Chave de Partida Eletrônica: Como Instalar?

Escrito na categoria "Comandos elétricos" por Henrique Mattede.

Ainda existem alguns eletricistas que têm dificuldade para fazer a ligação de um motor, principalmente para configurar os componentes que protegem esse motor. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica criou este conteúdo com algumas dicas incríveis para que você consiga ligar e configurar a proteção do motor de uma forma bem simples, apenas usando o componente certo. Então, vamos lá pessoal!

É normal surgir dificuldade no momento de realizar este tipo de serviço. Porém, em muitos casos isso acontece porque o eletricista não tem o conhecimento sobre as ferramentas ou os componentes adequados.

Chave de partida eletrônica: Características

Quando se fala em chave de partida eletrônica, é comum as pessoas já imaginarem que é algo mais complexo e difícil de ser usado, mas fique tranquilo! Por mais tecnológica que pareça ser, ela é muito simples e têm apenas três componentes que são:

Para quem não sabe, o TC é um transformador de corrente, que é usado para medir a corrente que passa pelos cabos. Neste caso, ele serve para medir a corrente entre o contator e o motor elétrico.

Características e funcionamento da chave de partida eletrônica.

O que é chave de partida eletrônica?

Chave de partida eletrônica: Benefícios

O tempo de instalação que se economiza com essa chave de partida é enorme! Para realizar uma montagem de comandos elétricos para partida de motor sem esta chave, o eletricista vai gastar algumas horas a mais.

Além da fácil instalação e economia de tempo, ela também oferece a possibilidade de uma rápida configuração para os diversos tipos de motores, geralmente é mais compacta e não precisa de se preocupar com dimensionamento de todos os componentes internos, pois já estão dimensionados para um determinada faixa de motores

Chave de partida eletrônica: Instalação

A chave de partida possui um comando que já vem praticamente ligado, sendo necessário apenas dois passos para ligar o motor nessa chave de partida.

O primeiro passo é conectar os cabos de alimentação nos bornes de carga que estão na entrada do contator. Em seguida, basta você conectar os cabos do motor nos bornes de carga que estão na saída do contator, passando eles pelo TC. Feito isso, a ligação está finalizada!

Como instalar chave de partida eletrônica?

Instalação do motor na chave de partida eletrônica.

Chave de partida eletrônica: Configuração

A configuração da chave de partida eletrônica também é muito simples, pois ela é feita toda no painel! Na verdade, é necessário configurar apenas a corrente de sobrecarga e no exemplo que usamos, a chave tem um ajuste que vai de 0 até 9 ampéres, assim como mostra a imagem abaixo. Isso possibilita a utilização em motores de 0,25 até 2Hp de potência.

Como instalar chave de partida eletrônica?

Chave de partida eletrônica com ajuste de 0A até 9A.

Já nesta outra imagem, temos uma chave de partida que possui um ajuste entre 0 e 12 ampéres, que permite ser usada em motores de até 3 HP de potência. Porém, existem fabricantes que têm chave de partida para motores de até 30HP de potência, ou seja, com ajustes que podem alcançar até 100 ampéres.

Características e funcionamento da chave de partida eletrônica.

Chave de partida eletrônica com ajuste de 0A até 12A.

Vale a pena destacar que além de proteger contra sobrecarga, esta chave também tem proteção contra curto-circuito e falta de fase! Muito legal, não é mesmo? Pois componentes deste tipo facilitam e agilizam muito o trabalho do profissional.

Chave de partida eletrônica: Aplicações

As chaves eletrônicas podem ser usadas pelo eletricista para fazer diversas ligações de motores como por exemplo:

Para você ter ideia das inúmeras utilizações, fizemos os testes com uma chave de partida, apenas usando o motor que foi retirado de um braço de lixadeira de fita. Portanto, se você tiver interesse em aprender mais sobre a chave de partida eletrônica, estamos deixando este vídeo completo com as explicações e testes!

Se quer receber sempre essas dicas de elétrica, visite o canal Mundo da Elétrica. Também compartilhe este conteúdo com outras pessoas que gostam de aprender mais sobre a chave de partida eletrônica. Se tiver qualquer dúvida ou curiosidade, basta deixar nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário