A umidade é um grande problema na eletricidade, por diminuir a resistência elétrica e em alguns casos, provocar curto circuito tanto em circuitos elétricos quanto em circuitos eletrônicos. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como resolver o problema de umidade e outros problemas envolvendo umidade na eletricidade.

Existem algumas formas de combater a infiltração de umidade como por exemplo o uso de resinas, mas em alguns casos a resina não pode ser usada por selar o equipamento. Para estes casos, o uso de óleo isolante é uma excelente alternativa. O óleo WD 40 é um óleo desengripante que pode ser usado para retirar ferrugem, rangido de fechadura e muitas outras aplicações.

O óleo isolante

O óleo isolante tem inúmeras utilizações na área de elétrica e eletrônica, mas a principal delas é sem dúvidas a proteção dos circuitos e componentes contra a ação oxidante da umidade e do zinabre por exemplo. O zinabre é a camada azul esverdeada que surge por causa de um processo químico que é um resultado da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre.

O óleo isolante não é solúvel em água e isso faz com que crie uma espécie de película de proteção sobre os circuitos e componentes, o óleo isolante separa e elimina a umidade da superfície que foi aplicado. Veja na imagem abaixo que ao misturar o óleo anti ferrugem com água, ela se acumula no fundo e não se mistura com o óleo isolante. A propriedade mais interessante do óleo isolante é a rigidez dielétrica que é de aproximadamente 18.000 volts com separação de 2,54mm, sendo um excelente isolante elétrico.

Teste de insolação do óleo isolante

Para demonstrar capacidade de isolação elétrica do óleo isolante vamos realizar dois testes práticos, primeiro mergulhando no óleo isolante a lâmpada ligada  e depois mergulhar no óleo um PC ligado.

Primeiro teste é com uma lâmpada incandescente liga a um receptáculo, ao inserir a lâmpada no óleo anti ferrugem ela continua funcionando normalmente, observe na imagem abaixo.

Primeiro teste é com uma lâmpada incandescente liga a um receptáculo.

Lâmpada incandescente mergulhada em óleo isolante.

Vimos que de fato funciona, mas isolar uma lâmpada incandescente com óleo isolante, não é muito viável. O óleo isolante para transformador é muito utilizado com a finalidade de garantir o isolamento elétrico e servir como meio para troca de calor e refrigeração do transformador.

Outros equipamentos que utilizam o óleo desengripante como isolante de umidade são os equipamentos eletrônicos. Para demonstrar vamos fazer o teste mais legal com um computador ligado e mergulhado no óleo isolante. Colocamos o computador dentro deste aquário e completamos os espaços com óleo anticorrosivo. Veja na imagem abaixo que a fonte do computador fica junto a placa e toda a parte eletrônica está mergulhada no óleo isolante.

Computador funcionando normalmente mesmo molhado.

Computador funcionando mergulhado no óleo isolante.

O computador funciona normalmente igual a lâmpada, mas o óleo desengripante pode ser usado para inúmeras funções. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica mostramos cinco truques incríveis com desengripante.

Os óleos são grandes aliados dos mecânicos em suas tarefas, mas na elétrica os óleos também são utilizados para inúmeras tarefas, como podemos ver.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)