Tomadas coloridas, para que servem?

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Quando falamos de tomadas coloridas, você sabe para que elas servem? Sabe em quais situações elas são usadas ou qual norma permite a utilização dessas tomadas? É sobre isso que o Mundo da Elétrica vai falar no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

Talvez você já tenha visto em algum lugar tomadas de cores diferentes! E quando nós falamos de tomadas, não estamos nos referindo às placas que protegem as tomadas, mas sim aos módulos de tomada, onde são inseridos os plugues para a conexão elétrica dos aparelhos elétricos.

Algumas pessoas podem chamar esses módulos de tomada fêmea, pois é “a que recebe a tomada macho”, que na verdade tem o nome de plugue. Aqui no site e também lá no nosso canal do YouTube, já fizemos diversos conteúdos falando sobre as tomadas modulares, vale a pena conferir!

Tomadas coloridas: Onde são usadas?

Essas duas tomadas que mostramos na imagem abaixo são de uma linha chamada Orion. As tomadas vermelhas são muito usadas para sinalizar circuitos com tensão diferente, e as tomadas verdes são muito úteis na hora que se precisa de ajuda na identificação dos circuitos.

Aprenda para que servem as tomadas coloridas e as suas características!

Tomadas Coloridas Verdes e Vermelhas: Onde são usadas?

Geralmente, quando os circuitos elétricos têm a maioria das tomadas 127V, as tomadas vermelhas são usadas para identificar as tomadas que têm a tensão de 220V.

Já as tomadas verdes, geralmente são usadas para identificar os circuitos emergenciais como por exemplo, a iluminação de emergência, o backup de energia e as tomadas para o sistema de combate ao incêndio.

Tomadas Coloridas: Normalização

A norma NR10 fala em seu item 10.10 sobre a identificação de circuitos de acordo com a sua utilização! E nos itens sobre projetos elétricos, a norma também toca neste assunto.

No item 10.3.3.1 da norma NR10 é falado que: Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.

Em vários vídeos e artigos aqui do Mundo da Elétrica nós falamos sobre a importância da padronização como por exemplo, a cor dos cabos elétricos. Portanto, utilizar tomadas coloridas é uma forma de padronizar, identificar e trazer segurança para a instalação elétrica!

As tomadas coloridas vermelhas e verdes seguem o padrão novo de tomadas da norma NBR14136, que fala sobre as tomadas de três pinos, odiadas por uns e amada por outros.

Tomadas Coloridas: Trava de Segurança

Um dos principais pontos de destaque que deve ser crucial para a escolha das tomadas coloridas é a trava de segurança! Com essa trava, os pinos das extremidades que são usados para as fases e neutro, não podem ser acessados individualmente.

Sendo assim, se alguém tentar enfiar algum objeto pontiagudo em um dos buracos da tomada, ele não vai entrar. Isso é importante para reduzir os riscos de choque elétrico. Veja na imagem abaixo como a trava fica quando tentamos enfiar uma chave de fenda em um pino individual.

Aprenda para que servem as tomadas coloridas e as suas características!

Trava de Segurança das Tomadas Coloridas!

Esta trava foi criada justamente para evitar esse tipo de acidente que é muito comum entre as crianças, já que elas frequentemente ficam tentando enfiar objetos na tomada

Por mais simples que pareça, esta trava pode prevenir diversos acidentes, e quando o assunto é segurança em instalação elétrica, todo tipo de prevenção é muito importante e bem vinda, principalmente para os usuários que não entendem totalmente dos riscos da eletricidade!

A escolha de tomadas e interruptores corretos pode evitar diversos problemas e dores de cabeça na hora da instalação, além de deixar o ambiente mais bonito. Como prova disso, assista ao vídeo do Mundo da Elétrica onde mostramos um TOP 5 problemas na instalação elétrica de tomadas e interruptores. Neste vídeo você vai ver que os problemas são facilmente resolvidos com os conjuntos certos de interruptores e tomadas!

Você conhecia essas tomadas ou sabia para que serviam? Se aprendeu algo com este artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais para nos ajudar. Deixe aqui nos comentários se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, pois te responderemos com prazer!

Nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica, pois aprender nunca é demais!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário