Como colocar fita de LED no teto?

A fita de LED vem se popularizando cada vez mais e pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como colocar a fita de LED. Então, vamos lá pessoal!

A iluminação é essencial em uma casa, servindo também para incrementar a decoração dependendo do conceito. A fita de LED é um acessório parecido com o tradicional pisca-pisca, mas que se caracteriza como uma fita flexível e que pode ser facilmente instalada.

As fitas de LED possuem um baixo gasto de energia elétrica! Ela é ideal para quem ama personalizar e mudar toda a casa com opções econômicas, pois a iluminação se altera quando a cor e a intensidade são escolhidas, garantindo um destaque bem bonito!

A fita de LED serve como iluminação indireta e não é capaz de deixar todo o ambiente com luz, apenas pequenas partes e detalhes. Ela funciona tanto na versão de 127V quanto na de 220V, e necessita de uma fonte de alimentação chamada de driver.

É importante ficar atento, pois a potência pode variar de produto para produto. Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de uma fita de LED.

Como colocar fita de LED no teto?

Como instalar fita de LED.

Tipos de fita de LED

Em geral, a fita de LED possui as seguintes cores:

As fitas LEDs possuem diversas vantagens na decoração, como:

Aplicações

Os principais locais para a instalação são:

Como instalar fita de LED no teto

Os materiais necessários para instalar a fita LED são:

A instalação da fita de LED é simples! Você mesmo pode fazer em qualquer espaço que achar conveniente, uma vez que muitos modelos têm colagem dupla face e podem ser cortados facilmente.

Após definir o local de instalação, é preciso medir o local com a trena e calcular quantos metros de fita serão necessários. O driver é o equipamento que converte a tensão da rede alternada, de 110 ou 220V, para a tensão contínua da fita de LED, de 12 ou 24V.

Caso o driver não tenha plugue, a conexão é feita entre os fios de alimentação elétrica e os de um plugue externo. No lado oposto, utilizando o borne ou a solda de estanho, os fios de saída do drive são conectados aos da fita.

É importante observar a polaridade dos fios da fita e do driver, além de desligar a corrente elétrica, para evitar riscos de acidentes! A ligação de fitas em série exige atenção, já que não é recomendado conectar mais de duas fitas de LED.

A cada 10 metros é necessário puxar um novo ponto de alimentação, que poderá sair da mesma fonte, caso contrário, a instalação poderá apresentar diferentes níveis de intensidade luminosa.

Finalizados os procedimentos, a fita está pronta para ligação na rede elétrica. Após a limpeza para eliminar pó ou sujeira, a fita de LED é colada no local desejado, utilizando a fita dupla-face presente em seu verso.

Para maior durabilidade, pode-se reforçar a fixação com cola fria de silicone ou com uma fita dupla-face mais potente.

Quando necessários, os cortes devem ser feitos sempre respeitando as orientações dos fabricantes, senão o produto pode ser danificado. No geral, o ponto de corte está localizado a cada três ou seis LEDs.

Trabalhar com eletricidade é sempre perigoso e, por isso, contrate um profissional para fazer a instalação da fita de LED para você!

Se quiser aprender ainda mais sobre este incrível componente, recomendamos que assista o vídeo abaixo sobre a  fita de LED sem fio.

Nos acompanhe nas redes sociais e compartilhe esse artigo com os seus amigos. Deixe abaixo nos comentários dúvidas e sugestões para que possamos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário