Cabos de cobre ou alumínio, como escolher?

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

Você sabe qual a diferença entre o cabo de cobre e o cabo de alumínio? Além do material do condutor elétrico, sabia que existem outras informações relevantes sobre estes importantes componentes da instalação elétrica? Neste artigo, o Mundo da Elétrica explica tudo que você precisa saber sobre os fios e cabos de cobre ou alumínio, então vamos lá pessoal!

Condutores elétricos

Os condutores de alumínio geralmente são utilizados em redes de distribuição e redes de transmissão de energia elétrica. Os condutores de cobre geralmente são usados, em grande maioria, nas instalações elétricas das indústrias ou estabelecimentos comerciais e residenciais.

Cabos de alumínio em indústrias

De acordo com o item 6.2.3.8 da norma NBR 5410, ficam estabelecidos os requisitos para o uso dos cabos de alumínio em baixa tensão. A primeira condição de uso é em estabelecimentos industriais, onde os requisitos citados abaixo devem ser seguidos simultaneamente.

A seção do condutor deve ser igual ou superior à 16mm², ou seja, se ao fizer o dimensionamento do cabo, a secção for menor que 16mm², obrigatoriamente deve-se utilizar o condutor de 16mm².

O estabelecimento industrial deve ser alimentado por uma subestação de transformação ou por um transformador a partir de alta tensão. Portanto, ele deve contar com alguma fonte própria.

A manutenção deve ser feita por pessoas qualificadas, ou seja, estes eletricistas devem ter conhecimentos específicos na área. Os profissionais mais indicados são os engenheiros eletricistas ou técnicos eletricistas.

Cabos de alumínio em comércios

A norma NBR 5410 também estabelece os requisitos para o uso dos cabos de alumínio em estabelecimentos comerciais. Nestes casos, os requisitos citados abaixo devem ser seguidos simultaneamente.

A seção do condutor deve ser igual ou superior à 50mm²! Portanto, quando fizer o dimensionamento do cabo e a secção for menor que 50mm², obrigatoriamente você deve utilizar o condutor de 50mm².

Os estabelecimentos comerciais devem ter baixa ocupação, além de um percurso de fuga breve em casos de emergência. Estes ambientes também precisam respeitar uma altura inferior à 28 metros.

A manutenção também deve ser realizada por pessoas qualificadas, ou seja, estes eletricistas devem ter conhecimentos específicos na área. Para este tipo de manutenção, os profissionais mais indicados são os engenheiros eletricistas ou técnicos eletricistas.

Atenção! Não é permitido o uso de condutores de alumínio nas seguintes condições:

Os principais locais que não se enquadram nestas exigências são:

Alumínio x cobre: Características físicas

Nesta imagem abaixo temos as informações das características físicas de 2 cabos de 10mm², um de cobre e outro de alumínio. Por mais que os dois metais sejam utilizados para condução da eletricidade, eles possuem algumas diferenças relevantes para o dimensionamento.

Dimensionamento dos cabos elétricos, como escolher cabo elétrico?

Conheça os detalhes sobre a densidade e resistividade dos cabos de cobre ou alumínio!

Densidade

Isto quer dizer que para o mesmo volume de material, o cobre pesa 3,3 vezes mais que o alumínio. Esta é uma vantagem muito grande do alumínio, pois as estruturas de sustentação dos cabos podem ser menos robusta do que as necessárias para suportar os cabos de cobre.

Resistividade

Observando a resistividade do condutor de alumínio, podemos ver que é menor que a resistividade do cobre. Então, para ter a mesma capacidade de condução de corrente e reduzir as quedas de tensão, a seção dos cabos de alumínio precisa ser maior se comparadas com os cabos de cobre.

Aqui vai uma dica muito importante! As tabelas 36, 37, 38 e 39 da norma NBR 5410 indicam quais são as capacidades de condução de corrente dos condutores de cobre e alumínio. Portanto, ao fazer o dimensionamento dos condutores, deve ser levado em conta estes valores mostrados nestas tabelas.

Valor

Além das diferenças das características físicas, o material também tem o valor diferente, por sinal muito diferente! O preço do cobre chega a ser 4 vezes maior do que o preço do alumínio. Sendo assim, se a norma permitir o uso dos condutores de alumínio na sua instalação, pode ser uma ótima alternativa na questão financeira.

É importante destacar que os condutores de alumínio exigem que as conexões sejam feitas com muita atenção, pois a oxidação na superfície do metal prejudica e muito a resistência de contato, podendo inclusive gerar pontos quentes nas conexões.

Além disto, também é fundamental saber que as emendas de alumínio com o cobre precisam de conectores especiais, justamente para evitar o contato direto do cobre e do alumínio. Caso você não saiba, o contato destes dois materiais gera o que chamamos de corrosão galvânica, aumentando a resistência de contato.

Se quiser aprender todos os detalhes sobre o dimensionamento dos cabos elétricos e saltar na frente da concorrência, assista este vídeo abaixo e anote cada detalhe ensinado. Acredite, muitos eletricistas ainda perdem bons serviços por não saber dimensionar corretamente os cabos da instalação elétrica.

Continue acessando os artigos do Mundo da Elétrica para se capacitar ainda mais na sua profissão! Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que vamos te responder. Quem sabe a sua dúvida não seja o tema do nosso próximo artigo.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário