CABO grosso e fino no DISJUNTOR pode?

O dimensionamentos corretos dos disjuntores e dos cabos elétricos é uma parte fundamental para o bom funcionamento da instalação elétrica! Quando pesquisamos sobre este assunto, encontramos muitas dúvidas, e neste artigo o Mundo da elétrica vai explicar se pode entrar com um cabo de 10mm² no disjuntor e sair com um cabo de 2,5mm². Então vamos lá pessoal!

Bitola do cabo

A bitola do cabo é sempre um tema que gera muitas dúvidas entre os eletricistas! Aqui no site já recebemos várias perguntas sobre a seção do cabo elétrico para diversas situações, principalmente se pode mudar a bitola do cabo quando passa pelo disjuntor. E aí, pode ou não? O que a norma fala sobre o assunto?

Dimensionamento do cabo elétrico

Tanto aqui no site quanto no canal do Mundo da Elétrica no Youtube, já falamos sobre as consequências e o risco do superdimensionamento de cabos e disjuntores. A resposta é até bem simples! A norma fala que sempre que um cabo precise mudar de bitola, é necessário que haja um disjuntor para garantir a proteção contra sobrecorrente e contra curto circuito.

Na imagem abaixo você pode ver em destaque as partes da norma que confirmam isso que acabamos de falar.

Como escolher disjuntor?

Detalhe da norma que explica o uso de disjuntor em caso de mudança da bitola dos cabos elétricos no circuito!

Para te ajudar a entender melhor isso que estamos explicando, observe o exemplo da imagem abaixo. Veja que o cabo que estamos usando na entrada do disjuntor de 10A é um cabo mais grosso do que o cabo da saída do disjuntor. Neste caso do exemplo, o cabo mais grosso na entrada é de 10mm² e o cabo mais fino na saída é de 2,5mm².

Dimensionamento de cabos e disjuntores

Exemplo do uso de um disjuntor para troca da bitola do cabo.

Portanto, com o uso do disjuntor você consegue fazer a mudança da bitola do cabo respeitando as recomendações da norma NBR 5410! Mas o que acontece se eu inverter o caso do exemplo, colocando o cabo mais fino de 2,5mm² na entrada e o cabo mais grosso de 10mm² na saída? Caso seja invertido igual na imagem a seguir, acontece o que chamamos de superdimensionamento.

Como escolher disjuntor?

Exemplo de um circuito superdimensionado após a mudança da bitola do cabo.

Superdimensionamento dos cabos elétricos

Acredito que a maioria das pessoas deve saber que o preço do cabo de 2,5mm² é muito menor do que o valor do cabo de 10mm², ou seja, quanto mais grosso mais caro! Então, uma instalação superdimensionada vai gerar um custo muito maior e a explicação é simples, basta imaginar a quantidade de cabos de 10mm² que vai ser gasta em cada circuito da instalação elétrica.

Resumindo, a conclusão é bem simples! É possível e permitido por norma usar um cabo grosso na entrada do disjuntor e um fino na saída, desde que seja respeitado o dimensionamento correto tanto do disjuntor quanto dos cabos daquele circuito, que é um ponto indispensável a ser analisado!

Já que estamos falando de dimensionamento de disjuntor, que tal aprender sobre este tema? Vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica detalhadamente como escolher o disjuntor correto. Este conhecimento é fundamental para o eletricista que quer realizar trabalhos seguros, então vale muito a pena assistir!

O assunto dimensionamento dos cabos e disjuntores é muito amplo, por isso sempre indicamos que continue lendo e pesquisando sobre o tema. Aqui no site tem muitos artigos te ensinando como fazer dimensionamento correto, então sugerimos que continue acessando as informações que são gratuitas.

Se tiver gostado do artigo, compartilhe em suas redes sociais e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com o maior prazer!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário