ar condicionado, compressor de ar, ventilador de teto, celular e comando elétrico.

Os esquemas elétricos, diagramas elétricos e projetos elétricos são como um GPS.

Diagramas Elétricos

Antes de entrar em detalhes sobre o que é um esquema elétrico, é preciso entender o que é um diagrama elétrico e os tipos de diagramas elétricos. O diagrama elétrico como já falamos é uma representação gráfica! Porém o diagrama elétrico segue um padrão de simbologias e normas a serem feitas, pois os diagramas elétricos devem uma linguagem universal.

Permitindo que um diagrama elétrico feito aqui no Brasil tem a mesma representação, que um diagrama elétrico feito no Japão, mesmo como escrita diferente a função do diagrama é a mesma. Os diagramas elétricos são divididos em quatro tipos diferentes funcional, unifilar, multifilar e trifilar:

Diagrama Funcional

Um diagrama elétrico simples, mas muito importante é o funcional! Sua função principal é explicar o funcionamento de circuitos elétricos e eletrônicos, exibindo todos os condutores e componentes que serão ligados no circuito. O foco do diagrama funcional é permitir interpretação com rapidez e clareza o funcionamento do circuito, e não o posicionamento de componentes e medidas de cabos ou percurso.

Sua função principal é explicar o funcionamento de circuitos.

Um diagrama elétrico simples, mas muito importante é o funcional!

Diagrama Unifilar

No diagrama unifilar os condutores do circuito são representados por um único traço que demonstra o caminho dos condutores. Nesse traço são utilizados símbolos que identificam os cabos que estão dentro deste caminho.

Geralmente o diagrama unifilar é mais usado em desenho sobre a planta baixa de uma casa, não apresentado com clareza o funcionamento da instalação, pois não permite visualizar o percurso da corrente elétrica. Sua função principal é facilitar verificação de quantos condutores passarão em determinados eletrodutos e o trajeto do mesmo.

Símbolos que identificam os cabos que estão dentro deste caminho.

Diagrama unifilar muito utilizando em projetos elétricos.

Diagrama Multifilar

O diagrama multifilar é uma representação gráfica mais detalhada das ligações de um circuito, mostrando todos os condutores e componentes em sua posição correta.

Os condutores e componentes em sua posição correta.

O diagrama multifilar é uma representação gráfica mais detalhada.

Diagrama Trifilar

Por ser um tipo de diagrama muito usado em sistemas trifásicos, os eletricistas da área de comandos elétricos ou de manutenção de máquinas trifásicas estão bem acostumados como o diagrama trifilar. Sua função é representar cada uma das três fases de um sistema elétrico trifásico e suas respectivas derivações, lembrando muito um diagrama multifilar.

O diagrama trifilar é muito utilizado em projetos industriais para representar circuitos de comandos e potência de comandos elétricos e máquinas elétricas. Por ser um diagrama mais complexo acaba gerando dúvida em alguns eletricistas novos na área industrial.

Sua função é representar cada uma das três fases de um sistema elétrico trifásico.

O diagrama trifilar é muito utilizado em projetos industriais.

Projetos Elétricos

Alguns leigos costuma confundir projeto elétrico com diagrama unifilar, mas como sabemos não são a mesma coisa. Diferente dos diagramas, o projeto elétrico além de ser uma representação gráfica, também é responsável por informar todos os detalhes de circuito como por exemplo, localização dos pontos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra entre outras informações. Por serem dimensionados de acordo com as necessidades do cliente, nos projetos elétricos é possível ter mais de um tipo de diagrama.

Localização dos pontos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores e dispositivos de manobra.

Diagrama unifilar em um projeto elétrico de uma casa.

Esquema Elétrico

Agora vamos entender exatamente o que é esquema elétrico! Mesmo tendo um função igual a dos diagramas, o esquema elétrico não é necessariamente um diagrama elétrico. O esquema elétrico é um guia para a execução de toda a ligação de um circuito oferecendo mais segurança e diminuição de erros.

Nos esquemas elétricos é possível utilizar diversas alternativas para explicar a ligação do circuito como por exemplo, imagens, símbolos, desenhos, palavras e outros. Diferente dos diagramas elétricos que seguem um padrão e norma, os esquemas elétricos podem ser feitos da maneira mais explicativa possível sem seguir padrão e norma, mas sempre respeitando as regras da eletricidade.

É possível utilizar diversas alternativas para explicar a ligação do circuito.

Esquema elétrico de um sensor de presença com fotocélula ligando uma lâmpada.

Saber diferenciar cada tipos de representações gráficas é muito importante, mas outro ponto que precisamos destacar é a leitura e interpretação de diagramas. Abaixo temos um vídeo do Mundo Elétrica explicando como ler e interpretar diagramas para partida de um motor trifásico.

Viu como é simples diferenciar cada tipo de representação? Mas caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)