BTU x WATT, potência de Ar Condicionado!

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Você sabe o que é Btu, qual a diferença de Btu e Watt? O Mundo da Elétrica mostra a diferença entre estas duas potências, além de ensinar como converter Btu em Watt. Vamos lá pessoa!

Com a chegada do verão a procura por ar-condicionado aumenta cada vez mais no mercado, mas algumas pessoas ficam na dúvida de como calcular o consumo de energia do ar-condicionado, pois existem diferentes tipos de potências no ar-condicionado.

Leia também

BTU x WATT

Uma das maiores dúvidas sobre ar-condicionado é sobre a sua potência elétrica e a famosa conversão de Btu para Watt. O que gera muita dúvida entre os eletricistas é que a maioria não entende que existem duas potências em um condicionador de ar, uma potência de refrigeração e uma potência elétrica.

A potência de refrigeração é a capacidade do ar-condicionado de trocar temperatura com o ambiente em que está instalado, ou seja, o quanto consegue resfriar o ambiente ou aquecer, no caso dos equipamentos que também tem esta função. A potência elétrica de um condicionador ar se refere a quantidade de energia elétrica que vai ser gasta para poder resfriar ou aquecer esse ambiente.

Potência de refrigeração é a capacidade do ar-condicionado de trocar temperatura com o ambiente.

Conversão de Btu para Watt.

O Btu/h é uma unidade usada para expressar a capacidade de refrigeração, que também podemos usar Watt/h para expressar essa mesma capacidade. Porém, a potência elétrica é expressa apenas em W. Vamos dar um exemplo usando os dados de um catálogo técnico de um ar-condicionado de 9000 Btu, no catálogo do condicionador de ar, podemos ver as seguintes informações:

Capacidade de Refrigeração (Btu/h): 9.000

Capacidade de Refrigeração (kW/h): 2,64

Potência Elétrica Consumida – Refrigeração (W): 807

Eficiência Energética Refrigeração ERR (W/W): 3,27

Eficiência Energética Aquecimento COP (W/W): 3,27

Convenção Btu para Watt

Para a conversão de Btu para Watt é usada uma constante 0,293. Então o que se faz é multiplicar 9000 Btu por 0,293, e assim obtemos os 2640 w ou 2,64 Kw. Podemos dizer que este resultado na verdade é uma troca da unidade de capacidade de refrigeração.

Uma troca da unidade de capacidade de refrigeração.

Conversão de Btu para Watt é usado constante.

Já a potência elétrica depende da tecnologia e da eficiência do condicionador ar, mas é possível encontrar a potência elétrica do condicionador ar baseado nos Btu’s. Nas informações do catálogo do condicionador de ar encontramos o fator de eficiência energética do aparelho, que pode estar em EER ou COP que é uma divisão de watt por watt. Se pegarmos os 2640 w de capacidade de refrigeração e dividirmos pelos 807 w de potência elétrica, o resultado é um fator de eficiência de 3.27.

Divisão de watt por watt.

Fator de eficiência energética do aparelho.

A única maneira correta de encontrar a potência elétrica do ar-condicionado é usando este fator de eficiência. Portanto, a fórmula seria a quantidade de Btu multiplicado por 0,293 dividido pelo EER ou COP que é o fator de eficiência. No caso do nosso exemplo, os valores seriam, 9000 Btu multiplicado por 0,293 dividido por 3,27. O resultado é 806 w o mesmo informado pelo catálogo.

Potência elétrica de 806 w é a que deve ser usada para fazer cálculos.

Maneira correta de encontrar a potência elétrica do ar-condicionado.

Sendo assim, esta potência elétrica de 806 w é a que deve ser usada para fazer cálculos de consumo energético, dimensionamento de cabos e o disjuntor de proteção para este condicionador de ar. Abaixo temos um vídeo completo do Mundo da Elétrica falando sobre conversão de Btu para Watts.

Vamos deixar um convite para você está acessando mais conteúdo no site e no canal do Mundo da Elétrica, sempre temos esclarece todas suas dúvidas com os nossos conteúdos.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário