Você sabe usar a serra tico tico? Muitas pessoas utilizam essa ferramenta, mas nem todas sabem usá-la corretamente e acabam a estragando. Para que isso não aconteça com você, neste artigo o Mundo da Elétrica vai te ensinar como utilizar a serra tico tico para fazer vários tipos de cortes. Então, vamos lá pessoal!

Serra Tico Tico: O que é?

A Serra tico tico é uma ferramenta de corte útil em várias atividades, e para manter a vida útil tanto da ferramenta quanto das lâminas, é preciso saber cortar corretamente! Nós recebemos muitas dúvidas com relação ao corte correto com a serra tico tico, e por isso ensinaremos a cortar corretamente.

Aqui no site e no nosso canal já falamos muito sobre serra tico tico, temos artigos e vídeos completos! Você vai encontrar dicas sobre as lâminas da serra tico tico, os detalhes e as vantagens de usar a serra tico tico. Continue acessando os nossos conteúdos porque com certeza vai valer a pena.

Serra Tico Tico: Proteção ao usar

Sempre que utilizar alguma ferramenta, é importante usar os equipamentos de segurança adequados para o trabalho. No caso dos trabalhos realizados com a serra tico tico, você deve usar óculos e protetor auricular. Além disso, como os o cortes de madeira geram muito pó, também é recomendado usar máscara de proteção contra pó.

Como cortar com Serra Tico Tico?

A segurança antes de usar máquinas de corte é prioridade!

Serra Tico Tico: Dicas de como usar

Ao fazer qualquer tipo de corte é importante manter a serra tico tico bem estável, evitando que ela seja inclinada lateralmente, porque este movimento pode quebrar a lâmina da serra.

Para os cortes de precisão, é importante que a peça que será cortada esteja bem presa! Por isso, é recomendado usar sargentos, grampos, alicates de pressão ou outras ferramentas manuais para prender a peça.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Ferramentas manuais para prender objetos!

Sempre que for cortar com a serra tico tico, a área abaixo do local do corte deve estar livre para a lâmina poder passar pela peça.

No caso de usar algum suporte para levantar a peça que vai ser cortada, a altura desse suporte deve sempre ser maior que o espaço que a lâmina percorre. Caso contrário, a lâmina vai bater na superfície de baixo e jogar a máquina para cima, dando um tranco que pode acertar o rosto do usuário.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Certifique que haja espaço para a lâmina da serra tico tico não bater em nada!

Serra Tico Tico: Tipos de Cortes

Como dito no início do artigo, nós vamos te ensinar como fazer vários cortes com a serra tico tico. Então leia atentamente as dicas para cada tipo de corte!

Corte Reto

O primeiro corte será um corte reto! Caso não tenha nenhum tipo de guia, é preciso fazer uma marcação para servir de referência. Usando um esquadro fizemos um traço na peça e assim conseguimos fazer um corte reto, mesmo sem acessórios servindo de guia.

Certifique-se que a peça está bem presa na bancada e no momento que for cortar, é necessário apoiar a serra tico tico com as duas mãos.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Corte Reto sem guia com Serra Tico Tico!

Para realizar cortes retos, o ideal é contar com o auxílio de uma guia, e para ajudar com isso nós vamos mostrar dois exemplos de como guiar a serra tico tico no corte.

O primeiro é usar uma guia própria para a máquina, que no caso de algumas serras já vem no kit da ferramenta. Para usar esta guia é bem simples, você deve colocá-la na tico tico e regular qual a distância entre a guia e o ponto do corte. Em seguida você deve fixar bem a guia e iniciar o corte.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Guia para serra tico tico que já vem junto com a máquina!

A segunda opção para quem não tem a guia própria da máquina é improvisar usando uma régua de madeira presa na superfície a ser cortada. Para isso utilize grampos para prender a régua no local do corte.

A régua guia vai servir como apoio para a lateral da serra tico tico. No momento do corte, a serra tico tico vai deslizar encostada nesta régua guia, facilitando o corte.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Guia com Régua de Madeira para fazer corte Reto!

Corte Interno Retangular

Os próximos exemplos que vamos mostrar são de cortes internos. Isso mesmo, também podemos utilizar a serra tico tico para fazer cortes internos em uma peça! Este corte interno pode ser feito em formatos retos como por exemplo, um retângulo, mas também pode ser feito em formatos redondos.

Para fazer o corte interno retangular, é preciso fazer uma marcação da área a ser cortada. Utilizando um esquadro combinado, desenhe um retângulo na peça de madeira. O próximo passo é proteger a superfície da peça usando fitas, para que a base da máquina não arranha a peça.

Em seguida, você deve usar uma furadeira com uma broca que tenha o diâmetro maior que a largura da lâmina da serra tico tico. Afinal, ela precisa ser introduzida na parte interna da peça para realizar o corte. Os locais de furação devem ser próximos à diagonal da peça.

Depois da furação, basta introduzir a lâmina e iniciar o corte. O último passo é fazer o acabamento! Veja todo esse processo na imagem abaixo.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Corte Interno Retangular com Serra Tico Tico!

Corte Interno Redondo

Para realizar o corte redondo, desenhe um círculo na peça utilizando um compasso, e nesse ponto vamos te dar uma ótima dica! Sempre use um pedaço de fita crepe para dar firmeza ao ponto de referência do compasso. Caso contrário ele pode ficar deslizando, principalmente no caso das superfícies lisas!

Assim como no corte anterior, devemos fazer a proteção com as fitas para proteger a superfície de arranhões. Para todos os cortes internos é necessário o auxílio da furadeira, e assim como no furo retangular, deve-se usar a broca com diâmetro maior que a lâmina.

No caso dos cortes redondos, deve ser feita apenas uma furação que deve estar o mais próximo possível da borda. Um outro detalhe importante é que para realizar cortes circulares, é muito indicado usar uma lâmina mais estreita, porque as lâminas mais largas podem quebrar, além de dificultar muito o corte.

Com a lâmina correta, basta introduzi-la no furo e realizar o corte. Depois é só caprichar no acabamento quando terminar o corte grosso. Veja os destalhes deste processo na imagem abaixo!

Como cortar com Serra Tico Tico?

Corte Interno Redondo com Serra Tico Tico!

Corte Externo com Curvas

Este tipo de corte pode ser feito à mão livre com a serra tico tico, mas devem ser usadas as lâminas mais estreitas. Neste tipo de corte você deve usar a regulagem de corte orbital, que impulsiona a serra para frente e para trás facilitando o corte.

Em algumas serras tico tico podem existir muitos níveis orbitais, nesses casos é importante lembrar que quanto mais forte o controle orbital, pior será o acabamento da peça cortada. Como o corte curvo ou em zigue-zague é feito sem guia, é fundamental manter as duas mãos firmes na ferramenta.

Como cortar com Serra Tico Tico?

Corte Externo com Curvas feito na Serra Tico Tito

Essas são as principais dicas que nós do Mundo da Elétrica podemos passar para usar uma serra tico tico corretamente! Caso você queira saber mais sobre esta serra, veja o vídeo abaixo do nosso canal sobre as lâminas da serra tico tico, vale muito a pena aprender um pouco mais.

Ajude-nos na divulgação deste artigo, deixe o like no vídeo e se inscreva no nosso canal! Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, vamos responder com prazer.

Não perca a oportunidade de aprender algo novo, acesse nossos artigos e adquira conhecimento sobre o incrível Mundo da Elétrica!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)