Você conhece a lâmpada de LED palito? E a lâmpada Halógena palito? Sabe qual é melhor? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar a diferença entre estes tipos de lâmpadas, falando principalmente sobre a eficiência e gasto energético. Então, vamos lá pessoal!

Estes tipos de lâmpadas não precisam de drive externo, e como as duas lâmpadas têm a mesma base de encaixe, que é a R7S, é possível substituir uma pela outra! A lâmpada halógena não precisa de drive porque é do estilo incandescente, já a lâmpada de LED tem o drive interno. Sendo assim, basta encaixar na luminária e pronto!

Lâmpada Halógena Palito

Essa lâmpada halógena da imagem abaixo é a famosa lâmpada palito! Ela é muito usada em holofotes para a iluminação de áreas externas. A lâmpada halógena palito é um dos tipos de lâmpadas incandescentes, onde o seu filamento é de tungstênio.

Como instalar a lâmpada certa? Tipos de lâmpadas

Exemplo de uma Lâmpada Halógena

Porém, ao contrário da lâmpada convencional, a Lâmpada Halógena Palito possui internamente um gás que ajuda a potencializar o seu brilho e aumentar a sua eficiência, que é justamente um gás do tipo halógeno.

Você talvez esteja se perguntando como isso acontece, e a resposta é bem simples! Com o aumento da temperatura, o gás halógeno interage com o tungstênio e aumenta o brilho da lâmpada.

Lâmpada de LED Palito

Nesta outra imagem temos a lâmpada de LED palito, que funciona através das pequenas fitas de LED de alto brilho.

Como instalar a lâmpada certa? Tipos de lâmpadas

Exemplo de uma Lâmpada de LED

Lâmpadas: Índice de Reprodução de Cor

A lâmpada halógena palito tem um Índice de Reprodução de Cor – IRC de 100%, enquanto a lâmpada de LED palito tem apenas 80%, mas o que isso significa? Isso indica que a lâmpada halógena palito apresenta uma luz mais real, fazendo com que ela seja muito utilizada em estúdios fotográficos e como iluminação para cinemas.

Lâmpadas: Preço de mercado

Outra grande vantagem da lâmpada halógena palito é ter um custo mais baixo em relação à lâmpada de LED palito. Talvez você não saiba, mas o preço da halógena palito pode ser até 6 vezes mais barato que a de LED palito.

Lâmpadas: Eficiência energética

A lâmpada de LED palito sem dúvidas é mais eficiente que a lâmpada halógena palito! Enquanto a lâmpada de LED palito ilumina 84lm por watt de potência, a lâmpada halógena palito ilumina apenas 12lm por watt.

Observe bem este exemplo da imagem abaixo! Na lâmpada de LED de 5W de potência, temos um fluxo luminoso de 420 lumens, já na lâmpada halógena palito de 150W, o fluxo luminoso é de apenas 1800 lumens. Se os mesmos 150W fossem empregados em uma lâmpada de LED palito, a potência luminosa seria de 12600 lumens.

Como instalar a lâmpada certa? Tipos de lâmpadas

Comparação da potência luminosa da Lâmpada de LED e Lâmpada halógena

Lâmpadas: Utilidade

Uma outra vantagem interessante da lâmpada de LED palito é ser bivolt, ou seja, ela pode ser ligada tanto em 127V quanto em 220V sem o risco de queimar.

Lâmpadas: Aumento da temperatura

Usando um termômetro, fizemos um teste que você pode ver na sequência! Observe que a lâmpada halógena atingiu uma temperatura de aproximadamente 65°.

Como instalar a lâmpada certa? Tipos de lâmpadas

Teste de temperatura da Lâmpada Halógena

Enquanto isso, a temperatura medida na lâmpada de LED palito foi de aproximadamente 31°.

Como instalar a lâmpada certa? Tipos de lâmpadas

Teste de temperatura da Lâmpada de LED

Como a lâmpada de LED palito aquece muito menos que a lâmpada halógena, isso também é um ponto importante para ser considerado, porque isso influencia em vários fatores como por exemplo, o gasto energético.

Como falamos, a lâmpada halógena esquenta muito, e como o seu revestimento é feito em quartzo e não em vidro, não podemos encostar a mão com resíduos de gordura no revestimento da lâmpada.

Se isso não for respeitado, ela pode ser danificada. Portanto, ao manusear este tipo de lâmpada, o aconselhado é usar luvas ou tocar apenas na parte cerâmica da lâmpada.

Tipos de lâmpadas

Sabemos que existem diversos tipos de lâmpadas e iluminação, justamente porque a área da eletricidade é muito extensa. Por isso, sempre informamos sobre a importância de estudar e conhecer sobre as novidades da iluminação no mercado.

Se quiser aprender um pouco mais sobre a lâmpada de LED dimerizável, vamos deixar abaixo um vídeo do Mundo da Elétrica que fala sobre o tema, vale a pena assistir para se capacitar ainda mais!

Continue acessando o nosso site e as nossas redes sociais. Quanto mais investir nos conhecimentos adquiridos, maior será o seu retorno e as oportunidades no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)