Por que existem aparelhos eletrodomésticos com tomadas de três pinos e outros com dois pinos? Essa pergunta é feita por um grande número de pessoas! Afinal, alguns aparelhos não precisam de proteção? Se você quer saber por que existe essa diferença nos plugues de alguns aparelhos, leia este artigo do Mundo da Elétrica até o fim para tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá pessoal!

A resposta desta pergunta está interligada com a segurança e o aterramento elétrico, e esses dois pontos geram ainda mais dúvidas.

Antes de começar

Provavelmente você já sabe que a tomada de três pinos é a tomada que é padrão no Brasil. A grande maioria das pessoas deve saber também que o pino do meio dos plugues é ligado à estrutura de aterramento, chamado de pino terra.

As grandes dúvidas são: Por que existem aparelhos que vem de fábrica sem esse pino? Quer dizer que eles não têm aterramento?

Antes de começar a responder estas perguntas, é preciso que você compreenda a existência de muitos tipos de proteções elétricas. O aterramento é somente uma dessas proteções, mas existem aparelhos que têm outro tipo de proteção, que é a chamada dupla isolação.

Aterramento Elétrico

Praticamente todos os aparelhos que têm um plugue de tomada com 3 pinos possuem uma carcaça metálica, e nestes casos uma simples falha elétrica interna pode fazer com que a carcaça metálica se torne um condutor elétrico, podendo causar graves acidentes por choque elétrico.

Essa carcaça precisa de um aterramento!

Tomadas com 3 pinos provavelmente são de aparelhos com carcaça metálica!

O pino de aterramento do plugue conecta a carcaça do aparelho ao sistema de aterramento e cria um caminho para que, em caso de falha de isolação ou sobrecarga elétrica, a corrente possa fluir para a terra e reduzir as consequências de um choque elétrico.

Dupla Isolação

Os aparelhos portáteis que possuem a carcaça feita de algum plástico e isolante podem ter uma dupla isolação, isso significa que a sua carcaça tem uma camada extra de isolação!

Será que essa carcaça possui dupla isolação?

Tomadas com 2 pinos podem pertencer à aparelhos com Dupla Isolação, mas confira antes!

No caso de uma falha elétrica interna nestes aparelhos a carcaça não fica energizada, o que garante a proteção do usuário contra choques elétricos.

Você talvez esteja se perguntando, como eu vou saber se o aparelho tem ou não dupla isolação? A resposta é bem simples, basta procurar pelo símbolo de dupla isolação no corpo do aparelho, se o aparelho tiver um símbolo igual a este que estamos mostrando na imagem abaixo, este aparelho tem dupla isolação.

Veja qual é o símbolo da isolação dupla!

Se o aparelho possuir este símbolo, certamente terá uma Dupla Isolação!

Todos os aparelhos que possuem uma dupla isolação passam por testes rigorosos do próprio fabricante, justamente para garantir essa proteção elétrica! Depois de liberados pelo controle de qualidade do fabricante, eles também são testados pelo INMETRO para garantir a qualidade.

Ficou mais fácil compreender por que alguns aparelhos têm plugue com 3 pinos e outros com 2 pinos? Por mais simples que seja essa dica, em uma conversa com o seu cliente é um conhecimento a mais que pode te ajudar a conseguir um determinado serviço.

É sempre bom conhecer várias curiosidades sobre a elétrica, e agora que você sabe dessa das tomadas de três e dois pinos, aconselhamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Esse vídeo vai te mostrar uma incrível tomada que não molha! Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal.

Você já sabia disso? Caso haja alguma dúvida comente ela aqui e iremos te responder. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica e nos ajude na divulgação para que sempre tenhamos um novo conteúdo para você!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)