A leitura de diagramas elétricos é muito importante para o profissional eletricistas. Para a interpretação de projetos elétricos o profissional do Mundo da Elétrica deve conhecer os tipos de diagramas, a simbologia de projetos elétricos, ter noção de desenho técnico e desenho arquitetônico. Neste artigo iremos mostrar os tipos de diagramas elétricos e alguns componentes presentes em um diagrama.

Para planejar uma instalação elétrica é preciso desenhar primeiro como vai ficar esta instalação, e uma das formas de fazer isso é usando os diagramas elétricos. Os diagramas elétricos são as representações gráficas dos circuitos elétricos com conjunto de símbolos gráficos, que são capazes de representar uma instalação elétrica ou parte de uma da instalação.

Tipos de Diagramas

O diagrama elétrico tem uma linguagem universal, pois o desenho é uma representação visual universal. Desta maneira um diagrama elétrico feito aqui no Brasil tem a mesma representação, que um diagrama elétrico feito no Japão. Apesar da escrita ser diferente, o fundamento do diagrama é o mesmo. Existem quatro tipos diferentes de diagramas elétricos que são, diagrama funcional, multifilar, unifilar e trifilar:

Diagrama funcional

O diagrama funcional é utilizado para explicar o funcionamento e não o posicionamento de componentes, nem medidas de cabos ou percurso. O diagrama funcional possui todos os condutores e componentes que serão ligados em um circuito elétrico, permite interpretar com rapidez e clareza o funcionamento.

Possui todos os condutores e componentes que serão ligados.

Diagrama funcional, possui todos os condutores e componentes.

Diagrama trifilar

O diagrama trifilar é utilizado em sistemas de comandos elétricos e máquinas trifásicas, representando cada uma das três fases de um sistema elétrico e suas respectivas derivações.

Representando cada uma das três fases de um sistema elétrico.

Diagrama trifilar são utilizados em sistemas de comandos elétricos.

Diagrama Unifilar

Unifilar significa um fio apenas, neste diagrama todos os fios ou cabos são representados usando um traço que representa o caminho dos cabos. Por cima deste traço são usados símbolos que representam os cabos que estão dentro deste caminho. Observe na imagem abaixo o projeto de diagrama unifilar de um padrão de entrada.

Fios ou cabos são representados usando um traço que representa o caminho dos cabos.

Diagrama unifilar significa um fio apenas.

Veja que existe quatro símbolos cruzando a linha, sendo que a linha representa um eletroduto. Cada um destes símbolos representa um cabo elétrico, ou seja, nesse eletroduto vamos ter quatro cabos passando.

Diagrama Multifilar

Multifilar significa muito fios, no diagrama multifilar cada fio é representado de forma separada e não apenas sobre um caminho como no unifilar. Na imagem abaixo temos um diagrama de comandos elétricos que é multifilar.

No diagrama multifilar cada fio é representado de forma separada.

Diagrama multifilar significa muito fios.

Observe que este diagrama é mais detalhado e mostra todas as derivações dos cabos. Veja que cada fase é representada de forma separada, cada detalhe é muito bem representado.

Diagrama – Símbolos

Além da representação dos cabos, os diagramas também são compostos por símbolos. Os símbolos fazem a representação gráfica e desenhada dos componentes na instalação. Existem diversos símbolos, para cada um dos componentes do circuito, porém temos algumas simbologias que são mais utilizadas como:

Tomadas

As tomadas elétricas são pontos de conexão que fornecem energia elétrica para um determinado equipamento elétrico. Existem quatro simbologias para tomadas como podemos ver na imagem abaixo:

As tomadas elétricas são pontos de conexão que fornecem energia elétrica.

Simbologias para tomadas.

Condutores

Os condutores elétricos são responsáveis por conduzir a energia elétrica e interligar os componentes e dispositivos elétricos. Existe a devida simbologia para todos os tipos de condutores, como podemos visualizar na imagem abaixo:

Existe a devida simbologia para todos os tipos de condutores.

Representação de condutores.

Quadro de distribuição

O quadro de distribuição recebe os condutores do medidor e realiza a divisão dos circuitos, além de armazenar os dispositivos de proteção da instalação elétrica. As simbologias para os quadros de distribuição são bem simples, veja a imagem abaixo:

As simbologias para os quadros de distribuição são bem simples.

Símbolos de quadro de distribuição.

Caixas de passagem

As caixas de passagem são utilizadas como pontos de derivação para os eletrodutos e para facilitar a passagem de cabos por longas distâncias, sendo usadas apenas para derivação, não possuindo nenhuma tomada ou interruptor. Veja as simbologias abaixo:

Usadas apenas para derivação, não possuindo nenhuma tomada ou interruptor.

Como e representada caixas de passagem.

Luminárias

As luminárias são suportes de lâmpadas compostos por um ou mais receptáculos, usados para realizar a conexão das lâmpadas. Na simbologia das luminárias contém diversas informações, observe na imagem abaixo:

Usados para realizar a conexão das lâmpadas.

Simbologia das luminárias contém diversas informações.

Interruptores

Os interruptores são componentes elétrico usados para ligar e desligar um determinado circuito, podendo ter diferentes simbologias:

Usados para ligar e desligar um determinado circuito.

Os interruptores, podendo ter diferentes simbologias.

Para avançar cada vez mais em projetos é preciso aprender a ler projetos elétricos. Por isso abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica, explicando como realizar a leitura e interpretação de diagramas e projetos elétricos.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre diagramas elétricos, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)