QDC com 2 DRs, saiba como usar o cabo de neutro!

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

Quando o assunto é Dispositivo Diferencial Residual, e mais especificamente o IDR (Interruptor Diferencial Residual) ou o DDR (Disjuntor Diferencial Residual) nos Quadros de Distribuição de Circuitos(QDC), sempre há dúvidas. Há mais comum é sobre QDC com mais de um DR, por isso decidimos falar sobre isso nesse artigo do Mundo da Elétrica. Então, vamos lá pessoal!

QDC com mais de um DR

O que fazer quando tiver mais que um DR no QDC? Como é resolvida a situação dos cabos de neutro deste QDC? Aqui no site e no nosso canal já explicamos muitas vezes sobre o DR, mas falaremos novamente para um melhor entendimento.

O Dispositivo Diferencial Residual é um componente de proteção que funciona monitorando a passagem de energia elétrica com o objetivo de detectar uma fuga de corrente. Quando essa fuga de corrente nos cabos de fase ou nos cabos de neutro é detectada, o DR aciona e interrompe a passagem da corrente imediatamente.

Em circuitos com neutro, tanto os cabos de fase (quando for mais de uma fase) quanto o cabo do neutro, devem passar pelo IDR (Interruptor Diferencial Residual).

Dispositivo DR: Ligação

Quando temos apenas um DR no QDC instalado, o neutro entra no DR e sai para ser dividido entre os circuitos. Para facilitar as conexões neste caso, o barramento de neutro é instalado após o neutro passar pelo DR.

Dispositivo DR: Quantos por QDC?

Circuito Elétrico com um Dispositivo DR.

Com a fase ocorre o mesmo, ela vai passar pelo DR e só então vai ser distribuída entre os disjuntores parciais! Quando o QDC tem mais de um DR, passa a ser colocado um barramento parcial de neutro para cada DR.

Então, o neutro principal é distribuído para os DRs parciais e após passar por cada DR, o neutro vai para um barramento específico, sendo dividido entre os circuitos que serão protegidos pelo respectivo DR em especial.

Dispositivo DR: Quantos por QDC?

Circuito Elétrico com dois Dispositivos DR.

Em instalações com mais de um DR, tanto os cabos de fase (quando for mais de uma fase), quanto o cabo do neutro devem estar muito bem identificados e definidos!

Se alguém, por acaso ligar a fase de um DR com o neutro de outro DR, ambos os dispositivos de proteção irão desarmar, pois vão interpretar que houve uma fuga de corrente no respectivo ponto.

Dispositivo DR: Teste de Acionamento

A fim de mostrar o funcionamento do DR na situação acima, fizemos uma montagem prática de um circuito com DR para te contar o resultado do teste!

Usamos para a nossa montagem dois DRs e dois disjuntores, ou seja, são dois circuitos elétricos e cada circuito possui um DR seguido por um disjuntor. Após os DRs, também instalamos dois barramentos de neutro, um para cada circuito. Como carga, colocamos uma lâmpada comum para ser ligada.

Dispositivo DR: Quantos por QDC?

Montagem de circuito para teste de acionamento do DR.

É importante avisar que os cabos de alimentação e ligação foram marcados com os respectivos circuitos, além das cores que indicam a função do cabo. Já com os cabos identificados, nós ligamos o neutro do circuito 1 e a fase do circuito 2 na lâmpada, justamente para simular o erro falado anteriormente.

Quando ligamos a lâmpada na primeira vez, somente o DR do circuito um desarmou, mas quando repetimos o teste, os dois DRs desarmaram ao mesmo tempo, identificando essa ligação errada como fuga de corrente!

Essa diferença nos acionamentos acontece porque cada DR tem um tempo de acionamento diferente. Nós mencionamos neste artigo os componente IDR e DDR, sabendo que várias pessoas ainda não sabem como diferenciar esses dois componentes, este é o seu caso?

Para que você nunca mais fique com essa dúvida, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, que vai te ensinar a diferenciar de vez esses dois dispositivos de proteção!

As suas dúvidas foram solucionadas? Se sim, compartilhe este artigo com os seus amigos para ajudá-los também. E se não, deixe o que ainda está pendente aqui nos comentários e te responderemos com prazer!

Caso queira ver os nossos conteúdos exclusivos, nos siga nas redes sociais, e se quiser aumentar os seus conhecimentos na área, basta continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário