A canaleta é uma mão na roda para fazer instalações elétricas expostas. Porém, todo profissional do Mundo da Elétrica que já instalou canaleta de PVC no teto, certamente já passou raiva.

Primeiro para alinhar e fixar a canaleta de PVC no teto, porque sempre fica caindo e se não tiver alguém para ajudar aí que a raiva é ainda maior. Outro dificultador é manter os cabos dentro da canaleta enquanto você tenta colocar a tampa. Neste artigo o Mundo da Elétrica apresenta um modelo de canaleta de PVC que irá facilitar a vida do eletricista, pois oferece muita praticidade na instalação. Vamos lá!

Canaleta

As canaletas são como os eletrodutos de sobrepor, que são responsáveis por proteger os cabos contra danos externos e armazenar condutores elétricos isolados, porém as canaletas diferentes dos eletrodutos de sobrepor são esteticamente mais bonitas e realizam acabamento para cabos que por algum motivo têm que ficar expostos. As canaletas normalmente são feitas em PVC e de varia cores, podendo ter canaletas com acoplamento de tomadas, interruptores, tomadas de RJ45 e etc.

Existem dois tipos de canaletas, às lisa e de recorte. A canaleta lisa é usada quando é necessário realizar acabamento em cabos expostos de aparelhos domésticos, puxar a cabos para colocar um ponto de tomada e interruptor, ou para instalar um ventilador de teto e etc.

As canaletas recorte têm duas variações, recorte aberto e fechado e ambas são mais utilizadas em painéis de controle, comando, automação industrial, painéis telefônicos, cabeamento em poços de elevadores, casas de máquinas, entre outras.

Canaleta com fita dupla face

Fazer a instalação de canaletas sozinho é sempre um desafio para o eletricista e é comum passar raiva ao ter que instalar canaleta no teto. Como o mercado não para de produzir novas invenções, temos esse modelo de canaleta que resolve estes problemas, sendo muito mais rápida de instalar que os outros modelos de canaletas.

O primeiro diferencial é que esse modelo de canaleta vem com uma fita dupla face em toda sua estrutura traseira. A principais vantagens das fitas dupla é facilidade de aplicação, por terem adesividade nas duas faces, que são protegidas por papel liner de poliéster siliconado.

A dupla face facilitar a instalação de canaletas.

Canaletas, com fita dupla face.

A fita dupla face ajuda demais a posicionar a canaleta no teto, inclusive se for necessário furar o teto para uma melhor fixação da canaleta. Dependendo do tipo de superfície nem é necessário furar.

O segundo diferencial são os retentores de silicone, que são usados para manter os cabos dentro da canaleta, o que acaba facilitando demais na hora de colocar a tampa.

Manter os cabos dentro da canaleta, o que acaba facilitando demais na hora de colocar a tampa.

Caneletas com retentor de silicone para cabos.

Se a instalação for no teto os retentores vão fazer muita diferença segurando os cabos. Este modelo de canaleta possui o formato quadrado e arredondado. Além de possuir acessórios para a instalação onde é necessário curvas ou derivações. Também podendo ser usadas com diversas linhas de interruptores e tomadas.

Uma dica valiosa para instalação de canaleta nas paredes é o uso de um nível para garantir que a canaleta vai sempre estar reta e nivelada. Abaixo temos vídeo do Mundo da Elétrica explicando como usar nível para fixação de canaletas.

Gostou da ideia de não passar raiva instalando canaleta no teto? Aqui no site e canal do Mundo da Elétrica temos varia soluções, que pode facilitar sua vida.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)