Em épocas de calor procuramos várias maneiras de amenizar o calor, sendo que uma delas é a instalação de um ar-condicionado. Ao fazer a instalação deste aparelho precisamos dar atenção para a parte elétrica, pois fazer a instalação de um ar-condicionado em um circuito mal dimensionado certamente aumenta os riscos de danificar a instalação, acidentes e aumentar consumo de energia elétrica por exemplo. Por isso é essencial fazer o dimensionamento correto tanto dos cabos quanto do disjuntor para o ar-condicionado. Para te ajudar nisso o Mundo da Elétrica criou este conteúdo mostrando com detalhes como dimensionar o disjuntor adequado para o ar condicionado. Vamos lá pessoal!

Antes de iniciar a instalação do ar condicionado é necessário verificar as suas características. Além disso devemos avaliar alguns itens importantes da instalação elétrica como por exemplo, tensão da rede, tensão de alimentação do ar-condicionado, seção dos cabos e qual disjuntor usar.

Outro cuidado que precisamos ter é em relação às potências envolvidas no ar-condicionado! Pois a potência elétrica (watt) é diferente da potência de refrigeração (BTU), por isso não podemos converter a potência de refrigeração em potência elétrica para usá-la em dimensionamento de disjuntores e cabos. Não é permitido usar esta conversão porque a capacidade de transformar energia elétrica em energia de refrigeração varia dependendo do ar-condicionado e a sua tecnologia.

Qual disjuntor para ar-condicionado?

Ter um disjuntor na instalação é obrigatório, pois ele serve para proteger os circuitos de falhas elétricas, como o curto-circuito. Quando o disjuntor identifica uma falha na corrente elétrica ele atua abrindo o circuito automaticamente. De acordo com a norma NBR 5410, devido às características do ar-condicionado é preciso um disjuntor devidamente dimensionado exclusivo para o ar-condicionado.

Como dimensionar disjuntor para ar-condicionado.

Disjuntor para ar-condicionado, qual usar?

De acordo com as características do ar-condicionado existem algumas tabelas de disjuntores que são usadas para determinar o melhor disjuntor para o ar-condicionado. Os valores de corrente nominal dos disjuntores contidos nessas tabelas são definidos de acordo com a potência do ar-condicionado.

Essas tabelas de disjuntores para ar-condicionado de fato podem ser úteis, mas recomendamos a leitura do manual do aparelho, porque normalmente os fabricantes de condicionadores de ar indicam no manual qual o disjuntor usar. Porém existem situações em que o fabricante não indica qual disjuntor usar, sendo necessário realizar alguns cálculos para determinar o melhor disjuntor para o ar-condicionado.

Para facilitar o entendimento iremos exemplificar usando um ar-condicionado de 12.000 BTU e 1.350 W, que são alimentado por uma tensão de 220V. Primeiro iremos realizar o cálculo para encontrar o valor da corrente elétrica do ar condicionado, para isso basta dividir o valor da potência elétrica pelo valor da tensão elétrica, como mostramos na imagem a seguir.

Como dimensionar disjuntor para ar-condicionado.

Resolução para cálculo de corrente elétrica.

Ao encontrar o valor da corrente nominal do ar-condicionado, o próximo é multiplicarmos a sua corrente elétrica nominal pelo fator de serviço, que é de 1,25. Usamos este fator de serviço como uma margem de segurança, para que o disjuntor não desarme e seccione o circuito quando o ar-condicionado estiver em funcionamento.

Disjuntor para ar-condicionado, qual usar?

Resolução aplicando o fator de serviço.

Após aplicar o fator de serviço obtemos o valor final da corrente elétrica que é 7,67 A, essa será a corrente elétrica usada como referência para dimensionar o disjuntor do ar-condicionado. Também é importante destacar que é preciso saber qual será a curva do disjuntor, que para o ar-condicionado é usado a curva C.

Agora que temos o valor da corrente elétrica e a curva do disjuntor, é só escolher o componente que tiver a corrente mais próxima da corrente de referência. Abaixo temos uma tabela com vários disjuntores de valores distintos de corrente, mas como podemos observar não existe nenhum disjuntor com o valor de 6,67 A , dessa forma iremos escolher aquele disjuntor que tem o valor de corrente acima do valor de corrente de referência, que será o disjuntor bipolar de 10 A e curva C.

Disjuntor para ar-condicionado, qual usar?

Tabela de disjuntores para ar-condicionado.

Para complementar os conhecimentos em relação aos condicionadores de ar, disponibilizamos abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica exatamente como fazer o dimensionamento de alguns modelos de condicionadores de ar.

Ficou interessado em aprender mais sobre ar-condicionado ou algo relacionado? Aqui no site existem vários artigos sobre diversos temas, portanto fique à vontade para visitá-los. Visite também o canal Mundo da Elétrica, onde tem vários conteúdos sobre ar-condicionado e elétrica em geral, vale a pena conferir!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)