Furadeira de impacto, como furar concreto!

Para furar uma parede ou furar concreto é necessário usar uma furadeira de impacto ou o modo martelete da furadeira. A grande maioria das furadeiras tem a função martelete ou impacto que pode até parecer bobeira para alguns, mas tem muita gente que não sabe disso. O Mundo da Elétrica mostra como furar uma parede e utilizar uma furadeira com modo martelete ou impacto de forma correta.

A furadeira elétrica é uma ferramenta fundamental para o eletricista, podendo ser utilizada para realizar furos em diversos materiais como por exemplo, metal, madeira, concreto e etc. Porém não adianta muito ter uma ótima ferramenta e não saber utilizá-la. O principal para ter o melhor rendimento da potência da furadeira é ter um bom kit de brocas para diversos materiais, e saber utilizar as funções da furadeira na situação adequada.

Ferramenta eletricista utilizada para realizar furos em diversos materiais.

Furadeira elétrica e kit de brocas.

Furadeira – função martelete ou impacto

No mercado existem vários modelos de furadeiras com diferentes funções como por exemplo, martelete, reversão, LED e etc. Mas uma das funções principais é o modo martelete ou impacto usado para furar paredes ou concreto, geralmente as furadeiras têm esse modo. Quando ativamos a função martelete na furadeira, além de fazer a broca girar na parede também vai “martelar” e por isso o nome martelete.

Para habilitar a função impacto da furadeira é muito simples, nas furadeiras que tem essa função de martelete existe um botão ou chave, que na posição com um desenho de uma broca é o modo usado apenas para furar, e na posição com um desenho de um martelo é justamente a função martelete.

Trocamos a chave de posição e ativamos a função martelete, o mandril se movimenta.

Botão para selecionar função martele.

Quando a furadeira está na função broca, o mandril que é a parte onde colocamos a broca não se move para frente e para trás. Porém, quando trocamos a chave de posição e ativamos a função martelete, o mandril se movimenta também para frente e para trás.

Como furar a parede com função martelete

Na prática na hora de furar uma parede temos que usar uma broca de videa. Primeiro colamos a broca no mandril em seguida apertamos o mandril com a chave para mandril. Depois de escolher onde vai ser feito o furo, faça uma marcação de referência com uma caneta.

Aperta o mandril com a chave para mandril.

Broca de videa para fura parede.

Uma dica importante é que quando for iniciar o furo você deve selecionar a função apenas para furo, isso vai ajudar a iniciar o furo no lugar certo. Depois você deve desligar a furadeira esperar o mandril parar de girar, trocar para a função martelete e continuar o furo da parede. Ao iniciar o furo na função martelete, o impulso na broca pode fazer com que saia do lugar desejado e acabe fazendo a furação fora do lugar marcado.

Ao iniciar o furo na função martele, o impulso na broca pode fazer saia do lugar.

Inicie o furo com função apenas para furo da furadeira.

Um ponto interessante é que dá para perceber a diferença entre as funções da furadeira até mesmo pelo barulho. Como muita gente não conhece a importância da função martelete para fazer furos na parede e concreto, isso pode se tornar prejuízo caro no futuro. Então na hora de comprar a furadeira, observe bem as especificações de cada modelo, e não compre pensando apenas no menor preço. Outra ótima ferramenta elétrica para um bom profissional ter é a micro retífica. No vídeo abaixo do Mundo da Elétrica mostramos todas funções de uma micro retífica.

Nunca é demais saber sobre as funções da furadeira, aqui no site do Mundo da Elétrica tem vários artigos falando sobre furadeira e outras ferramentas, sempre visamos deixar o leitor informado. Qualquer dúvida deixe nos comentários que iremos responder, aproveite e fale nos comentários qual a furadeira que você usa e o que mais gosta nela!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário