Motor elétrico para portão basculante, como instalar?

Escrito na categoria "Comandos elétricos" por Henrique Mattede.

Os portões basculantes hoje em dia oferecem uma grande economia de espaço e um estilo bem legal, fazendo ele ser muito instalado. Você já instalou ou vai instalar um portão basculante? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te ajudar com o tutorial de como fazer a instalação do conjunto do motor elétrico do portão eletrônico basculante. Então, vamos lá pessoal!

Como Instalar Portão Eletrônico Basculante?

O primeiro passo para a instalação de um portão eletrônico basculante é efetivamente fixar o conjunto do motor!

Fixação do Conjunto do Motor

O motor vem fixado à um sistema de barra com rosca, que proporciona o movimento de subida e descida quando o motor é girado.

Para a fixação do conjunto, é importante ter bastante conhecimento da mecânica do portão basculante, principalmente quanto ao seu ponto de giro! A fixação do conjunto que instalamos foi feita por um mecânico serralheiro.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Conjunto do Motor de um Portão Eletrônico Basculante!

Devido às características do nosso portão, a instalação do conjunto do motor que era para ter sido feita no lado direito do portão, teve que ser trocada para a esquerda.

O ponto de giro do motor e a distância do ponto de instalação impossibilitou que o motor fosse instalado do lado direito, e isso só pôde ser constatado com testes mecânicos, que foram feitos com o motor já no lugar.

Com o motor já fixado, a parte mecânica do serralheiro foi finalizada, faltando fazer a instalação elétrica, que é o foco deste artigo.

A caixa com a placa eletrônica pode ser fixada diretamente no conjunto do motor, ou então pode ser instalada fora do conjunto. No nosso caso, como o motor foi colocado junto à coluna do portão e não havia espaço para a caixa, nós precisamos instalar a caixa separada do conjunto do motor.

Instalação dos Componentes

Próximo ao local onde vai ficar instalada a placa eletrônica que controla o motor deve haver um ponto de energia, que deve ser protegido por um disjuntor de 10A. A tensão do ponto de energia deve ser a mesma da placa e do motor, 127V ou 220V.

Nesta instalação, nós recomendamos usar canaletas para comportar e proteger os cabos, tanto do motor quanto do fim de curso. No caso da caixa ficar separada do motor, é necessário fazer uma emenda dos cabos do motor para levá-los até a placa eletrônica.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Instalando canaletas e fazendo emendas nos fios do motor.

Caso você não saiba, o motor tem 3 cabos, sendo um comum e dois que indicam o sentido de rotação do motor.

Antes da colocação dos fins de curso, é importante passar 2 parafusos nas canaletas laterais da barra roscada, um parafuso em cada canaleta. Estes parafusos já vêm no kit do equipamento, junto de uma pequena chapa de proteção.

O próximo passo é a fixação dos fins de curso na proteção da barra roscada, que são colocados na canaleta lateral da barra.

São 2 fins de curso: um é para indicar o portão aberto, ficando na parte de cima da barra roscada, e o outro é para indicar o portão fechado, ficando na parte debaixo da barra roscada.

O fim de curso é acionado quando um ímã, que se encontra na peça presa ao portão, se aproxima. No momento de regular a posição do fim de curso, é importante analisar quando o ímã se encontrará com o fim de curso! Nós fizemos umas marcações com lápis para marcar a posição correta do fim de curso.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Posição correta do Fim de Curso!

Como a instalação da placa foi separada do motor, os cabos do fim de curso também precisaram de uma emenda para chegarem à placa eletrônica. Em seguida, os cabos do fim de curso foram passados pela canaleta para terem acesso à placa do motor.

Depois, foram colocadas as tampas da canaleta e a tampa que foi feita para a proteção do motor.

O próximo passo é fixar os parafusos que passamos pela canaleta da barra roscada! Eles devem ser fixados próximo ao fim de curso, usando as chapas e as porcas. Estas chapas são usadas para manter o conjunto firme e a posição dos fins de curso corretas.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Fixação dos parafusos e chapas.

Ligação da Placa Eletrônica

Depois de concluir a parte estrutural do equipamento, partimos para a ligação dos cabos na placa. Essa ligação foi muito simples, pois foi apenas seguir a sequência descrita no manual!

Desde já alertamos que antes de iniciar o processo de instalação do portão, é importante ler o manual da placa do motor, visto que a variação dos modelos faz com que cada tipo de motor tenha locais diferentes para que os cabos sejam ligados.

Porém, a maioria segue o mesmo princípio:

No portão que instalamos, os três cabos do motor foram ligados nos bornes U, V e W da placa. O cabo comum do motor foi no borne U, o cabo do sentido de rotação para subir o portão foi no borne V e o cabo do sentido de rotação para descer o portão foi no borne W.

Os cabos dos fins de curso devem ser ligados nos bornes FA (fim de curso aberto), CM (o comum dos fins de curso) e o FF (fim de curso fechado). Se atente para que um cabo do fim de curso aberto e um do fechado sejam ligados juntos no CA da placa.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Ligação dos fios na Placa Eletrônica!

Os fins de curso não têm polaridade, então qualquer um dos dois cabos do fim de curso pode ser ligado na posição correta da placa. Não existe positivo ou negativo no fim de curso!

O capacitor deve ser instalado junto à caixa da placa, pois na placa já existe um borne correto para a ligação do capacitor. Assim como os fins de curso, o capacitor não tem polaridade, e para ligá-lo existem dois bornes CAP. Ou seja, os dois cabos dele podem ser ligados em qualquer ordem nos bornes indicados.

Os dois últimos cabos a serem ligados são os cabos de alimentação da placa. A placa também identifica os bornes de alimentação, que são F para fase e N para neutro. Por se tratar de corrente alternada na alimentação, a inversão destes bornes não vai atrapalhar o funcionamento da placa. Veja como deve ficar a ligação completa.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Ligação da Placa Eletrônica Finalizada!

Configuração da Placa Eletrônica

Depois de finalizar a ligação de todos os cabos, fizemos a configuração da placa! Você deve observar que quando a placa é alimentada, o LED ST vai piscar, indicando que a placa ligou.

A placa possui 3 LEDs:

O LED FF deve estar aceso quando o portão estiver fechado e o LED FA, quando o portão estiver aberto. Caso isso não aconteça, é sinal de que os fins de curso não estão instalados corretamente ou estão fora da posição correta!

Para iniciar a programação do controle e regular a posição correta do fim de curso, é indispensável que o portão esteja na metade do curso, ou seja, meio aberto. Isso é importante para evitar quaisquer problemas com o curso do motor, seja abrindo ou fechando.

Para programar o controle é bem simples, basta apertar o botão aprender na placa e esperar o LED ST piscar. Neste momento, você deve apertar o botão do controle e quando o LED do controle piscar, o controle já estará configurado! Quando apertar novamente o botão do controle, você deverá ver o perfeito funcionamento do portão.

Aprenda a instalar o conjunto do motor de um portão basculante!

Configuração da Placa Eletrônica!

Depois de finalizar a configuração completa, a tampa da caixa da placa deve ser bem fixada, para proteger o equipamento de qualquer risco de infiltração de água em caso de chuva, finalizando assim a instalação do portão elétrico basculante!

Lembrando que a leitura do manual é muito importante, porque além das funções que já citamos, existem também outras configurações como por exemplo, freio, embreagem, parada suave etc. Todas elas devem ser configuradas de acordo com o modelo da placa instalada, além das características estruturais do modelo do portão e da estrutura em que ele for instalado.

Como mencionamos anteriormente, o motor possui três fios, que devem ser identificados para a correta conexão. E para você aprender a identificar os 3 fios de um motor monofásico, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica. Assista também os outros vídeos do nosso canal e não se esqueça de deixar o like!

Você gostou de aprender como instalar esse conjunto? Então compartilhe este artigo para os seus amigos aprenderem também! Se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários e te responderemos.

Não perca tempo e continue navegando no site do Mundo da Elétrica para aprender mais ainda!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário