Fio mestre, posso usar na instalação elétrica?

Sempre pedimos para deixar a sua dúvida ou sugestão nos comentários, pois podem virar o tema de algum artigo. Você conhece ou já ouviu falar sobre instalação elétrica com fio mestre?

O Mundo da Elétrica fez este artigo para responder um seguidor que nos perguntou se ele pode puxar a fiação para as tomadas e interruptores com fios de 2,5mm², sendo que a fiação geral é de 4,0mm².

O que é fio mestre?

Primeiro vamos interpretar todas as informações que o seguidor nos enviou! Pelo que podemos entender, ele tem uma instalação elétrica que muita gente chama de fio mestre. Se você não sabe o que é fio mestre, é quando uma instalação elétrica só tem um circuito e não tem QDC.

Para entender melhor isso, veja na imagem abaixo a planta simples de uma casa. Observe que o fio mestre começa direto na saída do medidor da concessionária e vai até uma caixa de passagem de teto, que é um ponto de luz. Seguindo a análise, dá para ver que o fio mestre passa por todos os outros cômodos através das caixas de passagem no teto, e que o seu ponto final é onde vai ser conectado o chuveiro.

Planta baixa da instalação elétrica

Exemplo simples de planta baixa de uma casa com fio mestre!

Um detalhe importante que deve ser citado, é que muita gente conhece o medidor da concessionária pelo nome popular, que é padrão de luz ou padrão de energia. Talvez essa observação possa ser importante para algumas pessoas!

Dimensionamento dos cabos: Fio mestre

Nas casas mais simples, o chuveiro elétrico normalmente é o equipamento que tem mais potência, ou seja, é o que tem a maior corrente elétrica. Sendo assim, geralmente o fio mestre é dimensionado para atender o chuveiro daquela casa.

É muito comum encontrar casas com instalação elétrica 127V, onde o fio mestre é com cabo de 6,0mm². Nas casas com instalação elétrica 220V, o fio mestre quase sempre é com cabo de 4,0mm².

A derivação acontece nas caixas de teto, onde os cabos são derivados para as tomadas e para a iluminação. Os cabos usados para derivação geralmente são de 2,5mm², tanto nas instalações elétricas 127V quanto nas 220V.

DPS, disjuntor DR, dispositivos de proteção

Exemplo simples da planta baixa de uma casa com as derivações de um circuito com fio mestre!

Qual o problema de usar fio mestre?

Lá na década de 80 ou antes, as casas não tinham praticamente nenhum equipamento elétrico, ou seja, tinha o chuveiro, a geladeira e a iluminação. Nesta época, era possível resolver a questão da proteção da instalação elétrica apenas fazendo um circuito com cabos de 6,0mm² e um disjuntor de 40A monofásico. Então, podemos dizer que naquela época o uso do fio mestre não apresentava tantos problemas!

Entretanto, a instalação elétrica atualmente tem muitos equipamentos elétricos ligados a ela, e existe muito mais equipamentos de grande potência elétrica. Essas condições fazem com que seja indispensável ter mais que um circuito na instalação elétrica, além da obrigatoriedade de usar dispositivos de proteção, como o disjuntor DR, IDR e o DPS.

Planta baixa da instalação elétrica

Exemplo do aumento da quantidade dos equipamentos elétricos de uma residência!

Então, a conclusão da resposta para o nosso seguidor é bem simples! Se você se deparar com uma instalação no estilo fio mestre, a mesma está fora de norma e oferece um enorme risco para a instalação elétrica, além das pessoas que utilizam esta instalação.

Atualmente o fio mestre é totalmente contra as normas, e uma instalação com fio mestre tem vários problemas graves como por exemplo:

Ao longo do artigo falamos sobre a importância do uso do DPS para a proteção. Você sabe como instalar DPS? O vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica mostra um passo a passo completo, vale a pena assistir para aprender cada vez mais!

Continue deixando as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Estamos sempre lendo e procurando a melhor forma de respondê-las, aqui no site ou no canal. Por falar nisso, se inscreva no canal para continuar recebendo todos os conteúdos do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário