Tudo sobre a tomada 20 amperes e tomada 10 amperes!

Tomada 20 amperes ou tomada 10 amperes? Todos os dias recebemos perguntas sobre as tomadas. Por isso, neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar as diferenças e aplicações das tomadas de 10A e 20A. Então, vamos lá pessoal!

Todas as vezes que o assunto da tomada de 3 pinos vem à tona, uma discussão danada sobre a sua efetividade é iniciada. Como os novos aparelhos não saem mais de fábrica com os plugues antigos, chegamos ao tema principal deste artigo!

Boa parte dessa discussão é porque a maioria das pessoas tiveram que trocar as tomadas. O certo é que todo mundo tivesse trocado as tomadas para o padrão de 3 pinos, mas infelizmente sabemos que muitas pessoas não seguem as normas de segurança.

Como instalar tomada dupla?

Saiba se pode instalar tomada 20 amperes e tomada 10 amperes no mesmo ponto!

Tomada 20 amperes ou tomada 10 amperes

Com toda certeza, a dúvida mais comum que recebemos é se podemos ter no mesmo ponto, tomadas 20 amperes e tomadas 10 amperes. A resposta é bem simples, podemos sim ter as duas tomadas no mesmo ponto!

Até aí tudo bem, mas é fundamental compreender que é necessário que elas estejam em circuitos separados. A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores. Então, muita atenção da hora de fazer o dimensionamento dos cabos.

Aparelho 10A na tomada de 20A

Essa é outra dúvida que muitas pessoas sempre enviam, e junto dela ainda temos outras interessantes! Será que ligar um aparelho de 10 amperes em uma tomada 20 amperes é errado? Existe risco de estragar o aparelho elétrico? Isso vai fazer gastar mais energia elétrica? Bora responder isso por partes.

Você pode ligar sim um aparelho de 10 amperes em uma tomada 20 amperes, porque qualquer aparelho que necessite de uma corrente menor que 20A pode ser ligado em uma tomada 20 amperes!

Porém, você nunca deve ligar um aparelho de 20A em uma tomada 10 amperes. Caso isso aconteça, existe sim o risco de danificar o circuito, podendo causar danos na instalação elétrica, além de resultar sim em um aumento na conta de energia elétrica.

Adaptador de tomada

Sabemos que o plugue de um aparelho de 20A não se encaixa na tomada de 10A, e este plugue é mais grosso por dois motivos! O primeiro é para facilitar a identificação dos aparelhos de 20A, e o segundo é justamente para evitar que as pessoas liguem estes aparelhos nas tomadas 10A.

Poxa, então o problema foi resolvido? Infelizmente não! Sabemos que muitas pessoas sempre querem arrumar um jeitinho de “resolver o problema”. O certo seria a pessoa se informar porque o plugue não encaixa na tomada, e depois mudar a instalação para estes aparelhos.

Entretanto, algumas pessoas preferem burlar todas as normas de segurança e colocar todo mundo em risco usando um adaptador de tomada. Ao usar estes adaptadores, as pessoas estão aumentando o gasto de energia elétrica, danificando a instalação e aumentando os riscos de acidentes elétricos que podem até causar um incêndio.

Agora você já sabe que usar um adaptador de tomadas para ligar plugues de 20A em tomadas de 10A é um erro grave! Para evitar acidentes graves e até risco de morte por acidentes elétricos, basta seguir corretamente as normas sem usar improvisações.

A melhor maneira de evitar todos estes riscos desnecessários é se informando! Aqui no Mundo da Elétrica estamos sempre trabalhando para oferecer as melhores informações, visando orientar as pessoas sobre o uso correto da eletricidade.

Portanto, para acabar de vez com qualquer dúvida que tenha ficado sobre tomadas 20 amperes e tomadas 10 amperes, assista este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Aproveite para se inscrever no canal e continuar recebendo todos os vídeos gratuitamente.

Você conhece alguém que usa adaptador de tomada? Envie este artigo para essa pessoa e nos ajude compartilhando essas importantes informações, que como você viu podem até salvar vidas. Deixe as suas dúvidas nos comentários, quem sabe ela não seja o tema do nosso próximo artigo aqui do site.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário