Dicas de como organizar cabos!

São inúmeros os equipamentos eletrônicos que temos nos dias de hoje e quase todos vêm acompanhados de cabos e fios. E pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou várias dicas para ajuda você a organizar cabos. Então, vamos lá pessoal!

A primeira dica que vai te ajudar é identificar os cabos, uma vez que muitos deles podem não ter utilidade e apenas ocupam espaço.

Depois de separá-los e descartar aqueles sem serventia, a segunda dica é colocar etiquetas, pois isso ajuda muito na hora de colocá-los ou tirá-los da tomada!

Outra dica e uma das melhores soluções para organizar os cabos é utilizar organizadores de cabos, pois assim você armazena, evita que os fios fiquem amontoados e protege os cabos contra danos externos. Existem vários modelos de organizadores e o Mundo da Elétrica separou vários para você!

Organizador de cabos espiral

A utilização do organizador de cabos espiral é muito fácil e rápida! O organizador de fios espirais é usado para agrupar os cabos de equipamentos em locais onde os fios ficam expostos.

O modo de utilização do organizador espiral é muito simples, basta pegar a ponta da espiral e envolver os cabos, em seguida ir enroscando a espiral no cabo. Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de organizador de cabos espiral.

Arrumadores de cabos.

Organizador de cabos espiral.

Eletrodutos de sobrepor

Diferente dos eletrodutos de embutir que acomodam os cabos por dentro das paredes de uma instalação, os eletrodutos de sobrepor ficam instalados por fora das paredes. Isso facilita a sua utilização, uma vez que ele pode ser instalado e retirado a qualquer momento sem precisar quebrar paredes!

O eletroduto de sobrepor é um arrumador de cabos e oferece também proteção mecânica contra as intempéries, que são condições desfavoráveis que os fios podem sofrer quando estão expostos.

Para organizar os cabos com eletroduto de sobrepor não tem mistério! Basta escolher uma superfície para fixar as abraçadeiras, que geralmente vem com os eletrodutos, e realizar a fixação dela.

Logo após, é necessário abrir a trava das abraçadeiras, encaixar o eletroduto na parte de dentro delas e em seguida fechar a trava.

Canaletas

As canaletas são parecidas com os eletrodutos de sobrepor, porém, esteticamente mais bonitas, uma vez que podem ter várias cores, acoplamentos de tomadas, interruptores e tomadas RJ45.

Existem dois tipos de canaletas, as lisas e as de recorte. A canaleta lisa é usada quando é necessário realizar acabamento em cabos expostos e a canaleta recorte é mais utilizada em painéis de controle, comando e automação industrial.

A canaleta é composta por duas partes: uma é utilizada para esconder os fios e a outra é utilizada para fixar na superfície desejável. Além do mais, alguns modelos a parte a ser fixada tem fita dupla face para facilitar a instalação.

Veja na imagem abaixo um modelo de canaleta.

Arrumadores de cabos.

Organizador de cabos – canaleta.

Fixadores de fios

O fixador de fios é um organizador de fios e cabos, que pode ser usado de qualquer forma! Ele é composto por uma parte responsável por prender os fios e a outra pela fixação, facilitando a organização.

Os fixadores possuem o tamanho reduzido, por isso, podem ser utilizados em locais menores, além de poderem ser usados também de diversas formas! Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de fixador de fio.

Arrumadores de cabos.

Modelo de fixador de fios.

Abraçadeiras de nylon

As abraçadeiras de nylon têm a função de manter os cabos juntos, deixando-os à vista. Para isso, basta unir os cabos que deseja organizar e fixá-los com várias abraçadeiras de nylon.

É importante mencionar que é necessário cortar todas as abraçadeiras, faça isso sempre que for adicionar ou substituir algum componente eletrônico e refazer toda a organização. Na imagem abaixo, é possível ver as abraçadeiras de nylon.

Arrumadores de cabos.

Organizador de fios- abraçadeiras de nylon.

Cestos e caixas de armazenamento

Outra dica é utilizar cestas e caixas para guardar os fios e cabos. Esse método não precisa de nenhuma instalação, e por isso é o mais simples!

Em uma mesa de escritório, por exemplo, pode-se instalar armações presas ao tampo da mesa para armazenar os cabos ou utilizar um organizador de cabos para mesa.

Depois dessas dicas ficou fácil organizar e escolher o melhor arrumador de cabos, não é mesmo? Recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica para aprender mais sobre cabos elétricos!

Gostou desse artigo? Nos siga também nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos da área da elétrica! Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário