Você sabia que controlar a partida de um motor elétrico aumenta a vida útil do motor? No artigo de hoje do Mundo da Elétrica vamos falar da chave centrífuga. Entenda o que é a chave centrífuga, para que serve a chave centrífuga no acionamento de motores e como esta chave de partida funciona ajudando a gastar menos energia elétrica, além de diminuir as paradas por problemas no motor. Então, vamos lá pessoal!

Nós fizemos uma pergunta no Instagram do Mundo da Elétrica sobre quem já viu essa chave, e 75% dos eletricistas não conheciam a chave centrífuga. A gente também perguntou sobre a função da chave centrífuga, onde as opções eram:

A – Ligar o conjunto de capacitores durante a partida.

B – Desligar o enrolamento auxiliar após a partida.

C – Contrabalancear o eixo do motor.

D – Ligar o enrolamento principal do motor.

Tirando a opção C, todas as outras foram muitos votadas. Então, bora conhecer qual é a resposta correta!

Chave Centrífuga, como funciona?

Pergunta no Instagram sobre a Chave Centrífuga!

Chave Centrífuga: Como é feita?

Esta é uma chave centrífuga para motor monofásico que tem duas partes, uma mecânica e uma elétrica.

A parte mecânica possui dois contrapesos fixados por duas molas, além de duas peças plásticas que se movimentam. Também tem um furo na parte central, que é onde passa o rotor do motor. Já a parte elétrica é simplesmente um contato normalmente fechado.

Chave Centrífuga, como funciona?

Chave Centrífuga: Constituição!

Chave Centrífuga: Qual é a função e como funciona?

Este dispositivo é facilmente encontrado em motores monofásicos com partida através de enrolamento secundário. Esse tipo de motor tem dois enrolamentos, ou seja, dois conjuntos de bobinas. O primário é o enrolamento principal, e o secundário é o enrolamento de arranque, que a gente também chama de enrolamento auxiliar.

O motor trabalha com dois estágios. No primeiro os dois enrolamentos estão ligados, o principal e o auxiliar. A função do enrolamento auxiliar é fazer com que o motor saia da inércia, para ele começar a se mover. É como se fosse a primeira marcha de um carro, por exemplo, que mesmo sendo a mais forte, não dá muita velocidade.

Quando o motor atinge uma velocidade maior do que 80% da sua velocidade final, ele não precisa mais deste enrolamento auxiliar. É aí que entra a chave centrífuga, porque ela desliga o enrolamento auxiliar!

Essa chave está presente em muitas casas, nos motores como o da máquina de lavar roupa por exemplo. Na própria máquina existe o efeito centrífugo para retirar a água da roupa, girando o tambor muito rápido.

Isso faz com que todas as roupas fiquem nas bordas do tambor. A mesma coisa acontece com os contrapesos que estão na chave centrífuga! Quando o rotor gira, a força centrípeta manda esses pesos para fora. Isso separa os contatos de um pequeno interruptor, fazendo aquele contato que era normalmente fechado se abrir e desligar o enrolamento secundário!

Esse contato fica ligado ao enrolamento de partida, ou seja, o enrolamento de partida é desligado quando a chave se abre. Portanto, é a partir deste momento que só o enrolamento principal fica ligado.

Chave Centrífuga: Principais Falhas

Um problema muito comum em motores monofásicos é justamente no contato da chave centrífuga.

Quando desativamos a chave centrífuga e ligamos o motor, ele emite um barulho alto e não gira, indicando que ele está travado sem dar partida.

É possível inclusive dar a partida deste motor forçando um giro no eixo. Dá para fazer a partida usando uma corda para ficar mais seguro, e após isso o motor vai começar a funcionar normalmente.

Chave Centrífuga, como funciona?

Ligando o Motor com uma Corda!

Mas infelizmente nem tudo são flores! A chave centrífuga as vezes dá problema também, sendo que os mais comuns são:

Abrindo o motor dá para ver facilmente qual desses problemas é o caso que está ocorrendo. A presença de zinabre também pode atrapalhar, por isso é bom fazer a limpeza do contato de vez em quando.

Resposta da Enquete

Então, voltando para a nossa pergunta do início do vídeo, podemos ver que a alternativa certa é a letra B.

Chave Centrífuga, como funciona?

Resposta Correta no Instagram!

Gostou de aprender sobre a chave centrífuga? Que tal aprender mais sobre motores elétricos? É só assistir o vídeo aqui embaixo do Mundo da Elétrica e aproveitar esse conhecimento gratuito! Deixe o like e se inscreva também.

Ficou alguma dúvida? Não tenha vergonha e deixe aqui nos comentários que vamos te responder! Compartilhe este artigo com os seus amigos e continue acessando o site do Mundo da Elétrica para aprender mais. E se quiser ver conteúdos exclusivos, é só nos seguir nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)