A botoeira é um componente elétrico muito utilizado no ambiente industrial! Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar os principais detalhes sobre os botões e sinaleiros para comandos elétricos. Vamos lá pessoal!

Botoeira elétrica

Para o acionamento das máquinas em comandos elétricos, as botoeiras e os sinaleiros são componentes essenciais! Entenda que eles fazem a interface entre o usuário e o acionamento das máquinas.

Os botões têm a função de controlar as máquinas e os processos industriais, podendo atuar na partida de um motor elétrico, na mudança de velocidade, na interrupção de emergência e em muitas outras funções.

Enquanto isso, o papel dos sinaleiros é justamente informar de uma forma visual, qual é o status de qualquer parte da operação. Por exemplo, indicando se a máquina está em funcionamento,status que é indicado pela luz vermelha ou não, indicado pela luz verde de acordo com normas específicas.

Botoeira de LED

Na imagem abaixo você pode ver os Botões de Comando Modular Sinalizados. Essa botoeira é uma ótima opção no mercado, sendo um componente que faz a função dos botões e também a função dos sinaleiros. Os botões de comando modular sinalizados possuem um encaixe para blocos de contatos e para blocos de sinalização.

Comandos elétricos, peças importantes!

Detalhe do Botão de Comando Modular Sinalizados da linha 3SB6

Vantagens da botoeira de LED

Na imagem a seguir temos dois comandos, e ambos são de partida direta com sinalização para motor ligado e desligado. Observe que no primeiro painel tem os botões e sinaleiros tradicionais, e no segundo painel tem os botões de comando modular sinalizados. A primeira grande vantagem é a visível economia de espaço para uma mesma aplicação de comandos elétricos.

Comandos elétricos, peças importantes!

Diferença de espaço ocupado por dois comandos diferentes que desempenham a mesma função.

Se você pensar bem, existem painéis de comando que controlam várias partidas de motor por exemplo. Fazendo a montagem destes painéis usando os botões de comando modular sinalizados, você vai conseguir reduzir pela metade a quantidade de componentes na porta do painel.

Além desta economia de espaço, você também tem a economia de tempo! Imagine cada furo a menos para a colocação do componente, imagine cada ligação de cabo a menos. Por mais simples que pareça, ao final de um dia inteiro de trabalho essa economia faz muita diferença!

Com isso, podemos destacar outra economia! Se o número de furações é menor, significa que você também vai ter menos desgaste pelo uso das ferramentas como serra copos e furadeira.

Ligação elétrica

Com relação a ligação elétrica em si nada vai mudar! Para cada botão, você irá ligar os seus contatos normais e o sinaleiro vai estar junto. O botão é encaixado na parte frontal do suporte, e na parte traseira é encaixado o sinaleiro LED no meio. O contato para o botão é encaixado ao lado do sinaleiro LED, podendo ser tanto na esquerda quanto na direita.

Botoeira e sinaleiro para comandos elétricos

Detalhe da montagem do botão, sinaleiro e contato desta botoeira de LED.

Você também pode ver os bornes do contato, que neste caso é um contato normalmente aberto e os bornes de contatos X1 e X2 do sinaleiro LED.

Caso você não saiba, os sinaleiros têm tensões de 24, 110, 125 e 220V, podendo funcionar em corrente contínua e alternada. Um outro acessório bem interessante neste modelo de botoeira de LED, é justamente esta capa protetora de silicone!

Botoeira e sinaleiro para comandos elétricos

Detalhe da capa de silicone,usada para proteger o botão de LED.

Além desta botoeira de LED que mostramos neste artigo, existem vários outros tipos de componentes para acionamentos no mercado! Vale a pena pesquisar sobre botoeiras de pressão, acionamento por soco, chaves comutadoras, botoeira de emergência simples e com chaves.

Ficar atento às novidades do mercado é muito importante para o profissional do Mundo da Elétrica! Saiba que ao oferecer componentes que podem aumentar a eficiência do trabalho, Você pode se tornar um diferencial na sua área, fazendo com que consiga mais clientes.

Então se quiser aprender mais sobre o assunto, vamos deixar abaixo um vídeo que mostra mais detalhes da área de comandos elétricos, vale a pena assistir para aumentar ainda mais a sua capacitação na área.

Você monta comandos elétricos? Conhece alguém que trabalha com isso? Nos ajude na divulgação deste incrível conteúdo, compartilhando em suas redes sociais. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com o maior prazer!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)