Como resolver o problema do disjuntor desarmando?
Os disjuntores são dispositivos essenciais para uma instalação elétrica! Mas mesmo realizando uma função tão importante, muitas pessoas sofrem com disjuntores desarmando constantemente, sem nem saber o motivo de tal acontecimento.
Você sabe quais são as causas que fazem um disjuntor desarmar? É sobre isso que o Mundo da Elétrica vai falar no artigo de hoje. Vamos te explicar o que é um disjuntor e vamos citar os três principais motivos que causam o desarmamento do disjuntor. Então, vamos lá pessoal!
O que fazer quando o disjuntor desarmar?
Uma das perguntas que as pessoas mais fazem para o Mundo da Elétrica é o que fazer quando o disjuntor começa a desarmar? O mais interessante nessas perguntas é que a história é sempre parecida!
Leia também
Geralmente quando recebemos essas dúvidas, a história contada é a seguinte: “eu estava tomando banho e o disjuntor desarmou”. Ou então: “sempre que eu ligo o chuveiro o disjuntor desarma depois de um tempo. O que devo fazer?”
A resposta que damos nestes casos é quase sempre a mesma! Você precisa contratar um eletricista para analisar a necessidade de trocar o disjuntor do circuito do chuveiro.
Uma questão muito importante que você precisa saber é que o disjuntor desarmando é indicação de algum problema na instalação. Portanto, somente um eletricista vai saber resolver esse problema!
Disjuntor: O que é?
Antes de saber quais são os motivos para que o disjuntor desarme, é necessário conhecer esse componente e saber a sua função.
O disjuntor é definido como um dispositivo eletromecânico de proteção. Ele tem como principal função proteger toda a instalação ou circuito elétrico que está conectada após ele, e essa função é cumprida através do desarmamento do disjuntor, que acontece quando ele aciona.
O disjuntor é imensamente usado em Quadros de Distribuição de Circuitos (QDCs) residenciais, comerciais e industriais, além de servir como componente dos padrões de entrada de energia elétrica.
Disjuntor: Causas do acionamento
Para que que você entenda da melhor forma, o disjuntor desarma basicamente em três situações:
- Curto-circuito
- Sobrecarga no circuito
- Superaquecimento do circuito
No exemplo do desarme no banho que citamos anteriormente, o chuveiro tem a potência elétrica muito alta e demanda uma corrente maior do que a que disjuntor foi projetado para aguentar, fazendo com que ele desarme.
Para esta situação, a solução não é apenas trocar o disjuntor, mesmo sendo o que muita gente ainda faz! A solução eficaz depende de uma análise dos cabos do circuito, para detectar se eles suportam o aumento deste novo disjuntor, além de analisar se o disjuntor geral da instalação também suporta.
É muito importante contratar um eletricista capacitado que tenha o conhecimento necessário e saiba como analisar os circuitos ou o aumento de carga, porque essa é a única forma de resolver o problema corretamente.
Se o “eletricista” não for bom, a solução que ele vai oferecer pode ser péssima igual a que foi feita na imagem abaixo, onde o falso profissional realizou o travamento do disjuntor com um pedaço de arame!
Você achou essa gambiarra ruim? Então veja esse vídeo abaixo do Mundo da Elétrica com o TOP 5 gambiarras elétricas que você nunca deve fazer! É surpreendente o que algumas pessoas conseguem fazer mesmo sabendo que está errado. Assista também outros vídeos do nosso canal para aprender mais, e sempre deixe o gostei!
E aí, você conhecia esses motivos? Compartilhe este artigo dizendo se já sabia ou não! Se tiver ficado com alguma dúvida não se preocupe, é só deixar aqui nos comentários e te responderemos com prazer.
E se quiser aprender ainda mais sobre a vasta área da eletricidade, é só continuar acompanhando o site e as redes sociais do Mundo da Elétrica!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Travar o disjuntor, o que acontece?
Disjuntor, como escolher usando um alicate amperímetro?
Corrente de Curto-Circuito! O que é? Como Calcular?
DPS – Disjuntor de proteção, como escolher!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.