Os disjuntores são dispositivos essenciais para uma instalação elétrica! Mas mesmo realizando uma função tão importante, muitas pessoas sofrem com disjuntores desarmando constantemente, sem nem saber o motivo de tal acontecimento.

Você sabe quais são as causas que fazem um disjuntor desarmar? É sobre isso que o Mundo da Elétrica vai falar no artigo de hoje. Vamos te explicar o que é um disjuntor e vamos citar os três principais motivos que causam o desarmamento do disjuntor. Então, vamos lá pessoal!

O que fazer quando o disjuntor desarmar?

Uma das perguntas que as pessoas mais fazem para o Mundo da Elétrica é o que fazer quando o disjuntor começa a desarmar? O mais interessante nessas perguntas é que a história é sempre parecida!

Geralmente quando recebemos essas dúvidas, a história contada é a seguinte: “eu estava tomando banho e o disjuntor desarmou”. Ou então: “sempre que eu ligo o chuveiro o disjuntor desarma depois de um tempo. O que devo fazer?”

A resposta que damos nestes casos é quase sempre a mesma! Você precisa contratar um eletricista para analisar a necessidade de trocar o disjuntor do circuito do chuveiro.

Uma questão muito importante que você precisa saber é que o disjuntor desarmando é indicação de algum problema na instalação. Portanto, somente um eletricista vai saber resolver esse problema!

Disjuntor: O que é?

Antes de saber quais são os motivos para que o disjuntor desarme, é necessário conhecer esse componente e saber a sua função.

Conheça as causas do desarmamento do disjuntor!

Saiba o que é disjuntor, onde é usado e quais são os motivos do desarme desse dispositivo de proteção!

O disjuntor é definido como um dispositivo eletromecânico de proteção. Ele tem como principal função proteger toda a instalação ou circuito elétrico que está conectada após ele, e essa função é cumprida através do desarmamento do disjuntor, que acontece quando ele aciona.

O disjuntor é imensamente usado em Quadros de Distribuição de Circuitos (QDCs) residenciais, comerciais e industriais, além de servir como componente dos padrões de entrada de energia elétrica.

Disjuntor: Causas do acionamento

Para que que você entenda da melhor forma, o disjuntor desarma basicamente em três situações:

  • Curto-circuito
  • Sobrecarga no circuito
  • Superaquecimento do circuito

No exemplo do desarme no banho que citamos anteriormente, o chuveiro tem a potência elétrica muito alta e demanda uma corrente maior do que a que disjuntor foi projetado para aguentar, fazendo com que ele desarme.

Para esta situação, a solução não é apenas trocar o disjuntor, mesmo sendo o que muita gente ainda faz! A solução eficaz depende de uma análise dos cabos do circuito, para detectar se eles suportam o aumento deste novo disjuntor, além de analisar se o disjuntor geral da instalação também suporta.

É muito importante contratar um eletricista capacitado que tenha o conhecimento necessário e saiba como analisar os circuitos ou o aumento de carga, porque essa é a única forma de resolver o problema corretamente.

Se o “eletricista” não for bom, a solução que ele vai oferecer pode ser péssima igual a que foi feita na imagem abaixo, onde o falso profissional realizou o travamento do disjuntor com um pedaço de arame!

Conheça as causas do desarmamento do disjuntor!

Gambiarra elétrica que “trava” o disjuntor!

Você achou essa gambiarra ruim? Então veja esse vídeo abaixo do Mundo da Elétrica com o TOP 5 gambiarras elétricas que você nunca deve fazer! É surpreendente o que algumas pessoas conseguem fazer mesmo sabendo que está errado. Assista também outros vídeos do nosso canal para aprender mais, e sempre deixe o gostei!

E aí, você conhecia esses motivos? Compartilhe este artigo dizendo se já sabia ou não! Se tiver ficado com alguma dúvida não se preocupe, é só deixar aqui nos comentários e te responderemos com prazer.

E se quiser aprender ainda mais sobre a vasta área da eletricidade, é só continuar acompanhando o site e as redes sociais do Mundo da Elétrica!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)