Quadro de iluminação – Como instalar e características!

Você sabe o que é um quadro de iluminação? Sabe quais são as suas características e onde instalá-lo? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre quadro de distribuição e circuito de iluminação. Então, vamos lá pessoal!

Nas instalações elétricas, o quadro de distribuição (QDC), também conhecido como caixa de distribuição ou caixa de distribuição de energia, é o componente responsável por abrigar os dispositivos de proteção e de manobra, bem como as conexões dos condutores elétricos interligados a esses elementos, com a finalidade de distribuir a energia aos diversos circuitos da edificação.

Chama-se circuito, o conjunto de pontos de consumo (pontos de luz e tomadas) alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivo de proteção. Todos os circuitos iniciam-se no QDC e finalizam nos pontos de tomadas, iluminação e nas demais cargas.

A instalação elétrica deve ser dividida em circuitos para facilitar a manutenção e reduzir interferências!

Porém, infelizmente, uma grande parte das instalações residenciais no Brasil não possuem os seus circuitos corretamente distribuídos e, em alguns casos, sequer possuem um QDC.

Outro ponto essencial é a importância de consultar as normas que regulamentam as instalações elétricas, visto que elas priorizam a segurança e o conforto tanto dos instaladores como dos usuários, bem como a qualidade das instalações.

Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR 5410, o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais, são eles:

É recomendável, nos circuitos de iluminação, dividir as cargas em dois circuitos, mesmo sendo pequena a potência de cada um, pois, não é necessário desligar toda a iluminação em caso de defeito ou manutenção.

Na imagem abaixo, é possível observar um exemplo de circuito de iluminação.

Quadro de iluminação - Como instalar e características!

Exemplo de circuito de iluminação.

Ainda de acordo com a ABNT NBR 5410, nas instalações elétricas de baixa tensão, é recomendável separar os circuitos de iluminação e de força em todos os tipos de edificações e aplicações.

Uma vez que, dessa forma, um circuito não será afetado pela falha do outro caso ocorra um defeito em um deles. Além disso, a separação dos circuitos de iluminação e de força auxilia na implementação das medidas de proteção adequadas contra choques elétricos.

No caso particular de locais de habitação, a norma admite que em algumas situações pontos de iluminação e tomadas possam ser alimentados por circuito comum, desde que respeitadas as seguintes condições:

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando opcional a exceção em alguns casos na área residencial.

Cabe lembrar que, nos casos em que iluminação e tomadas são separadas, um circuito de iluminação deve ter seção mínima de 1,5mm² e um circuito de tomada deve ter seção mínima de 2,5mm².

Ao falarmos de iluminação, é possível ainda a utilização de um quadro de comando de iluminação. Esse equipamento é capaz de distribuir energia através de processos automáticos, realizando comandos predefinidos, como quais locais devem ser iluminados e em quais períodos.

Desse modo, o quadro fará com que lâmpadas específicas sejam acesas a partir desses comandos, algo muito útil para locais que necessitam que uma determinada lâmpada se acenda em algum horário definido.

Como instalar um quadro de iluminação?

A instalação do circuito de iluminação é semelhante à instalação do QDC para os demais circuitos, e isso o Mundo da Elétrica já ensinou!

Vale salientar que a instalação do quadro de distribuição de energia elétrica é simples para um profissional qualificado, entretanto, pode ser muito perigosa para pessoas que não possuem conhecimentos acerca da eletricidade!

Para ver na prática como instalar o quadro elétrico, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e nos siga nas redes sociais para acessar mais conteúdos da área da elétrica! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre esse assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário