Como tirar um parafuso espanado?

Parafusos espanados costumam ser um dos problemas mais incômodos em obras e reformas, por isso, é importante saber como removê-los. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber para aprender como tirar parafuso espanado. Então, vamos lá pessoal!

Em geral, os motivos que fazem um parafuso espanar são remoções constantes ou aplicações incorretas. Isso faz com que a sua cabeça se deforme, dificultando a utilização da chave de fenda ou da chave phillips.

O parafuso nessa condição pode comprometer a manutenção e a troca, trazendo muito estresse para o operador!

Além dos parafusos convencionais, o parafuso sextavado também corre o risco de espanar, mas fique tranquilo porque o Mundo da Elétrica já ensinou como retirar parafuso sextavado espanado!

Como tirar parafuso espanado?

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de parafuso espanado.

Descubra o que fazer com parafuso espanado.

Como tirar parafuso espanado?

Existem vários métodos que você poderá utilizar na hora de tirar parafuso espanado e o Mundo da Elétrica separou as principais!

Elástico

Antes de passarmos para métodos mais elaborados, a primeira coisa que você deve tentar é utilizar um elástico e uma chave de fenda.

Basta colocar o elástico sobre o parafuso espanado, e então inserir a ponta da chave de fenda por cima do elástico, dentro do parafuso. Depois disso, basta começar a girar devagar.

O elástico ajudará para que a chave de fenda possa preencher o espaço do parafuso que está espanado e para que a chave tenha mais aderência.

Assim você conseguirá retirá-lo sem grandes problemas!

Se a ferramenta estiver escorregando, pare de usá-la imediatamente. A insistência só vai continuar desgastando a cabeça do parafuso e tornar a remoção mais difícil.

Veja se você está girando o parafuso para o sentido certo, que é normalmente o sentido anti-horário. Pressionar com firmeza enquanto você desaparafusa ajudará a prevenir os escorregões.

Caso não tenha um elástico, você pode utilizar:

Alicates de pressão

Como, em geral, as extremidades de parafusos espanados já estão desgastadas, um alicate comum deslizará sobre elas. O ideal é utilizar um alicate de pressão para aplicar a pressão necessária!

Furadeira

Você também poderá utilizar uma furadeira para te ajudar a remover um parafuso espanado.

A ideia aqui é utilizar a furadeira para fazer um furinho pequeno no parafuso que está espanado, de modo que você consiga introduzir sua chave de fenda mais profundamente e ter uma maior aderência na hora de girá-la.

Caso vá utilizar a furadeira, certifique-se apenas de que a broca utilizada é específica para metais. Tome cuidado também para não perfurar demais o parafuso, pois a sua cabeça poderá acabar quebrando, e é bem mais difícil retirar um parafuso quebrado do que espanado!

Arco de serra

Se os frisos estiverem desgastados, você pode tentar reconstruí-los. Se for possível, utilize um arco de serra ou um mini arco de serra e faça um corte na cabeça do parafuso de modo que você consiga encaixar a chave de fenda e girar sem grandes dificuldades.

Para isso basta seguir os seguintes passos:

É essencial salientar que essa técnica pode causar acidentes e, por isso, deve ser realizada com cuidado por uma pessoa responsável!

Para ver na prática como tirar um parafuso espanado, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Nos siga nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube para acessar conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica!

Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e ficaremos felizes em te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário